O
palco é o lugar de Filipe Catto. É diante do público que a cantora,
instrumentista e compositora - Catto é uma pessoa trans não-binária
- se sente plena. Desde o início da carreira, Filipe, que também é ilustradora
e designer, cria espetáculos com a visão de uma artista completa. “Eu gravo
disco como pretexto para montar um show. É no palco que eu me sinto artista,
quando estou diante do público e a música está fluindo em tempo real. Esse é o
meu ofício”, diz a cantora gaúcha, hoje radicada em São Paulo.
Ela sobe ao palco do Teatro do SESC Caxias do Sul neste sábado (21), às 20h, integrando a programação da oitava temporada da Mostra Tum Tum. O público poderá assistir por meio da transmissão ao vivo no YouTube do Sesc/RS (https://youtube.com/sescrs) e no Facebook do Sesc Caxias (https://www.facebook.com/sesccaxiasdosul). A Mostra Tum Tum 8 é realizada pela Tum Tum Produtora e pelo Sesc/RS e tem recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via LIC municipal, com patrocínio da Sulgás e apoio cultural de Metadados e Unimed.
Filipe estará no palco, o lugar que mais gosta, mas o público estará em casa. Essa relação online entre artista e plateia chegou com a pandemia da Covid-19 e Filipe adaptou-se rapidamente. Desde maio de 2020, a turma que ferve nas madrugadas é a companhia da artista na Love Catto Live. “Cada edição tem um tema, e o repertório é definido junto com os fãs”, explica. A Love Catto Live acontece sem filtros: tem erros, vinho, tela compartilhada, palavrões, processos artísticos, autoajuda, humor e, claro, palpites de como lidar com o crush. É Filipe Catto em sua essência mais espontânea, desconstruindo a imagem de artista inatingível. A média de público é de 1.500 pessoas em plena madrugada.
Essa é reinvenção mais recente da cantora para levar a sua poesia ao público. A carreira de Filipe começou ainda na adolescência, em bandas com influências de rock e foi se consolidando com o trabalho solo. Ao longo do tempo, a artista dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Vanessa da Matta, Toquinho, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Nando Reis e Dzi Croquettes, entre outros. Apesar de se definir com frequência como intérprete, Filipe é a compositora da maioria dos seus sucessos. Algumas das suas canções são conhecidas por estarem em trilhas de novelas, como Saga (Cordel Encantado), Quem é Você (Sangue Bom), Adoração (Saramandaia) e Flor da Idade (Joia Rara).
Em 2009, com o lançamento do EP Saga para download gratuito, a carreira profissional começou. Filipe tem três álbuns, Fôlego (2011), Tomada (2015) e Catto (2017). Em 2018, com duas pré-estreias em Portugal e três shows esgotados no SESC Vila Mariana, Filipe lançou a turnê “O Nascimento de Vênus Tour”, muito elogiada pela crítica especializada no Brasil. Nos Estados Unidos, foram três shows no festival SXSW, em Austin (Texas). No site do evento, Filipe foi descrita como "uma das grandes vozes do Brasil no século 21, como uma diva e algo entre Freddie Mercury e Maria Bethânia, entre o bolero e o rock glam moderno”. Essa mistura chega a Caxias do Sul neste sábado, com uma pitada da linguagem das redes sociais, a nova reinvenção de uma artista em constante transformação.
Serviço
O que: Show de Filipe Catto
Quando: 21 de agosto, às 20h
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc/RS e no Facebook do Sesc Caxias direto do Teatro do Sesc Caxias.
PRÓXIMOS SHOWS
5º Espetáculo - Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 25 de setembro de 2021
Atrações: Triuna e Maria
Bethania Trio + Feira Criativa
Horário: 16h
Local: a definir
6º Espetáculo - Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 23 de Outubro de 2021
Atrações: De Boni e Henz e
Smoking Beats + Feira Criativa
Horário: 16h
Local: a definir
7º Espetáculo - Digital e Físico (dependendo do cenário da pandemia)
Data: 13 de novembro de 2021
Atrações: Syon e Afrontes +
Feira Criativa
Horário: 16h
Local: a definir
Nenhum comentário:
Postar um comentário