O jornal Pioneiro de Caxias do Sul da edição deste fim de semana, 03 e 04 de setembro, informa que um dos políticos mais populares da cidade, o ex-prefeito e advogado Mario David Vanin morreu vítima da doença psiquiátrica que o atormentava havia pelo menos duas décadas: transtorno bipolar. Desde os anos 1990, Vanin alternava períodos de estabilidade emocional com outros de profunda depressão.
De acordo com o impresso, a última crise depressiva se iniciou na metade de julho, quando o político de 69 anos teve diagnosticado um nódulo na glândula tireoide. Vanin também sofria de diabetes e insuficiência cardíaca, doenças que o obrigavam a consumir 18 comprimidos por dia.
Diante do histórico suicida (em 1997, tentou matar-se com um tiro, que feriu-lhe o ombro), a família resolveu interná-lo na ala psiquiátrica do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
– Nosso objetivo era preservar sua integridade física, além de tratar o diabetes e a depressão e investigar o nódulo na tireoide – diz a viúva, Vera Menegotto Vanin.
Vanin enforcou-se na madrugada do domingo 14 de agosto, sete dias após a internação. A família divulgou que o político foi vítima de infarto.
– A responsabilidade pela versão do infarto é minha. Eu fiz isso em respeito ao seu sofrimento e à sua biografia – disse sexta-feira, emocionada, a viúva.
A família estuda processar o Hospital Mãe de Deus, que teria sido negligente com o paciente.
A 1ª Delegacia de Homicídios da Capital investigará se Vanin pode ter sido auxiliado ou induzido ao suicídio, informa o delegado Cleber dos Santos Lima.
Com informações do Pioneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário