Pages

terça-feira, outubro 02, 2012

ZYH 5-7 Super Rádio São Francisco Caxias do Sul - 45 anos no ar - 1ª PARTE

Jornal de Caxias - 1977

Com a identificação ZYH 5-7 Super Rádio São Francisco Caxias do Sul, o blog abre uma série especial sobre os 45 anos da São Francisco, emissora líder da RedeSul de Rádio, a quarta maior rede do estado. O aniversário da São Chico vai ser comemorado nesta quinta-feira, 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

Atualmente na segmentação de Jornalismo, Entretenimento e Serviço, a rádio passou nestes 45 anos por muitas transformações e a confirmação da credibilidade. A série especial vai abordar a história, as notícias na imprensa, arquivos e ainda no final do ano, um documentário acadêmico e comemorativo sobre a trajetória de uma das emissoras mais respeitadas do Rio Grande do Sul.

Jornal Correio Riograndense - 1977
De acordo com o portal da São Francisco, em 17 de dezembro de 1965, o município de Caxias do Sul e região ganhavam mais um canal de radiodifusão, pela iniciativa e idealismo de um grupo de frades capuchinhos, com a finalidade de servir às comunidades regionais dentro do espírito de informar, formar e recrear com os verdadeiros valores humanos e cristãos.

Dois anos depois da outorgada da concessão pelo governo, entrava no ar em caráter oficial em 25 de março de 1967, a Rádio São Francisco AM, sendo a torre de transmissão instalada em 1966 no bairro Sta Catarina. Em 5 de fevereiro de 1973, por determinação de seus sócios-cotistas, recebeu nova razão social: Fundação Cultural Riograndense, permanecendo a denominação Rádio São Francisco.

Jornal Pioneiro - 1977
Em junho de 1976, a Fundação Cultural Riograndense recebia mais uma concessão: um canal "classe A "de freqüência modulada, FM. As torres de transmissão tanto da AM como da FM, que iniciava, foram então instaladas em novo local, Travessão Victor Emanuel, para operar a partir de 1977. Com a inauguração da FM em 1977, convencionou-se o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como a data de aniversário das emissoras.

Em 1999, com a implantação da Rede Maisnova, o aniversário da FM passou o dia do seu lançamento: 10 de março. E também em março de 1999 foi criado a RedeSul de Rádio. A RedeSul atualmente com 12 emissoras afiliadas tem a programação gerada 24 horas via satélite e também via internet, além de fornecer o conteúdo através de aplicativos para celulares, smartphones, tablets e também pelas redes sociais.

Na segunda parte do ZYH 5-7 Super Rádio São Francisco Caxias do Sul - 45 anos no ar, confira mais histórias sobre a emissora, áudios da década de 70, e ainda o jornalismo e o esporte.





Os áudios postados nesta série especial foram cedidos por Cléber Boldrin e também meu aquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário