Pages

3 de novembro de 2013

Sertanejo é o estilo mais ouvido por brasileiros no rádio

Foto: Reprodução / Ibope

O Instituto Ibope fez um levantamento que apontou que o sertanejo é o estilo musical preferido pela maioria dos brasileiros que ouvem rádio. O levantamento indica os tipos de música que ouvintes de rádio escutaram em período de sete dias. Além disso, a pesquisa também mostrou que o segmento é predominante nos brasileiros pertencentes à classe C.

O resultado da pesquisa "Tribos Musicais" indica que o sertanejo é o estilo mais ouvido por 58% do público. Em segundo lugar na pesquisa sobre a audiência de rádio ficou a MPB, ouvida por 47% do público. Em 3º ficaram samba e pagode, com 44%. Forró e rock ficaram empatados em 4º lugar, com 31%. Também foram citados música eletrônica (29%), religiosa (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%) e jazz e blues (9%), segundo o Ibope. A pesquisa aceitava mais de uma resposta por pessoa, já que o ouvinte pode ter escutado mais de um estilo de música durante o período.

O levantamento também traçou o perfil dos fãs de cada gênero. Entre os ouvintes de rock e MPB, a maioria pertence à classes A e B, de renda mais alta e mais posses de bens, diz o Ibope. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos ouvintes de sertanejo e pagode/samba é da classe C.

Os ouvintes de funk e de música religiosa têm perfil parecido, diz o Ibope. Mais de 70% deles pertencem às classes C, D e E, com predominância do público feminino, segundo a pesquisa. Porém, o funk é mais ouvido por jovens de 12 a 19 anos, enquanto a música religiosa é a preferida entre as pessoas que têm de 25 a 34 anos.

Outra diferença entre os ouvintes de funk e música religiosa, segundo a pesquisa, diz respeito ao consumo. Enquanto 32% dos que ouviram funk no rádio "afirmam fazer compras por impulso, valorizando o estilo, os ouvintes de gospel/religioso buscam benefícios, como usar o cartão de crédito para comprar o que normalmente não poderiam adquirir (42%)", diz o comunicado do Ibope sobre a pesquisa.

O levantamento é confirmado pelo grande número de rádios que são voltadas ao estilo sertanejo no Brasil. Confirma também os resultados de audiência que, em várias cidades que contam com pesquisa de audiência do Ibope, contam com rádios voltadas ao estilo sertanejo entre as mais ouvidas. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário