Pages

domingo, agosto 04, 2013

O primeiro clássico de Caxias do Sul 'Fla-Ju' completa 78 anos ainda com resultado contraditório

No ano de 1935, quando era comemorado o Centenário da Revolução Farroupilha, o pesquisador Gustavo Côrtes na obra Clássico CA-JU: paixão e rivalidade (2008) informa que nesta temporada foi fundado o Grêmio Esportivo Flamengo (atual S.E.R. Caxias do Sul). “E neste mesmo ano surgia o maior clássico da Serra Gaúcha”. O novo clube se torna o maior rival do Juventude.

A partida de estreia oficial do Flamengo foi diante do próprio Juventude, no dia 04 de agosto de 1935, no Estádio Quinta dos Pinheiros, pelo campeonato municipal. Côrtes revela que os jornais “O Momento” e a “Época” não chegaram a divulgar o primeiro clássico Fla-Ju. “Os jornais não davam muita cobertura ao futebol e, para se ter uma idéia, o resultado da partida só veio a sair impresso em 25 de fevereiro de 1950, no ‘O Momento’. Mesmo assim, o placar veio trocado”.

O veículo impresso informou que o Juventude derrotou o Flamengo pelo placar de três a um, resultado vitorioso que ainda é divulgado pelo clube esmeraldino em seu site oficial, e também na obra de Francisco Michielin . Assim na terra como no céu: onde se conta o fascínio da santa aliança entre um clube de futebol - o Juventude - e a sua gente, muito mais do que uma simples relação amorosa.

Gustavo Côrtes relata que o “Diário de Notícias” conseguiu retratar com fidelidade a partida, com as marcações dos gols e
os destaques do jogo. “De qualquer forma, mesmo com todas as dificuldades de informações na cidade, estreava o clássico mais importante de Caxias do Sul”.

As contradições do resultado do primeiro clássico Fla-Ju, mostra a forte rivalidade das equipes na cidade que permanece nos dias atuais, com o clássico Ca-Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário