Pages

domingo, junho 29, 2014

Governo do RS instala Central de Comando da Defesa Civil na região norte

Foto: Divulgação

O Governo do Rio Grande do Sul, através da Defesa Civil Estadual instalou uma Central de Comando da Defesa Civil para auxiliar as cidades atingidas pelas chuvas intensas, na sede da Prefeitura de Frederico Westphalen.

A Central que foi instalada no sábado (28) orienta os municípios das regiões do Alto Uruguai, Norte, Celeiro, Noroeste, Fronteira Noroeste e Missões, facilitando na confecção do processo de situação de emergência, além de atender as demandas de materiais encaminhadas pelos municípios da região. O atendimento da central será diariamente das 8 às 19 horas, pelo número de telefone (55) 3744-5050 e 24 horas pelo celular (55) 9657-7614.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, está no interior do Estado percorrendo as cidades atingidas e orientando os prefeitos na confecção dos documentos necessários para homologação do Decreto de Emergência das cidades afetadas, conforme orientação do Governador Tarso Genro. “O estado está sensibilizado com as cidades afetadas e para dar maior suporte estamos orientando as prefeituras na confecção dos documentos necessário para homologação do decreto e no fornecimento de ajuda humanitária conforme a necessidade”, o coordenador também lembrou que os municípios que estiverem com dificuldades na realização da documentação devem procurar o Centro de Comando da Defesa Civil, em Frederico Westphalen.

Até o momento os municípios de Alpestre, Cristal do Sul, Chiapetta, Irai, Vicente Dutra, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Porto Lucena e Pinheirinho do Vale já encaminharam para Defesa Civil a solicitação de homologação do Decreto de Emergência, já as cidades de Caiçara, Cerro Grande, Criciumal, Derrubadas, Getulio Vargas e Tiradentes do Sul preencheram o Formulário de Informação de Desastre no sistema do Governo Federal.

O governo também esta contribuindo com kits emergenciais, neste domingo (29) o Estado demandou uma carreta e um caminhão com kits de dormitório, de higiene, de limpeza e cestas de alimentos para região noroeste. Também estão sendo encaminhados materiais de ajuda humanitária para o norte e fronteira oeste do Estado.

Veja a lista dos municípios afetados

Municípios atingidos: 59

Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Getulio Vargas, Erechim, Centenário, Jacutinga, Itatiba do Sul, Aratiba, São José do Ouro, Floriano Peixoto, São João da Urtiga, Paim Filho, Carlos Gomes, Áurea, Erval Grande, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai, Viadutos, Restinga Seca, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Pinhal, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Cristal do Sul, Cerro Grande, Irai, Novo Tiradentes, Alpestre, Frederico Westphlen, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Derrubadas, Ametista do Sul, Crissiumal, Chiapeta, Vicente Dutra, Nova Candelária, Tres de Maio, Porto Vera Cruz, Novo Machado, Porto Xavier, Alecrim, Roque Gonzáles, Doutor Mauricio Cardoso, Porto Lucena, Porto Mauá, Unistalda, São Borja, Itaqui, Santa Cruz, Venâncio Aires e Colinas.

Pessoas desabrigadas: 2.480

Pessoas desalojadas: 8.269

Total de Pessoas atingidas: 10.749 Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário