Pages

segunda-feira, maio 28, 2012

Jornalismo de circo é uma palhaçada com a notícia

A informação pode ser passado de um jeito formal e informal, sem perder o foco, com CREDIBILIDADE. A mesma notícia pode ser interpretada por vários ângulos. O novo jornalismo (não o todo) de algumas emissoras como Record e SBT é repugnante

É importante a implantação de um jornalismo mais despojado, sem aquele ar seco robótico, entretanto, ALGUMAS (portanto, não todas) emissoras para popularizam a forma que passam a informação, estão tornando o jornalismo em um circo, um palco de brincadeira, que a notícia ficou em segundo plano, se é que ela vai existir.

É ridículo você tentar assistir alguns programas teoricamente de jornalismo, que ao colocar um balde debaixo da televisão, ou do próprio rádio sai "sangue". Depois disto, agora o "sangue" vem 'apimentado' com penas de galo e nariz de palhaço.

Sim, presados leitores do Papo de Gringo. Na Record de manhã cedo tem o programa Balanço Geral (horário local de São Paulo), que uma das atrações diárias é um galo. Qualquer notícia dada, é o galo LITERALMENTE interagindo, talvez até ele tenha mais audiência que o próprio apresentador, isto é muito chato. E no concorrente, na edição paulista do Jornal do SBT-Manhã, o telejornal teve a presença dos dois palhaços Patati e Patatá, ao lado do Rogério Forcolen. O que querem com isto? fora os ataques no ar de quem tem mais audiência.

O jornalismo popular querem transformar em circo. O palco armado das atrações são as próprias redações, que já foi levada mais a sério quando tinha credibilidade e deveriam ter 100%. Está complicado de tentar assistir um telejornal, que você queira informação, afinal eles servem pra isso, ou não mais? Agora é tudo entretenimento?

E se formos analisar outros programas que eram para ser jornalísticos, a decepção vai ser maior ainda. Não questiono o excesso de informalidade, mas os novos rumos e falta de qualidade dos mesmos.

Desenho 'Cavaleiros do Zodíaco' completa 26 anos e renova com videogame em português

São 26 anos desde que uma garota de longos cabelos lilases precisou ser salva de poderosos vilões pela primeira vez. Mas isso não impediu que ela fosse, de novo, capturada. E de novo, de novo, de novo... O constante apuro de Saori em nada diminuiu a força do anime (desenho animado japonês) e do mangá (história em quadrinho nipônica) Cavaleiros do Zodíaco.

A estrutura das histórias se manteve a mesma desde quando passavam nas tardes na extinta TV Manchete, época em que mais fizeram sucesso por aqui: a mistura de mitologia grega, lutas sangrentas e raios capazes de destruir pedras. Mas a idade não atrapalhou. O cavaleiro de Pégasus Seiya e sua turma continuam com toda força.

Os cavaleiros tiveram seu cosmos reanimado no ano passado, com o lançamento do jogo para Playstation 3 Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário no Japão, nos 25 anos desde que as histórias de Masami Kurumada chegaram à TV japonesa. Os anos passaram, mas a franquia ainda se mostra poderosa.

Em junho, o game chega aqui – o Brasil será o primeiro país da América Latina a receber o jogo – numa parceria entre a japonesa Bandai com a Sony e a Zap Games, legendado em português. Um mimo para o mercado brasileiro, ainda fã da série. "É difícil fazer um jogo de um anime com tantos fãs e atender a todos", contou o produtor japonês do game, Ryo Mito.

O analista Eduardo Vilarinho, de 30 anos, líder do fã-clube que reúne 115 mil membros ativos no site www.cavzodiaco.com.br, foi o responsável pela tradução de mais de 500 termos e nomes para o português no game, de acordo com a série clássica de 1994 da Manchete. "Foi naquela época que eu comecei a ver. Era uma febre. A diferença é que eu nunca parei", diz Vilarinho. Será por sua causa que os fãs verão o famoso "meteoro de Pégasus" no jogo.

Fãs como Vilarinho cresceram com a série. "Conheço muita gente que, como eu, continuou fã. Passou a infância, a adolescência, e segue fã agora na vida adulta. Eu, por exemplo, me tornei colecionador". Entre os itens, Vilarinho tem bonecos em miniatura, pôsteres, revistas, livros. São mil objetos no total, que ocupam todo um quarto de seu apartamento na Barra Funda. "Minha mulher fica louca, mas nós nos conhecemos por causa dos Cavaleiros do Zodíaco, então não tem problema", diz.

Ainda no Japão, um novo desenho vem sendo exibido desde abril, sob a chancela Cavaleiros do Zodíaco Ômega. O enredo se passa alguns anos depois da saga clássica, com Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, quinteto que literalmente dava suas vidas para proteger Saori, a tal garota de cabelos lilases, encarnação de Atena, deusa da mitologia grega. "Estão tentando rejuvenescer a franquia", diz outro fã, Walter Neto, de 29 anos. "Mas esse novo desenho tem se mostrado mais infantil que o outro", avisa ele, que assiste aos episódios pela internet.

A ideia é renovar sempre. Quem avisa é Edi Carlos Rodrigues, diretor de marketing da JBC Editora, geradora de conteúdo do universo oriental, responsável por lançar no País três mangás da série. "Existe todo um planejamento envolvido", explica ele. Na saga clássica lançada por eles, por exemplo, Seiya e seus amigos enfrentam os 12 Cavaleiros de Ouro, soldados superpoderosos que representam os 12 signos do zodíaco.

A mesma trama do roteiro do game que vem aí. "Acreditamos que, depois de sete anos, o mangá pode ser relançado, porque há uma nova geração chegando", diz Rodrigues. E uma nova molecada descobrirá o que marmanjos de 30 e tantos anos esperam desde 1994. Fonte

SBT pode fazer reality show sobre futebol

De acordo com o colunista do Uol, Flávio Ricco, o SBT vai produzir um reality show sobre futebol, restando acertar poucos detalhes para a realização do programa.

O formato da atração é da Endemol (a mesma do Big Brother), que ficou encarregada de tomar as providências necessárias, inclusive de ordem comercial, para a realização do programa.

O reality em questão é o “Next Star Futebol”, que visa descobrir e dar oportunidades para jovens talentos da bola em todo o país. Um ex-jogador está sendo procurado para apresentar o programa.

O interessante da notícia é que Globo e Record brigavam pelo direito da atração.

Vitória tricolor simples com cara de goleada

Foto: Lucas Uebel


O Grêmio derrotou o Palmeiras neste domingo, 27, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Brasileirão, pelo placar magro de 1 a 0.

O gol da vitória tricolor foi marcado de cabeça pelo André Lima ao 27' da segundo tempo, após uma cobrança de falta do Fernando. A vitória de Luxemburgo sobre o Felipão, foi mais pelos erros, que pela qualidade do futebol da partida.

Um resultado simples que se tornou grande pela rivalidade presente na década de 90 entre o tricolor gaúcho e o alviverde paulista. De um lado Luxemburgo (hoje no Grêmio), e de outro Felipão (agora no Palmeiras). As duas equipes voltam a se enfrentar em junho pelas semifinais da Copa do Brasil.

O Grêmio retorna a campo na quarta-feira, 06, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, diante do Atlético, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 19h30min.

domingo, maio 27, 2012

Pesquisadores apontam que o cérebro multitarefas e eficiente é um mito

Você costuma trabalhar, ouvir música, conversar com amigos pela internet, postar coisas no Twitter e acompanhar as novidades no Facebook, tudo ao mesmo tempo?

Se a resposta for sim, a ciência tem uma notícia ruim para você. A ideia de que somos plenamente capazes de fazer várias coisas ao tempo, hoje mais difundida do que nunca graças à dependência às redes sociais que nós, pessoas de bem, desenvolvemos, é MITO.

“Uma década de pesquisas mostra que o dom das multitarefas – a capacidade de fazer várias coisas simultaneamente, com eficiência e bem-feitas – é um mito. O cérebro não foi projetado para atentar para duas ou três coisas simultâneas. Ele é configurado para reagir a uma coisa de cada vez”, dizem os pesquisadores Stephen Macknik e Sandra Blakeslee no livro “Truques da Mente – O que a mágica revela sobre o nosso cérebro”.

Você pode argumentar que seu caso é diferente porque você faz isso há anos e dá certo. Não é que seu cérebro seja incapaz de executar várias coisas ao mesmo tempo, mas ele não consegue fazer com eficiência.

Tanto é que no Brasil, por exemplo, dirigir falando ao celular sem o uso de viva-voz é considerado infração de gravidade média e está sujeito a multa pelo Código Nacional de Trânsito. Segundo pesquisas, quem fala ao telefone enquanto dirige, mesmo que usando acessórios que liberam as mãos, está tão incapacitado quanto uma pessoa bêbada.

Isso porque, quando presta atenção à conversa telefônica, o cérebro meio que “diminui o volume” das áreas visuais. O mesmo ocorre quando estamos checando o e-mail ou jogando videogame, alguém começa a falar e você, sem ouvir uma palavra, só fica lá concordando com tudo.

O livro cita Clifford Nass, professor de Comunicação da Universidade Stanford, que diz que os adeptos crônicos da multitarefa “são tarados pela irrelevância”, porque “tudo os distrai”. Sem muito autocontrole, eles são incapazes de ignorar estímulos, mas, por outro lado, também não conseguem se lembrar delas tão bem quanto os mais focados.

Por que isso acontece? Outro colega de Macknik e Blakeslee, chamado Russ Poldrack, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mostrou que quando estamos distraídos usamos o “corpo estriado”, uma região do cérebro envolvida na aprendizagem de novas habilidades.

Quando estamos concentrados, outra região é que entra em jogo: o hipocampo, relacionado à armazenagem e recuperação das informações. Por isso é que muitas vezes, depois de ler mil coisas ao mesmo tempo na internet, acabamos fazendo a triste constatação de que, embora tudo parecesse novo e interessante, não guardamos quase nada na memória.

“Quando nos esforçamos a exercer uma multiplicidade de tarefas, talvez estejamos contribuindo para que percamos eficiência a longo prazo, ainda que às vezes pareçamos estar sendo mais eficientes”, disse Poldrack.

Fica a lição do livro para nós: “Quando uma lista de tarefas tem páginas de comprimento, você pode sentir a tentação de fazer duas ou mais coisas de cada vez (…). O provável é que não execute nenhuma das duas tarefas. Para ter um desempenho melhor, faça uma coisa de cada vez.” Fonte

Empate com dor de cabeça para a torcida colorada

Foto: Alexandre Lops


O Internacional conseguiu um resultado importante na noite deste sábado, 26, ao empatar com o Flamengo pelo placar de 3 a 3, pela segunda rodada do Brasileirão. A partida foi realizada no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.

A zaga colorada não estava bem, e com os inúmeros desfalques o Inter até conseguiu um empate milagroso. O Flamengo em menos de 20 minutos de partida, já tinha um marcador amplo. Aírton aos 7' e Ronaldinho Gaúcho aos 16' abriram a porteira do colorado. O Internacional conseguiu descontar aos 32'.

No começo do segundo tempo, aos 3' Vagner Love fez o terceiro gol do mengão. A equipe colorada conseguiu reagir com Fabrício aos 21' e empatar com Dátolo aos 25'. O grandes erros do time colorado quase resultaram em um resultado desastroso, o que não ocorreu pela ruindade do Flamengo.

Uma pequena pausa no Brasileirão, o Internacional volta a campo diante do São Paulo, na quarta-feira, 06, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, a partir das 21h50min.

sexta-feira, maio 25, 2012

Brasil de Pelotas é punido pela arrogância em insistir no erro

A notícia desta quinta-feira que a toda poderosa FIFA suspendeu os times Brasil de Pelotas-RS e o Treze-PB, de todas as competições nacionais e internacionais não pegou ninguém de surpresa.

Os clubes sabiam que ao entrar na Justiça Comum, eles sofreriam represálias futuramente. O time xavante de Pelotas vai pagar por um preço de insistir no erro. No ano passado o lateral-direito Cláudio foi escalado de forma irregularmente na rodada inicial do Brasileiro-Série C, e não tem como questionar os fatos.

O Brasil de Pelotas foi punido com a perda de pontos, e por consequência não conseguiu permanecer na terceira divisão do futebol nacional. O clube tenta desde então na justiça continuar na Série C. É um direito do clube brigar na justiça?

Sim! Porém ele sabia os riscos que corria, e agora com toda a sua arrogância, vai pagar pelos problemas causados, em paralisar o Brasileiro - Série C e D, prejudicar os clubes, e por fim, pela própria incompetência de ter escalado um atleta IRREGULAR.

quinta-feira, maio 24, 2012

EXCLUSIVO: Rádio Cidade despenca na audiência e demite comunicadores para conter despesas

A rádio Cidade 92.1 FM do Grupo RBS demitiu recentemente dois locutores para conter gastos, conforme informações exclusivas obtidas pelo blog Papo de Gringo. Os comunicadores demitidos da emissora FM de maior audiência da RBS foram André Araújo e Juliana Vieira.

André Araújo trabalhava na Cidade FM há 22 anos. Ele permanece no Grupo RBS na apresentação do programa 'Domingão Farroupilha', da rádio Farroupilha 680 AM. Juliana Viera apresentava diariamente o 'Pegação', atração que tinha estreado em julho do ano passado, no lançamento da nova programação da emissora (informação AQUI). A rádio também tirou do ar alguns programetes.

A rádio Cidade que já foi líder de audiência em Porto Alegre, há dois anos consecutivos estava na vice-colocação. A emissora na última pesquisa do Ibope (notícia AQUI) está a sete pontos da primeira colocada (104 FM, do Grupo Pampa) e a um ponto da Eldorado (96.7, também do Grupo Pampa).

A crise parece estar forte na emissora da RBS, mesmo estando na terceira colocação. No ano passado o blog Papo de Gringo publicou uma informação exclusiva (leia AQUI), que circulava nos rádios corredores sobre a Cidade ser substituída pela Farroupilha.

A rádio Farroupilha é a líder de audiência com quase 50% dos ouvintes do AM da capital gaúcha. Um comentário nas rede sociais pode até ser encaixado nestas informações da rádio Cidade: "Onde há fumaça, há fogo".

quarta-feira, maio 23, 2012

Namorados vão gastar R$ 130 com presentes, revela pesquisa da Fecomércio-RS

Com o dia 12 de junho se aproximando, casais de namorados de todo o Rio Grande do Sul começam a procura pelo presente ideal. E a Pesquisa Estadual de Dia dos Namorados, realizada pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), aponta que os gaúchos gastarão, em média, R$ 130,61.

Conforme os entrevistados, os homens deverão efetivar um gasto médio de R$ 158,24, enquanto as mulheres gastarão R$ 105,57. A pesquisa está sendo divulgada nesta quarta-feira (23) e ouviu mais de 380 pessoas moradoras das cinco principais cidades das Macrorregiões do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a estimativa da Federação é de que as vendas aumentem 8,5% a 9,5% em 2012, quando comparado ao ano anterior. Para ele, a melhora nas vendas se explicaria pelo bom momento do mercado de trabalho, que vem registrando taxas de desocupação historicamente reduzidas, e, consequente expansão da renda. As taxas de juros, em patamar inferior a junho de 2011, também favorecem as compras a prazo.

E na hora de ir às lojas, os tipos de presente mais frequentes serão vestuário (40,1%), perfumes e cosméticos (19,3%), calçados (11,2%) e flores (5,7%). Dentre os locais de compra, o mais citado foram lojas do centro das cidades (62,8%). Os presentes serão pagos, em sua maioria, à vista (85,9%) e, daqueles que pretendem parcelar os gastos, 56,6% pensam em pagar em 2 a 3 vezes.

A pesquisa ouviu os namorados para saber que tipo de comemoração eles gostariam de realizar na data. Do total de entrevistados, 62,5% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração. Destes, 49,2% devem ir a bares e restaurantes; 26,6% vão organizar um almoço ou jantar em casa; 10,4% irão ao teatro ou ao cinema; 7,1% indicaram um motel; 2,9% apontaram viagens; e 0,4% escolheram boate ou danceteria para a comemoração.

Pesquisa completa aqui

Com informações da Fecomércio

STJD suspende início do Brasileiro - Séries C e D

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, determinou no fim da tarde desta quarta-feira a suspensão das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. A decisão é em caráter liminar e tem o objetivo de esperar que as medidas judiciais em aberto sejam resolvidas, para evitar que as competições sejam colocadas em risco.

Santo André, Treze-PB, Rio Branco-AC, Brasil de Pelotas e Araguaína brigam por vagas na Série C, e alguma decisão tomada após o início da competição acarretaria em prejuízos para os campeonatos. A ação que culminou na suspensão da competição foi movida pelo ABC Paulista, mas Approbato destacou que a suspensão tem o objetivo de resguardar toda a competição e todos os envolvidos na disputa.

Uma decisão da 1ª Vara Cível de Campina Grande, por exemplo, ordena também em caráter liminar que o Rio Branco-AC seja excluído da Série C e em seu lugar entre o Treze-PB.

Approbato, inclusive, disse que os clubes que entraram com ações na Justiça comum (entre eles o Treze) têm chances de sofrer sanções da Fifa, podendo até mesmo ser desfiliados da entidade e ficarem impedidos de participar de competições oficiais. As duas competições estavam programadas para começar neste próximo fim de semana.

A CBF acatou a decisão do STJD e publicou o ofício 096.12, suspendendo as duas competições. Fonte

domingo, maio 20, 2012

Grêmio erra penalidade e perde na estreia do Brasileirão

O Vasco venceu do Grêmio por 2 a 1 na noite deste domingo, 20, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

A equipe vascaína começou na frente do marcador aos 22' da etapa inicial com Fellipe Bastos, pouco tempo depois, o time tricolor gaúcho empatou com Fernando aos 25'.

No segundo tempo, o Vasco voltou a ficar na frente do placar com Alecsandro aos 24'. O Grêmio aos 35' errou uma penaldidade com Marcelo Moreno, que bateu mal e o goleiro Fernando Prass espalmou.

O time tricolor volta a campo no próximo domingo, 27, diante do Palmeiras, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada da divisão de elite do futebol brasileiro.

Morre o cantor Robin Gibb do Bee Gees

Foto: Regi Varghese/Reuters

O músico Robin Gibb, do Bee Gees, morreu neste domingo, aos 62 anos, após uma longa batalha contra um câncer de cólon.

Robin Hugh Gibb nasceu no dia 22 de dezembro de 1949. Formou com seus irmãos Maurice (gêmeo de Robin) e Barry na Austrália, no final dos anos 50, o Bee Gees --um dos grupos mais populares dos anos 70 e 80.

O auge do trio, que revolucionou a música disco, foi o álbum da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" (1977), com temas como "Stayin" Alive" e "Night Fever".

Os Bee Gees começaram a tocar juntos em 1955. No início da carreira, participavam de shows de talentos cantando músicas dos Everly Brothers e algumas canções compostas por Barry. O trio assinou com a gravadora Australia's Festival Records em 1962 e lançou, nos cinco anos seguintes, uma dúzia de singles e dois álbuns.

Colin Petersen e Vince Melouney se juntaram à banda entre 1966 e 1967 e saíram em 1969. Naquele ano, Robin tentou seguir uma carreira solo e emplacou a música "Saved by the Bell" em segundo lugar nas paradas britânicas. Nesse período, Barry e Maurice continuaram como um dueto e lançaram singles solo paralelamente. Em 1970, o trio se reuniu.

O grupo foi convidado por Robert Stigwood, que havia produzido os filme "Jesus Cristo Superstar" e "Tommy", para compor quatro ou cinco canções para a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", com John Travolta. O trio gravou, então, três hits: "Stayin' Alive", "Night Fever" e "How Deep Is Your Love".

Em 1988, o irmão mais novo dos três, Andy Gibb, morreu do coração aos 30 anos, e a banda se aposentou por um tempo, se reunindo em 1989.

Em 1997, os Bee Gees foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame e continuaram trabalhando e fazendo turnês ocasionais até 2003, quando Maurice Gibb morreu devido a uma parada cardíaca enquanto recebia tratamento por um problema no intestino. Fonte

Inter estreia com vitória no Brasileirão 2012

Foto: Jefferson Bernardes

A equipe colorada do Internacional iniciou a disputa do Campeonato Brasileiro com vitória pelo placar de 2 a 0, diante do Coritiba, na tarde deste domingo, 20, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Os gols do Inter foram marcados no primeiro tempo, de muito bom rendimento do time colorado. O sempre artilheiro Leandro Damião abriu o placar no início do jogo aos 9'. Dagoberto fechou o marcador aos 37'.

Na segunda rodada do Brasileirão, o Internacional enfrenta o Flamengo, no sábado, 26, a partir das 18h30min, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.

Ex-jogador Bebeto é processado pelo patrocinador da Copa 2014 e da seleção brasileira

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no Radar on-line, da Veja, o ex-jogador da seleção canarinho, Bebeto, que recém foi nomeado integrante do Comitê Organizador Local da Copa, arrumou confusão com um dos maiores patrocinadores da seleção brasileira e da própria Copa 2014.

O banco Itaú abriu um processo este ano na Justiça do Rio de Janeiro para cobrar um financiamento não pago por uma empresa de Bebeto.

Filhote de cachorro resgatado em coma alcoólico é adotado em Curitiba


Soldado Fernando J. Moreira e o cãozinho Whisky, salvo por ele após ser embriagado em praça de Curitiba
Foto: João Carlos Frigério/Divulgação


Um filhote foi resgatado pela Polícia Militar em Curitiba quando estava à beira de um coma alcoólico, provocado por dois homens, que fugiram ao ver os policiais se aproximando.

O caso aconteceu na quarta-feira (16), em uma praça do bairro Novo Mundo.

Durante um patrulhamento, os soldados Moreira e Renê se depararam com os dois homens e perceberam que eles estavam dando bebida ao cachorro. Ao avistarem os policiais, os homens fugiram. O cãozinho, de apenas três meses, foi encontrado cambaleando e com os bigodes sujos de batida.

O policiais o levaram para uma clínica veterinária, onde ele foi diagnosticado com princípio de coma alcoólico. O cãozinho recebeu três doses de glicose, que os policiais pagaram do próprio bolso.

Com o cachorrinho fora de risco, os policiais se mobilizaram para que ele fosse adotado. Enviaram fotos para o fotógrafo João Carlos Frigério, que trabalha para a PM, e ele divulgou a história nas redes sociais.

Uma amiga do fotógrafo acabou adotou o cãozinho, que foi batizado com o nome de Whisky. Fonte

sábado, maio 19, 2012

TV Record da Igreja Universal vai fechar ano no prejuízo de R$ 100 milhões

Edir Macedo, líder da Igreja Universal e principal acionista da TV Record foi informado de que sua emissora fechará o ano de 2012 com um prejuízo estimado em R$ 100 milhões. Trata-se de um prejuízo 66% maior que o do ano passado, quando a emissora fechou com R$ 60 milhões negativos, segundo informação da coluna Radar, de Lauro Jardim ("Veja").

Estima-se que, por ano, a Igreja Universal pague em torno de R$ 480 milhões para a Record, em troca das madrugadas da emissora.

O anúncio de mais um milionário prejuízo em 2012 deve esquentar novamente os ânimos das duas correntes em tensão dentro da Universal.

De um lado, há os bispos que acham que a emissora deve ser um veículo da Igreja, e não o contrário, e que exigem mais espaço para a pregação na grade de programação; do outro lado, a corrente encabeçada por Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico, que defende uma programação comercial laica, a manutenção da "guerra" contra a Globo e a permanência da programação da Igreja Universal nas madrugadas.

Boa parte dos gastos deste ano se devem à cobertura das Olimpíadas de Londres, às quais a Record já havia desembolsado US$ 60 milhões para ter exclusividade, e agora terá de enviar cerca de 300 profissionais para a cobertura.

Além dos gastos e do prejuízo iminente, a Record amarga uma das piores fases em termos de audiência em horário nobre. Atualmente em cartaz, novelas como "Rebelde" e "Máscaras" estão afundando a média de audiência. Em abril, na comparação com abril de 2011, a queda de ibope foi de 12%. Fonte

Alunos de jornalismo da UCS na produção de programas do Rede de Olhares da UCS TV

Os acadêmicos do curso de jornalismo da disciplina Projeto Experimental I - Comunidade Audiovisual, da UCS estão na produção de programas temáticos do Rede de Olhares da UCS TV, que vão ar em quatro edições, neste primeiro semestre.

"Etnias" é o tema do primeiro programa que vai ao ar no dia 29 de maio, a partir das 18h30min. O que é etnias? A atração vai debater e questionar o assunto, além de mostrar as etnias presentes na cidade e região.

O segundo programa produzido pelos alunos de jornalismo, vai questionar a existência do romantismo e do amor nos dias atuais. A atração que vai ao ar no dia dos namorados, 12 de junho, vai fugir dos clichês e debater o relacionamento tradicional e do contemporâneo, com convidados conhecidos do público, entre outras surpresas.

No terceiro programa, o Humor e o Stand up comedy vão para o centro do "circo". Como está a comédia em Caxias do Sul? O tema com muita descontração vai ser exibido, no dia 26 de junho.

A última atração produzida pelos acadêmicos do curso de comunicação, da Universidade de Caxias do Sul, vai ao ar no dia 3 de julho. No programa especial, vai ser sobre os 20 anos do curso de Jornalismo da UCS, e ainda vai debater os rumos e desafios da profissão.

Segundo o professor da disciplina, e também coordenador do curso de Jornalismo da instituição, Álvaro Benevenuto esta vai ser a primeira experiência dos alunos, com uma atração AO VIVO na emissora da Universidade. Inicialmente o combinado com os alunos era para ter a apresentação e produção dos próprios acadêmicos, entretanto, a emissora preferiu que o programa seja conduzido pelos profissionais da UCS TV.

A atração Rede de Olhares da UCS TV é diariamente apresentado ao vivo, a partir das 18h30, com horários alternativos às 22h30 e 11h30. Os programas especiais com a produção dos alunos do curso de Jornalismo da UCS, vão ser exibidos em quatro edições.

29 de maio: Etnias
12 de junho: Dia dos namorados e a discussão do romance
26 de junho: Humor e o Stand up comedy
03 de julho: 20 anos do curso de Jornalismo na UCS

sexta-feira, maio 18, 2012

Mulher pede divórcio após marido não mudar status no Facebook

Paul Sakuma/Associated Press

Uma mulher indiana entrou com o pedido de divórcio após o marido não conseguir mudar o status de relacionamento no Facebook.

De acordo com o jornal "Deccan Chronicle", a moça afirmou à justiça que ela não pode confiar nele depois de sua falha para anunciar o casamento na rede social.

O casamento entre os dois havia sido arranjado dois meses antes.

O marido disse ao tribunal que tinha esquecido de mudar o status e o juiz então pediu que as duas partes passem por seis meses de aconselhamento com um especialista.

"Ele estava disposto a fazer isso na mesma hora ou até mesmo desativar sua conta, no entanto, a mulher não estava interessada em continuar com o casamento e disse que seu marido poderia estar fazendo coisas pelas costas e ela não podia confiar nele", afirmou o advogado do caso.

E esse não é o primeiro caso em que o Facebook é usado como uma das justificativas para o fim do casamento.

Segundo o site britânico "Divorce-Online", cerca de um terço dos divórcios do pais cuja justificativa é tida como "irracional", o Facebook é citado no processo. Fonte

Baixar arquivos da internet pode ser um sinal de depressão

Um estudo da Universidade do Missouri (EUA) analisou os hábitos de internet e a personalidade de 216 voluntários e concluiu: quem usa programas de compartilhamento de arquivos, como o BitTorrent, tem maior probabilidade de sofrer de depressão.

Os deprimidos em potencial também têm o hábito de manter mais abas abertas no navegador e alternar com mais frequência entre tipos diferentes de atividade online (chat, rede social, site de vídeo etc).

Os cientistas não sabem dizer por que isso acontece. Mas a conclusão me pareceu meio contra-intuitiva: afinal, baixar músicas e filmes deveria ser algo que traz alegria, não tristeza. Fonte

Tomar 3 xícaras de café ao dia vive mais

É o que mostra uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pouco mais de 400 mil pessoas. Em 14 anos de estudo, cientistas compararam a taxa de mortalidade de quem bebe café com aqueles que não bebem. Resultado: houve menos mortes entre os participantes que tomavam, pelo menos, 3 xícaras ao dia, do que aqueles que não tomavam café.

Quem bebe menos de 3 xícaras ganha uma vantagem ínfima sobre quem dispensa o café, quase irrelevante. Mas quem toma de 4 a 5 xícaras diariamente tem vantagem sobre todos. É a medida ideal. Homens que bebiam essa quantidade tinham até 12% menos chances de morrer; já as mulheres tinham mais 16% de chances de viver – sempre na comparação com quem não toma nada de café.

Para os mais viciados, que tomam 6 xícaras ou mais ao dia, as chances de morrer diminuem 10% neles e 15% nelas. Quem bebe de 2 a 3 xícaras, pode viver até 10%, se for homem, e 5%, se for mulher.

Apesar da associação positiva entre sobrevivência e consumo de café, os pesquisadores não garantem que o mérito de viver mais seja exclusivamente da bebida. “Não é possível concluir que essa relação entre consumo de café e mortalidade reflete causa e efeito”, diz Neal Freedman, chefe da pesquisa. “Mas podemos especular sobre os benefícios do café na saúde. Este estudo mostrou uma relação inversa entre o consumo da bebida e as mortes”. A pesquisa considerou todos os motivos de óbitos: desde derrames até infecções e diabetes.

Então, vai um cafezinho? Fonte

quinta-feira, maio 17, 2012

104 FM e Farroupilha AM permanecem isolados na nova pesquisa de audiência em Porto Alegre

O blog do Sageba divulgou a mais nova pesquisa de audiência de rádio da grande Porto Alegre, do mês de maio. Confira a pesquisa do Ibope na íntegra:

A FM 104 continua disparada a líder nas pesquisas, e sua co-irmã Eldorado (96.7) mantém a segunda posição na segunda medição consecutiva. A diferença entre Eldorado e Cidade (92.1) continua de um ponto, o que aumenta a disputa entre a Rede Pampa de Comunicação e o Grupo RBS. A distância entre a terceira colocada, Cidade, e a primeira, FM 104, continua de quase sete pontos.

Na rádio Cidade dois comunicadores saíram da equipe e alguns programetes foram extintos da programação. Na FM 104 a novidade fica por conta da programação ao vivo na internet durante A Voz do Brasil.

Destaque nesse mês para o aumento de quase dois pontos na audiência da rádio Gaúcha (93,7), emissora do Grupo RBS, que também teve aumento nos seus números do AM 600 em quase um ponto.

Nas emissoras jovens todas caíram! Assim a Atlântida (94,3) conseguiu abrir mais de meio ponto de distância da sua principal rival, a Jovem Pan 2 (97,5), emissora da Rede Pampa de Comunicação, que possui cinco emissoras entre as dez primeiras colocadas do IBOPE.

Ipanema (94,9), Pop Rock (107,1) e Rádio do Verão (90,3) também apresentaram quedas pequenas em seus números. A última já executa chamadas de expectativa, desde o mês de março, com o nome de Rádio Sports, inclusive no sistema RDS. As emissoras ocupam a 12ª, 13ª e 21ª colocação respectivamente.

Na faixa das emissoras “adultas”, tudo igual… Continental (98,3) e Antena 1 (89,3) seguem com seus índices praticamente iguais, ambas com um pequeno aumento em seus números de ouvintes. Entre elas, outra emissora da Rede Pampa, a Liberdade (95,9), voltada ao público tradicionalista do RS.

A emissora sertaneja do Vale dos Sinos, a Alegria (92,9) continua em 10ª colocada nas pesquisas, seguida pela emissora adulta do Grupo RBS, Itapema (102,3). Falando em Itapema, existe um “boato” de que a emissora deixaria Santa Maria, dando lugar à emissora do mesmo grupo, a rádio GAÚCHA FM, com direito a programação local, mas como disse, isso é apenas uma especulação até o momento.

Como disse no início da matéria, algumas “surpresas” vem aparecendo nas últimas pesquisas, como o aumento de ouvintes em emissoras como a Rede Aleluia (100,5), Aliança FM (106,3) e Sara Brasil (95,5). Guaíba FM (101,3) cresceu pouca coisa, BandNews (99,3) caiu um pouco, Cultura (107,7) também cresce um pouquinho… Princesa (101,9), agora Grenal, mantém seus números e a Rádio do Verão quase some das pesquisas.

No AM os números não mudaram muito… O primeiro lugar segue sendo ocupado pela Farroupilha (680) com quase 50% dos ouvintes do AM, seguida pela emissora do mesmo grupo (RBS), a Gaúcha (600) e na terceira posição a rádio Caiçara (1020) da Rede Pampa, as duas últimas mostrando aumento de quase um ponto cada.

Na quarta colocação aparece a Guaíba (720), emissora do Grupo Record, que teve uma pequena queda nos seus números e vem sendo seguida de perto pela Pampa AM 970 que segue com quase um ponto de distância para a sexta colocada, a BAND 640, do Grupo Bandeirantes. Para fechar o ranking das primeiras do AM, a Esperança (1390) aparece ocupando a sétima posição, com queda de quase um ponto.

Esse é o cenário das emissoras da capital em maio, aguardaremos a medição do mês de junho, onde alcançaremos metade de 2012 e já teremos uma noção de audiência da Grenal no FM e, quem sabe, uma nova emissora com programação esportiva no FM Porto Alegrense.

quarta-feira, maio 16, 2012

Empresa caxiense Fras-Le é multada em R$ 300 mil por descumprir TAC

A Fras-Le, uma das maiores fornecedores mundiais de pastilhas e lonas de freio para a indústria automotiva, com sede em Caxias do Sul (RS), terá de pagar uma multa de R$ 300 mil. A penalidade foi imposta pelo Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), diante do descumprimento parcial de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a empresa do Grupo Randon em 20 de julho de 2010.

No documento, assinado pela procuradora do Trabalho Priscila Boaroto, a empresa assumiu o compromisso de implantar um cronograma de adequação dos dispositivos de segurança em todas as máquinas utilizadas no seu parque fabril. O objetivo era ficar em dia com as exigências contidas Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que determina medidas de segurança em máquinas e equipamentos. O cronograma apresentado pela empresa — e aprovado pelo MTE e MPT — prevê adequações paulatinas, mês a mês, no período de 2010 a 2016.

Ao verificar o andamento do acordo ajustado, o MPT gaúcho constatou que a Fras-Le descumpriu parcialmente o cronograma aprovado. Em função da quebra do compromisso, no dia 7 de maio, o MP trabalhista multou a empresa e firmou um Termo Aditivo do TAC em audiência extrajudicial.

Conforme o atual responsável pelo processo, procurador do Trabalho Rodrigo Maffei, a medida visa a proporcionar readequação no cronograma das melhorias a serem implementadas, mantendo-se o prazo final para sua conclusão. No novo cronograma, conforme o MPT, a prioridade da Fras-Le será implementar as medidas de segurança nas máquinas mais perigosas, as quais são mais suscetíveis a causar acidentes de trabalho.

A Fras-Le tem 90 dias para fazer o depósito da multa num dos fundos indicados pelo MPT. Ou, então, se preferir, adquirir bens móveis e doá-los, neste valor, a órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos, ou até mesmo na execução de campanhas de conscientização relativamente a temas que dizem respeito à área de atuação do MPT.

Além do procurador Rodrigo Maffei, estiveram presente à audiência extrajudicial, na sede do MPT de Caxias do Sul, Eduardo Manenti Vargas, Luís Alberto Bertotto Filho, Eduardo Luiz Vaz Muner , Anderson Rodrigues Pepato e o advogado Prazildo Macedo, pela Fras-Le. Fonte

FMs com mais audiência são de música para 'povão'

As cinco rádios FM mais ouvidas de São Paulo (e do Brasil) são de música para o povão: neosertanejo, pagode e "brega chic". É o que mostra o ranking de audiência das rádios FM no último trimestre.

A rádio com maior audiência hoje é a Nativa FM, do Grupo Band, com quase 272 mil ouvintes por minuto e 1,6% de participação nas rádios ligadas entre 7h e 19h (o horário nobre das rádios). Ela é seguida bem de perto Tupi FM, que tem 261 mil ouvintes/minuto e 1,54% de participação.

Em terceiro lugar está a pagodeira Transcontinental, com 245 mil ouvintes/minuto. No quarto lugar, novamente uma rádio do Grupo Band, a Band FM: com brega e sertanejo. Em quinto, outra rádio neosertaneja: a Gazeta.

Confira tabela abaixo:


A medição de audiência das rádios pelo ibope é feita de forma parecida com a que é feita para a TV: por amostragem. Somadas, as audiências das 10 rádios FM mais sintonizadas em São Paulo atingem quase 2 milhões de ouvintes por minuto.

A maior diferença entre a TV e o rádio é que, apesar de haver muito mais estações de rádio do que canais de TV aberta, o ouvinte “zapeia” muito menos que o telespectador. Há, aparentemente, uma fidelidade maior do ouvinte de rádio: ele deixa numa determinada emissora e passa o dia ouvindo-a.

Jornalismo

Interessante notar no ranking que as chamadas rádios jornalísticas ou de prestação de serviço têm audiências irrisórias perto das musicais. A rádio jornalística mais bem colocada no último trimestre foi a CBN, em 19º lugar e com 0,28% de participação. São duas posições atrás, por exemplo, da Gospel FM.

A Bandnews vem a seguir, em 25º lugar, e a Estadão/ESPN está em 33º lugar. Fonte

EXCLUSIVO: TV Record pode fazer parceria com Faculdade de Caxias do Sul

Uma informação que circula nos corredores acadêmicos é que a TV Record estaria fazendo uma parceria com a Faculdade América Latina de Caxias do Sul, com a disponibilidade de equipamentos. A faculdade que neste primeiro semestre começou a oferecer os cursos de comunicação, na área de Jornalismo e Publicidade.

De acordo com a assessoria da instituição, a direção da Faculdade informou que não há nenhum convênio com emissoras de televisão. A TV Record de Porto Alegre foi também procurada pelo blog, mas preferiu não se pronunciar sobre a provável parceria com a Faculdade América Latina.

A TV Record chegou no Rio Grande do Sul com emissora própria em Porto Alegre, no ano de 2007, e desde então ocorreu a promessa de ser sintonizada em Caxias do Sul, na serra gaúcha, numa palestra realizada na Universidade de Caxias do Sul. Conforme algumas conversas nos bastidores, a Record tenta entrar com sinal, com uma afiliada em Caxias do Sul, ou em Bento Gonçalves.

No ano passado a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que estabelece regramento na instalação de torres de telecomunicações (telefonia e TV). No município tem 30 processos de torres de telefonia e empresas de comunicação, incluindo pedido de retransmissão de TV.

De acordo com o presidente da ARI ((Associação Riograndense de Imprensa) - Serra Gaúcha, Paulo Cancian, em um comentário no ano passado, disse que existe é um pedido de geração de TV da CNT de Curitiba e outros pedidos de redes que só querem retransmitir sinal. "Há conversas de que rede tal viria, mas por enquanto é ensaio, que está sendo alimentado por grupos políticos e religiosos." O canal analógico da CNT em Caxias do Sul é 31 (UHF), mas, a emissora que já era para ter sido instalada no final do ano de 2010, nem "sinal" tem ainda.

Evento em Caxias do Sul oficializa parceria entre emissoras comunitárias televisivas

As emissoras comunitárias TVs Caxias, Cruz Alta, Farroupilha, Novo Hamburgo, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, assinaram um acordo de cooperação, na sexta-feira, 27 de abril, para fortalecer a comunicação e fazer uma troca de conteúdo entre as emissoras públicas/comunitárias do Rio Grande do Sul.

A ideia do evento lançada pela TV Caxias, tem por principal característica, o veículo de comunicação mostrar de forma plural e democrática o que acontece na cidade, permitindo que a comunidade seja protagonista da sua história através das lentes da televisão.

Confira no vídeo abaixo o clipe apresentado pela TV Caxias:

Farid Germano Filho é o novo contratado da Rede Pampa

O jornalista e radialista Farid Germano Filho estreia na Rede Pampa nesta quinta-feira, 17.

Farid que já trabalhou no Grupo RBS e Record, vai apresentar o Jornal da Pampa, na TV Pampa, a partir das 19h30min, com um novo formato.

De acordo com o blog do Prévidi, o radialista vai ter um programa na rádio Grenal, às 20h05min, e ainda vai ser comentarista nas jornadas da emissora. Estreia do Fardi na rádio, também ocorre nesta quinta, na partida Bahia e Grêmio, pelo jogo d eida da Copa do Brasil.

Sinal da TVE é reativado em Pelotas

A cidade de Pelotas voltou a ter o sinal da TVE que estava fora do ar desde 2007. O telespectador do município pelotense para assistir a emissora da Fundação Cultural Piratini, deve direcionar a antena externa para a Associação Comercial no Centro, e sintonizar o canal 7. Está é mais uma retransmissora, das 16 adquiridas pelo governo gaúcho.

Ação da Fundação Cultural Piratini no interior do Rio Grande do Sul soma-se à recuperação das retransmissoras de Lajeado, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento e Rio Grande, possibilitando que 836 mil habitantes, que estavam sem acesso, possam sintonizar a TVE. No início de 2011, havia apenas cinco retransmissoras do canal em funcionamento.

Atualmente a TVE tem 31 retransmissoras no ar totalizando um alcance de 4,1 milhões de habitantes em todo o Rio Grande do Sul. A previsão para as próximas semanas é de que Vacaria, São Borja, Santiago e Bagé recebam novas retransmissoras.

Com informações da TVE e sugestão de Lucas Guarnieri

Saiba como sintonizar a TVE nos locais onde foram instaladas as novas retransmissoras:

        Cidade
Canal
              Direção da antena
Lajeado
  45
Morro das Antenas - Bairro Jardim do Cedro
Palmeira das Missões
   5
 Centro - Torre da Oi - antiga CRT
Pelotas
   7
 Centro - Associação Comercial
Santa Cruz do Sul
  55
 Morro da Cruz
São Luiz Gonzaga
  13
 Centro - Torre da Oi - antiga CRT
Santana do Livramento
   8
 Cerro do Coqueiro
Rio Grande
   2
 Porto

segunda-feira, maio 14, 2012

Show de Michel Teló é o mais caro do Brasil

Foto: Alberto Martín /Efe


A coluna F5 do site da Folha, fez um levantamento do preço dos shows dos artistas mais populares do país na atualidade. A reportagem descobriu quanto vale o show de 20 artistas, grupos e duplas nacionais. Fazendo-se de contratante, a reportagem pesquisou preços para shows simples: com venda de ingressos ao público. Isso porque shows fechados, para empresas ou particulares, custam muito mais.

Segundo o levantamento, feito entre o final de janeiro e o início de abril, Michel Teló, Fernando & Sorocaba, Paula Fernandes, Luan Santanna, Gusttavo Lima e Thiaguinho, nessa ordem, estão entre os shows mais caros do país. Podem custar de R$ 300 mil a R$ 350 mil (para shows feitos no Estado de São Paulo). Há pelo menos seis meses Teló está praticamente sozinho em 1º lugar no ranking de preços, mas pode-se dizer que essa posição é temporária: há muito revezamento no topo no espaço de um ano ou dois.

O valor dos shows obtido pela reportagem pode sofrer variações de acordo com um número "x" de circustâncias, como mostrou a apuração. Exemplo: se o artista tem São Paulo como base (e depósito de equipamentos), seus shows no Estado podem custar menos. Outro exemplo: se um artista vai se apresentar numa cidade a 150 km de São Paulo, em uma determinada data, e uma cidade vizinha 100 km adiante aproveita o "carreto" e contrata o artista também (para tocar dois dias depois), o custo cai. Provavelmente o valor pago pela segunda cidade seja menor que o da primeira. Se aparecer uma terceira cidade... e assim por diante.


Shows em outros Estados também só são feitos quando há um número crítico de "cidades" (ou empresários) contratantes, pois é oneroso (e perigoso) andar por aí com uma megacarreta carregada de instrumentos caríssimos e aparelhos tecnológicos e de iluminação de última geração.

No caso de gente que está por cima da "carne seca", como Gusttavo Lima, Luan Santana, Thiaguinho ou Victor & Leo etc, esses artistas podem cobrar o show na "tabela cheia", pois não faltam contratantes: empresários e empresas que investem dezenas de milhões de reais em entretenimento país adentro, uma indústria que movimenta hoje cerca de R$ 1,5 trilhão no mundo

A estimativa de contratantes de shows, ouvidos pela reportagem, é que existam de 350 a 400 prefeituras no país que investem razoavelmente em shows e entretenimento à população. Esse é o primeiro e mais importante mercado de contratação de artistas "da moda" no país, os mais caros. Em seguida há o mercado de shows em grandes empresas, mas não foi possível obter dados a respeito.

Os valores exibidos abaixo não representam o cachê líquido dos artistas (leia mais abaixo):

Com esse dinheiro os artistas precisam bancar toda sua infra-estrutura e staff, como funcionários de escritório, advogados, músicos contratados, empresários, transporte de equipamento e toda mão-de-obra envolvida num show.

A estimativa é que os artistas acabam ficando com "apenas" 30% ou 40% do valor total de cada show. Quem paga a hospedagem e alimentação é o contratante, que também precisa, quase sempre, depositar 20% do valor total logo na assinatura do contrato, e o restante a combinar.

Não foram incluídos nesta lista os shows de "medalhões" como Roberto Carlos e Ivete Sangalo, pois também são artistas contratados da Globo, o que distorce sobremaneira seus valores.

Para ter uma ideia, porém, em dezembro último Sangalo fez um show fechado para uma empresa paulista da área financeira por R$ 400 mil. O show de RC é ainda mais complicado de mensurar, mas estima-se que custe sempre acima de R$ 1 milhão, já que é preciso contratar uma orquestra junto (a dele, claro).

O preço de um show é uma espécie de "equação" que inclui variáveis como: 1) se o artista está na moda e na mídia (Teló); 2) se emplacou um eventual sucesso na novela da Globo ou nas rádios do país (Paula Fernandes); 3) por seu tempo de carreira e estrada (Zezé e Luciano).

NOTA DE FALECIMENTO: Morre o ex-superintendente das Rádios São Francisco SAT e Maisnova FM de Caxias do Sul - Frei Gentil Simonetto

O capuchinho Frei Gentil Simonetto, ex-superintendente das Rádios São Francisco SAT e Maisnova FM de Caxias do Sul, faleceu hoje, dia 14 de maio, às 15h30min, aos 79 anos, 61 de vida religiosa capuchinha e 54 de presbítero, junto a seus confrades, na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul, em consequência de câncer gástrico.

Na capela do convento Imaculada Conceição e Casa de Saúde São Frei Pio será rezada missa de despedida hoje, 14, às 20h. Após, o corpo será trasladado para Vila Flores, onde continuará a ser velado na igreja matriz Santo Antônio.
A missa de despedida e cerimônias de sepultamento serão amanhã, dia 15, às 10 horas, na matriz Santo Antônio de Vila Flores e, a seguir, o sepultamento no jazigo dos capuchinhos, no cemitério municipal de Vila Flores.

Desde março de 2011, quando teve a primeira internação no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, para exames e identificou câncer no estômago, viveu na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. Fez várias sessões de quimioterapia com pouca aceitação pelo organismo. Passou por cirurgia, em 16 de maio de 2011, reagiu bem até que no início deste ano entrou em nova fase de rejeição do tratamento. Apesar da debilidade crescente, encarou a doença com realismo, não receando comentar com os confrades as providências relacionadas ao seu sepultamento.

Nasceu em 22 de janeiro de 1933, em Monte Bérico, Veranópolis, filho de João Simonetto e Paulina Fracaro Simonetto. Era irmão do capuchinho Frei Raimundo Simonetto, falecido em 1988 (e primo do capuchinho Frei Nelson Simonetto, falecido em 1996).

Ingressou no seminário de Veranópolis em 1944, vestiu o hábito capuchinho em 1950, fazendo o ano do noviciado em Flores da Cunha, a profissão dos votos religiosos em 22 de março de 1951 e foi ordenado presbítero por Dom Vicente Scherer, em 22 de março de 1958, na igreja Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre.

Além dos estudos de Filosofia e Teologia, fez cursos de aperfeiçoamento em Língua Portuguesa, na PUCRS, frequentou o Cefepal, em 1971, em Petrópolis, RJ, e participou de eventos na área da radiodifusão do Rio Grande do Sul.
Como professor, vice-reitor e formador, atuou durante 15 anos no seminário N. Sra. de Fátima, em Ipê, de 1960 a 1975.

Foi eleito definidor da administração e economia da Província quatro vezes, exercendo este serviço de 1978 a 1996, sendo que no triênio 1984-1987 também foi eleito vigário provincial.

Como administrador, dirigiu a Rádio Veranense, de Veranópolis, em dois períodos, durante quatro anos; foi superintendente das Rádios São Francisco SAT e Maisnova FM de Caxias do Sul, em dois períodos, durante oito anos; foi superintendente da Editora São Miguel, de Caxias do Sul, durante seis anos e da Gráfica São Rafael, de Bagé, durante seis anos; e superintendente das Rádios Alvorada e Maisnova FM, de Marau, desde 2009.

Enquanto formador e administrador de empreendimentos ligados à Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, também desempenhou as funções de guardião e ecônomo das fraternidades N. Sra. de Fátima, de Ipê, N. Sra. da Conceição, de Bagé, São José, de Veranópolis, e São Boaventura, de Marau.

Enquanto definidor provincial, participou da IV Assembleia Latino-Americana dos Capuchinhos (ALAC), realizada em Lima, no Peru, em 1988; e, no mesmo ano, foi delegado da Província do Rio Grande do Sul, participando do 80º Capítulo Geral da Ordem dos Capuchinhos, realizado em Roma. Na ocasião, em audiência no Vaticano, teve a oportunidade de encontrar-se e saudar o Papa João Paulo II, hoje bem-aventurado. Fonte

Rádio Gaúcha estreia com programação local na cidade de Santa Maria em julho

A Rádio Gaúcho Santa Maria 105.7 FM estreia dia 02 de julho. De acordo com o site Coletiva, a programação da emissora vai transmitir atrações da Gaúcha de Porto Alegre, e ainda terá produção local de jornalismo geral, esportivo e de entretenimento, cobrindo toda a região central do Estado.

Para a operação regional, a emissora de Santa Maria terá equipe própria, que atuará em integração com as redações do Diário de Santa Maria e da RBS TV. “Com a iniciativa, o Grupo RBS cumpre com a missão de manter seu portfólio de marcas relevante e próximo de suas comunidades, atendendo ouvintes e anunciantes com a melhor solução de comunicação”, afirmou o diretor-geral de Rádios RS, Gabriel Casara.

A Rádio Gaúcha estará acessível também por internet e aplicativos de smartphones e tablets e a rádio Itapema Santa Maria, que ocupava a frequência, permanecerá apenas em ambiente online, no endereço http://www.itapemafm.com.br.

O Papo de Gringo divulgou com EXCLUSIVIDADE que a rádio Gaúcha com programação LOCAL em Caxias do Sul deve estrear no mês de setembro, na frequência 102,7 FM (atual Itapema Caxias). Confira a notícia AQUI.

domingo, maio 13, 2012

Inter vence de virada e fatura o Campeonato Gaúcho 2012

Foto: Alexandre Lops
A taça do Gauchão é colorada. O Internacional derrotou o Caxias de virada pelo placar de 2 a 1 na tarde deste domingo, 13, dia das mães, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre.

O primeiro tempo foi comandado pelo Caxias, que não tomou conhecimento do adversário e melhor em campo, abriu o marcador aos 26' com Michel. No final da etapa inicial, a torcida colorada vaiou o time, pela péssima atuação nos gramados.

Na segunda etapa, mais determinado no jogo, o Inter tanto pressionou que empatou aos 21' com Sandro Silva. O gol da virada surgiu aos 26' com o artilheiro Leandro Damião.

O goleiro grená Paulo Sérgio fez defesas brilhantes, com desas de pênaltis e falta. No final da partida, o Caxias quase empatou. O gol daria o título para o clube grená.

O Caxias foi grande na partida e não se entegou na partida para o Inter. Sport Club Internacional campeão do estadual gaudério pela 41ª vez.

O público decepcionante no Estádio Beira-Rio foi de 23.028 torcedores, sendo 19.556 pagantes. E a renda: R$ 587.160,00

Feliz Dia Das Mães!

O Papo de Gringo deseja a todas as mães um feliz e especial Dia das Mães!

Desejo em especial a minha mãe Margarete, que ela sempre seja muito feliz, pois é muito importante pra mim, e pra toda a família!

Um texto vai ser pequeno para descrever o tudo que ela é pra mim, e garanto que para muitos pessoas, o quanto ela é fundamental para colocar as coisas em ordem, e a família nos trilhos da vida.

Obrigado por tudo mãe! Feliz Dia Das Mães!

sábado, maio 12, 2012

Top of Mind 2012 - Os destaques na Comunicação Gaúcha

Confira a lista completa da pesquisa da revista Amanhã divulgada no mês de abril ao clicar na imagem:

quinta-feira, maio 10, 2012

BARRACO POLÍTICO: Vereadores caxienses Pedro Incerti e Rodrigo Beltrão brigam na câmara de vereadores

Foto: Reprodução


Os vereadores Pedro Incerti (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT) brigaram na tarde desta quinta-feira, 19, ao se encontrarem na chegada do plenário da Câmara de Vereadores. O vereador petista Beltrão já fez um registo da agressão sofrida.

O motivo da briga entre os dois vereadores, foi que Rodrigo Beltrão destituiu Pedro Incerti da relatoria da comissão processante que analisa a apresentação de atestados médicos falsos do ex-vereador Harty Moisés Paese (PDT) no ano passado.

No vídeo é possível ouvir que o vereador Rodrigo Beltrão pede se a confusão está sendo filmada.

Confira a briga no vídeo abaixo:

EXCLUSIVO: Rádio Gaúcha deve estrear no mês de setembro em Caxias do Sul


A rádio Gaúcha deve estrear no mês de setembro em Caxias do Sul com programação LOCAL, na frequência 102.7 FM. Atualmente está no ar a Itapema (do mesmo grupo RBS), com apenas uma locutora.

Na edição desta quinta-feira, 10, do jornal Folha de Caxias, o jornalista, radialista e presidente da ARI (Associação Riograndense de Imprensa) da serra gaúcha, Paulo Cancian, confirmou a informação que a RBS decidiu retirar do ar a programação das rádios Itapema FM de Caxias do Sul e Santa Maria. De acordo com ele, o Grupo RBS vai utilizar a frequência para retransmitir a programação da rádio Gaúcha.

O Papo de Gringo divulgou com exclusividade no mês de abril esta notícia que a rádio Gaúcha vai ocupar o sinal da Itapema Caxias 102.7 FM, confira NOTÍCIA AQUI.

Conforme algumas informações nos bastidores obtidas com exclusividade pelo blog Papo de Gringo, a rádio Gaúcha vai ter programação LOCAL, mesclado com a rede em Porto Alegre. Além disso, a emissora em Caxias do Sul teria uma equipe própria de esportes. Profissionais já estão sendo sondados para trabalhar na 'nova' rádio Gaúcha.

O rádio de Caxias do Sul em breve pode sofrer mais algumas mudanças.

segunda-feira, maio 07, 2012

Sinal da TVE é reativado em Rio Grande depois de 5 anos fora do ar


Os habitantes da cidade de Rio Grande voltaram a ter acesso à TVE, que estava fora do ar na região desde 2007. A emissora instalada é mais uma das 16 retransmissoras adquiridas pela Fundação Cultural Piratini.

O telespectador para assistir à emissora na cidade de Rio Grande, deve direcionar a antena externa para o Porto e sintonizar o canal 2.

Esta ação no interior do Rio Grande do Sul soma-se à recuperação das retransmissoras de Lajeado, Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga, Santana do Livramento e Palmeira das Missões, possibilitando que 582 mil habitantes que estavam sem acesso possam sintonizar a TVE.

No início de 2011, havia apenas cinco retransmissoras em funcionamento. Hoje são 30 retransmissoras no ar, totalizando um alcance de 3,8 milhões de pessoas em todo o Rio Grande do Sul.

Com informações do repórter Lucas Guarnieri

A decisão não está decidida no Beira-Rio

Foto: Geremias Orlandi


O empate do Caxias com o Inter pelo placar de 1 a 1 na tarde deste domingo, 06, no primeiro jogo da final do Gauchão, complicou a situação do time grená, se ele tinha pretensão de faturar a taça do gauchito.

A equipe do Caxias jogou muito bem na primeira etapa e a vitória de 1 a 0 marcado aos 43' com o Mateus até então era justa, com valiosos lances de ataques, de um time que não jogava há algum tempo. No segundo tempo, o Internacional aprendeu a lição, e mesmo com quase meio time desfalcado conseguiu empatar aos 11' com o garoto Oscar.

O jovem Oscar que estava impedido de jogar há 90 dias, marca um gol de superação e desabafo. O gol premia o jovem talento que está no fogo cruzado protagonizado pela equipe colorada e o São Paulo. O Oscar foi um destaques da partida e o gol foi merecido, para o atleta e o pro próprio Inter que estava muito bem na segunda etapa.

No domingo, 13, no último jogo do Gauchão 2012, o favorito Inter pode empatar sem gols que leva o título. A tendência é que o time colorado jogue sem pressão, entretanto, o Caxias pode cometer um crime e vencer o jogo em Porto Alegre, se for o mesmo time atento dos primeiros 45', que jogou no Centenário, mas não é fácil a dura missão grená.

O público pouco mais de 12 mil torcedores no Estádio Centenário foi decepcionante para decisão. O motivo único é o alto valor salgado dos ingressos que afasta as pessoas, e não existe explicação para isto, foi um tiro no pé bem dado. No jogo da volta, se espera um público muito maior que este, para fechar com chave de ouro o gauchito.

sábado, maio 05, 2012

Agora é Decisão! O primeiro confronto da final do Gauchão 2012

A grande final do Campeonato Gaúcho inicia na tarde deste domingo, 06, no confronto Caxias e Inter. A partida vai ser realizada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, a partir das 16h. O duelo promete grandes emoções, com o favoritismo do Inter que vai ter muitos desfalques, e o time grená de técnico novo, e com pensamentos na Série C, estranho não?

O favoritismo colorado até pode servir como triunfo para o Caxias. O time caxiense com o olhar voltado a terceira divisão do futebol nacional, joga em casa e não fatura um título estadual há mais de uma década. O novo técnico grená Mauro Ovelha que até já negou a dar entrevistas para a imprensa local, tem a primeira partida da decisão como um jogo que vai definir as chances e forças para a conquista da Taça.

O Caxias que esqueceu de jogar bola no segundo turno do gaudério, tem poucas chances de vitórias, e como dizem os grandes 'filósofos', "o futebol é uma caixinha de surpresas", e tudo acontecer. Na realidade a vitória vai ser uma grande surpresa positiva para o futebol do interior gaudino.

O Internacional mesmo com muitos desfalques é o favorito da final e PONTO, e não tem como escapar disto. Um time formado por grandes jogadores, os reservas estão praticamente do mesmo nível dos titulares, entretanto, os olhos também estão voltados para Libertadores. Um tropeço pode ocorrer se o time entrar apático no gramado, o que não é muito esperado. Um título estadual tem grande significado para esta temporada colorada.

A partida vai ter a arbitragem de Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Júlio Cesar dos Santos e José Franco Filho. Os árbitros reservas vão ser Anderson Daronco e José Javel Silveira. E a equipe de gandulas vão ser de Flores da Cunha.

A bola está no centro do gramado, e que vença o futebol gaúcho tão desvalorizado nos últimos anos.