Pages

sábado, outubro 19, 2013

Brasil realiza projeto inédito que integra os meios de comunicação católicos

Foto: Divulgação

A Associação Católica de Comunicação – Signis Brasil, a partir de uma reflexão do grupo de impressos e da Rede Católica de Rádio – RCR, desenvolveram um inédito projeto que visa a integração dos meios de comunicação católicos para a cobertura jornalística integrada do 1º Encontro da Amazônia Legal, de 28 a 31 de outubro, em Manaus (AM). Esta é a primeira vez que um evento da Igreja, realizado no Brasil, conta com este modelo de comunicação que resultará numa ampla divulgação em todo o território nacional. O conteúdo será produzido e distribuído em 11 títulos impressos entre jornais e revistas (associados à Signis Brasil), com uma tiragem superior a 1 milhão de exemplares, 229 rádios de todo o País (integrantes da RCR), além dos sites destes veículos, todos atuando a partir de uma pauta comum.

Uma equipe de três profissionais, formada pelas jornalistas Karla Maria e Osnilda Lima, responsáveis pelos impressos e internet e Wilson Silvaston, que fará a cobertura de rádio, estarão em Manaus antes mesmo do encontro, durante e pós-evento, produzindo boletins para as emissoras de rádios, notícias e reportagens aos jornais e revistas e para os sites das mídias parceiras. O conteúdo será divulgado

Como matéria especial, nas edições de dezembro dos títulos impressos integrantes do projeto, concomitantes nas mídias sociais e, ainda, nas emissoras de rádios, através de seis programetes veiculados durante a primeira semana de dezembro. A coordenação da produção de rádio será do jornalista André Costa e contará com a assessoria de Marcos Beltramin e direção do presidente da RCR, frei João Carlos Romanini.

A linha norteadora dos conteúdos será baseada nos pontos: O que é a Igreja da Amazônia legal?; Realidade da população da Amazônia; Problemas da missão na Igreja da Amazônia e Resultados colhidos da missão da Igreja. Para a presidente da Signis, irmã Helena Corazza “a relevância deste encontro da Amazônia é muito grande tanto para a Igreja quanto para o diálogo com a sociedade, nas questões pontuais ali discutidas. E esta é a nossa missão como veículos católicos”, afirma. O presidente da RCR um dos idealizadores do projeto da rede de comunicação católica para este evento, frei Romanini, reforça que “é hora de aproveitarmos o potencial da mídia católica para unirmos esforços e desta forma ampliarmos a divulgação dos temas discutidos pela Igreja”.

Mídias participantes da cobertura do 1º Encontro da Amazônia Legal:

Rádio:
Rede Aparecida (SP), RedeSul de Rádio (RS) Rede Milícia da Imaculada (SP), Rede Difusora (GO), Rede Canção Nova de Rádio (SP).

Impressos: Revista Família Cristã, Revista Rainha, Revista O Mílite, Revista Canção Nova, Revista Ave Maria, Revista Cidade Nova, Revista Mundo e Missão, Jornal Correio Riograndense, Jornal O Santuário de Aparecida, Jornal Mundo Jovem e Jornal Missão Jovem.

Promotores do projeto:

SIGNIS Brasil -
é uma associação católica de comunicação, com a missão de animar, unir os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã do País e a formação de comunicadores, para se articularem no espírito de colaboração, interação para que exerçam seu carisma em colaboração, em vista dos objetivos comuns. É reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB); filiada à Signis Mundial; ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e mantém diálogo e intercâmbio com a Signis AL e Caribe.

Rede Católica de Rádio – RCR - é uma associação, hoje, formada por cinco bases geradoras de rádio, vinculadas a organismos da Igreja Católica. O principal objetivo é realizar a comunhão entre as emissoras, produzindo e partilhando programação e conteúdos de rádio, como os programas Jornal Brasil Hoje e Igreja no Rádio, entre outros, a partir das diferentes regiões do Brasil.

Fonte: RCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário