Pages

domingo, setembro 02, 2012

A história da frequência 93,5 FM em Caxias do Sul

A rádio Caxias 930 promete para breve o retorno na frequência 93.5 FM, com a retransmissão da programação da AM. O jornalista Juliano Flores, diretor do documentário "NO AR - O Rádio e a Televisão em Caxias do Sul", recentemente postou no meu blog Papo de Gringo, um comentário sobre as histórias das concessões nas frquências moduladas 93,5 e 102,7.

A concessão da 93,5 FM para Caxias do Sul, entrou no ar em 1957 com o link da Rádio Independência até o transmissor AM que era em Flores da Cunha. Inicialmente tinha outra frequência, e uma curiosidade equipamento de transmissão FM era o nº00002 da Philips sendo uma das primeiras FMs do Brasil.

A programação era a da Rádio Independência de Caxias do Sul em AM e FM. Na época praticamente nem havia receptores FM. No Final da década de 70 houve as separação das programações de AM e FM assim nasceu a Independência FM em 93,5.

Em 1980 a emissora FM foi vendida para Rede Pampa de Porto Alegre transformando-se em Pampa FM 93,5 Caxias. Em 1987 foi comprada por Paulo Triches transformando-se em Studio 93 FM dando origem ao STC.

EM 2000 o STC arrendou para Ulbra passando a ser a POP ROCK Serra, ainda naquela década a emissora denominou-se Caxias FM, 93 FM , Band FM e Aleluia FM. Agora seguirá seu destino natural e bastante aguardado pelos ouvintes, ampliando e qualificando o sinal de cobertura da Rádio Caxias AM.

RÁDIO HISTÓRIA
Studio FM - Caxias do Sul

STUDIO93 - VINHETAS

GUTO AGOSTINI NA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DO ACIDENTE DO AYRTON SENNA - 1994

CORRIDA F1 NA MADRUGADA DA STUDIO93 FM

COPA DO MANÉ NA STUDIO93 FM

Confira a entrevista de Flores em 2011, no Jornal do Almoço da RBS TV Caxias do Sul, sobre o documentário "NO AR - O Rádio e a Televisão em Caxias do Sul". O documentário conta a história de sete décadas de mídia eletrônica na principal cidade da Serra Gaúcha, como define a descrição do vídeo no youtube.


*Áudios cedidos por Cléber Boldrin

Nenhum comentário:

Postar um comentário