Pages

segunda-feira, junho 16, 2014

Caminhada promovida pelo Legislativo de Caxias do Sul marca o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra o Idoso

Foto: Vania Marta Espeiorin

Uma caminhada pela área central de Caxias do Sul marcou o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra o Idoso, na manhã deste domingo. O ato foi promovido pela Comissão Especial do Idoso da Câmara Municipal, em conjunto com Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria Municipal do Idoso/Fundação de Assistência Social (FAS), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul e Rede de Proteção do Idoso.

Ao longo do trajeto, os participantes entregaram a motoristas e pedestres adesivos e material informativo com mensagens que estimulam as pessoas a não ficarem caladas diante de situações de agressão contra o idoso. A orientação dos organizadores é para que a população denuncie esses episódios por meio do Disque 100 (esse número, que é do Disque Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vale para todo o país). Muitos moradores que recebiam os materiais demonstraram apoio à iniciativa.

A movimentação em Caxias partiu de dois pontos distintos. No mesmo horário, às 10h, um grupo se deslocou da Praça Dante Alighieri e outro, da Igreja dos Capuchinhos. O encontro entre eles ocorreu por volta das 11h30min, no Largo de São Pelegrino. Na manhã deste domingo, com faixas nas mãos, as pessoas buscaram alertar a comunidade a respeito dos danos que muitos idosos ainda sofrem.

O presidente da Comissão Especial do Idoso da Câmara Municipal, vereador Virgili Costa/PDT, explica que a mobilização é um modo de os agentes públicos e a população não silenciarem diante das dificuldades e da violência pelas quais passam diversos idosos, atualmente. Segundo Virgili, o próximo passo da Comissão será lutar pelo funcionamento de uma delegacia voltada ao idoso. "Vamos ver se é possível a implantação dessa delegacia. Nossa sugestão é que ela atenda junto à Delegacia da Mulher, pois 64% dos idosos vítimas de violência são mulheres", informa Virgili, que tem reiterado sua preocupação com a causa do idoso, em suas manifestações em plenário. Conforme o parlamentar, diariamente, em média, são notificados ao Conselho Municipal do Idoso e ao Ministério Público dois casos de agressão contra idosos.

Além de Virgili, participaram da atividade os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Cassina/PTB, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD e Raimundo Bampi/PSB. Também prestigiaram o ato representantes das demais entidades promotoras.

Integram a Comissão Temporária Especial do Idoso no Legislativo caxiense os vereadores Virgili Costa/PDT (presidente), Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Flávio Cassina/PTB, Henrique Silva/PC do B, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Raimundo Bampi/PSB e Renato Nunes/PRB.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário