Pages

11 de outubro de 2013

Refrigerante de limão termina com a ressaca

Talvez essa informação seja útil em algum momento entre amanhã e depois. Então preste atenção.

Um grupo de pesquisadores chineses decidiu estudar os efeitos da ressaca – por que e como aparece aquela maldita dor de cabeça depois de uma noite de bebedeira. Bem, quando o álcool entra no corpo, o fígado libera uma enzima chamada álcool-desidrogenase (ADH) e transforma o etanol em acetaldeído, que, em seguida, recebe a ação de outra enzima, aldeído desidrogenase (ALDH), e vira acetato.
Isso se o corpo der conta da tarefa. Se não der e falhar em concluir essas etapas, o acetaldeído pode se acumular no corpo. E é ele que vai deixar você com ressaca, jurando que não vai beber nunca mais.

Mas os cientistas descobriram que tomar a bebida certa (e não, não é álcool, ele não é a melhor forma de curar a ressaca) no dia seguinte pode te ajudar. É que alguns refrigerantes, sucos ou chás têm a capacidade de acelerar a atividade de uma dessas duas enzimas liberadas pelo fígado. E melhor que fortaleça a ação da ALDH, assim seu corpo vai se livrar mais rápido do acetaldeído e sua ressaca vai desaparecer.

Com isso em mente, os chineses selecionaram 57 bebidas para descobrir qual funcionava melhor. E a melhor foi um refrigerante de lima e limão, Sprite. Entre todas as outras, foi ele que mais agilizou as atividades da enzima ALDH. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário