Pages

segunda-feira, agosto 11, 2014

Estado oferece apoio aos profissionais de comunicação demitidos recentemente no RS

Foto: Bruna Fernanda Suptitz/SINDJORS

Os funcionários que foram demitidos do Grupo RBS neste ano terão acesso a programas de incentivo à qualificação e recolocação do mercado de trabalho, ofertados pelo Governo do Estado. A iniciativa de oferecer auxílio a estes profissionais foi anunciada na tarde desta segunda-feira, dia 11, em reunião entre os sindicatos que representam os trabalhadores em empresas de comunicação, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe).

A proposta do executivo estadual é possibilitar condições para que os trabalhadores demitidos da empresa possam se readequar às vagas disponíveis no mercado de trabalho. Como nem todos os funcionários demitidos possuem formação para atuar em comunicação, o reposicionamento deles pode ser facilitado pelas ofertas de emprego existentes hoje em outras áreas.

Para os profissionais com formação específica, as secretarias estudam a possibilidade de ofertar cursos de qualificação a custo zero. Além disso, todos os interessados poderão acessar o Programa Gaúcho de Micricrédito, que disponibiliza recursos para investimento em atividade produtiva com baixa taxa de juros.

Nos próximos dias, os sindicatos se propuseram a realizar um levantamento da situação de cada categoria atingida pelas demissões. A partir deste diagnóstico as secretarias poderão montar um planejamento de como oferecer os cursos e direcionar as vagas para estes candidatos.

Participaram da reunião o assessor superior do Governo do Estado, Milton Viário; o titular da STDS, Edson Borba, e a diretora Eliane de Moura; o assessor da Sesampe, Alexandre Tigre; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Milton Simas; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS, Elton Basei, e o diretor Ricardo Malheiros; e o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Porto Alegre, Volmir Sauer. As ações atenderão também o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre, que não participou deste encontro.

Com informações da Assessoria de Imprensa do SINDJORS

Nenhum comentário:

Postar um comentário