Pages

1 de setembro de 2012

Copos com curvas fazem as pessoas beberem mais e muito rápido

A descoberta veio do Reino Unido. Preocupados com a juventude beberrona de lá, um grupo de psicólogos da Universidade de Bristol decidiu investigar como o formato do copo influencia na hora da bebedeira. Eles reuniram 160 jovens universitários, saudáveis e sem indícios de alcoolismo, para participar de um teste com direito a cerveja e refrigerante. Divididos em oito grupos, alguns ganharam 177 mL ou 354 mL de uma das bebidas, servidas em copos retos ou com curvas.

Os copos eram assim:
Foto: flickr.com/specialagent

Enquanto assistiam a um filme, os participantes bebiam cerveja ou refrigerante – e os pesquisadores avaliavam quanto tempo cada um levava para finalizar o caneco. No fim das contas, eles perceberam que, entre aqueles que beberam cerveja num copo de 354 mL, quem tinha o copo reto levava 5 minutos a mais para tomar toda a bebida (8 minutos x 13 minutos). Mas não houve nenhuma diferença quando o copo de cerveja, curvo ou reto, tinha só 177 mL.

Segundo os pesquisadores, o ponto médio em um vidro curvo é ambíguo. Ou seja, as pessoas não sabem se já beberam ou não metade da cerveja que estava no copo. “Quem bebe cerveja socialmente tende naturalmente a se observar, e eles sabem se estão bebendo muito rápido pela velocidade com que chegam ao meio do copo”, diz Angela Attwood, líder da pesquisa. Aí como perdem a referência, acabam bebendo bem mais rápido. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário