Em uma reunião presencial, nesta terça-feira, 24, as comissões do Sindilojas Caxias e do Sindicomerciários se reuniram para mais uma rodada de negociação salarial 2021/2022 para os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua.
No encontro, foi definido o reajuste do comércio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) parcelado, que fechou em 9,22% no acumulado na data base de julho.
O parcelamento será dividido em duas vezes. Na primeira parcela, paga em setembro, será repassado o percentual de 7%, representando 75,9% do total e os 24,1% (2,22%) restantes podem ser repassados na folha de outubro, paga em novembro, representando a segunda parcela.
As cláusulas sociais tiveram incidência menor, representando 50% do INPC no quinquênio, triênio e auxílio-creche. Já o valor do Prêmio aos Domingos fica estabelecido em R$75,00, enquanto para feriados se mantém sem reajuste o valor de R$138,00.
A regra de três domingos trabalhados para um de folga vai ser aplicada para os meses de maio, novembro e dezembro. Sobre a quebra de caixa, ficou acordado que esta gratificação é, exclusivamente, destinada ao funcionário que exercer o cargo de operador de caixa efetivamente.
Também estão mantidas as cláusulas da CCT COVID-19, incluindo os sistemas de redução de jornada e de salários, suspensão do contrato de trabalho, férias antecipadas e banco de horas negativo.
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, representante legal dos empresários do comércio varejista, disse que a definição da negociação consiste em uma sinalização importante neste momento em que todos estão unidos pela retomada da economia e proteção dos postos de trabalho:
“Com o avanço da vacinação, temos a expectativa de uma recuperação mais consistente e duradoura e este acordo celebra a nossa esperança conjunta por dias melhores”, afirma. Afinal, está firmado o compromisso entre os sindicatos de manter as cláusulas sociais no acordo inédito que permitiu o parcelamento do reajuste salarial no comércio.
Foto: Lisiane Zago
Nenhum comentário:
Postar um comentário