Pages

quarta-feira, novembro 06, 2013

O meu universo UCS - Por: Ivan Sgarabotto

A minha vida acadêmica na Universidade de Caxias do Sul (UCS) está próximo de encerrar um ciclo no curso de Comunicação Social, com habilitação na área de Jornalismo; e é impressionante como aprendemos a escrever bonitos #corneta. A minha intenção é encerrar as aulas no dia do meu aniversário... 06 de dezembro...

Eu acredito que tive algumas histórias bem interessantes na Universidade, e o que me deixa mais alegre é saber do crescimento como pessoa que tive nesta Instituição. Logicamente que não podemos negar os momentos de atritos em que existia #normal, porém, sempre devemos aprender com tudo que está ao nosso alcance.

O mais importante pra mim foram às amizades conquistadas, além das lembranças dos grandes momentos com os trabalhados realizados. E a seguir vou destacar algumas atividades que fiz neste período que foram muito marcantes.

01. JUVENTUDE 100 ANOS: UM PASSADO DE GLÓRIAS COM A IMPRENSA. A monografia é o grande trabalho do aluno, e consegui passar com o conceito máximo 4. O meu TCC é importante por contar a história de um clube que completou um século, e que neste meio tempo contribui para o desenvolvimento dos meios de comunicação de Caxias do Sul.

02. RECONSTRUINDO SENTIMENTOS. Este foi um projeto em grupo ao lado da Emanuele Nicola e da Rafaela Daros. O trabalho foi muito marcante na minha vida, por poder ter contribuído na vida de estudantes da 7º Série da Escola Jardelino Ramos. O trabalho da disciplina Comunicação Alternativa era sobre abordar o tema ‘Bullying’, e fazer um documentário com este assunto tão presente na vida dos alunos. No último relatório do projeto foi escrito o seguinte: “[...] o que começou com a pintura e revitalização de um muro, virou um Projeto muito mais complexo e que beneficiou a todos. Nossa dinâmica com reportagens de jornais virou atividade para outras turmas na aula de Ensino Religioso”.

03. RÁDIO HISTÓRIA - RÁDIO SÃO FRANCISCO SAT 45 ANOS - A VOZ DA NOSSA GENTE. O rádio documentário sobre uma das emissoras mais importantes do Rio Grande do Sul. O trabalho foi todo idealizado e produzido por mim, na disciplina Radiojornalismo III. Consegui reunir materiais históricos que estavam guardados em fitas, e ainda entrevistar pessoas que participaram desde o começo da emissora. O gerente geral da rádio Evandro Fontana me disse o seguinte: “Ivan, tu conseguiu deixar o documentário com um estilo diferente e moderno, parabéns!”

04. REDE DE OLHARES. Participei do projeto PILOTO da disciplina Projeto Experimental II – TV ao dirigir dois programas AO VIVO da UCS TV. A responsabilidade foi muito grande, por ser inovador, e além eu ainda não tinha experiência neste veículo de comunicação. O desafio foi aceito e posteriormente foi elogiado pelo trabalho realizado. No dia 12 de junho de 2012, entrava no ar o ‘Rede de Olhares’ com o tema “A vida é uma DR: discutindo relações”, e no dia 03 de julho do mesmo ano, o programa especial sobre os 20 anos do curso de Jornalismo, a matéria especial teve a minha locução: “Noticiar o mundo: 20 anos de jornalismo da UCS”.

05. REVISTA EXPRESSÃO – A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SEIS NOVOS PARADIGMAS. Realizei duas matérias na disciplina Projeto Experimental III – Revista. Os assuntos abordados eram complexos, e por isso se tornava legal pelo desafio de produzir conteúdos diferentes. Os títulos foram O ESPORTE À BASE DA TECNOLOGIA e A PALAVRA DE DEUS NA ERA DIGITAL.

O meu universo da UCS teve muitos acontecimentos e muitas histórias divertidas que vão ser contadas no decorrer do tempo por serem marcantes, “e em 15 minutos damos um jeito!” A frase é dedicada especialmente aos amigos Bárbara Lipp, Doug Barreto, Josmari Pavan, Jota Scholz e o Lucas Guarnieri. E por fim não posso deixar de destacar que além de colegas do curso do Jornalismo, convivi com uma galera de Relações Públicas, que tenho uma grande amizade com o Carlos Boff (não tem face #corneta), e agora com Fotografia em que destaco em especial a Júlia Magrin e a Paula Da Rocha Hillman. Esta turma toda e muito mais gente fazem parte desta minha história, desse meu Universo UCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário