Pages

sexta-feira, agosto 20, 2021

Série de podcasts de contos culturais do Navegamundo promete fazer parte do cotidiano e da imaginação infantil

Cultura e história também podem rimar com tecnologia e diversão. Prova disso é a nova série que está sendo preparada pelo Navegamundo Podcasts de Contos Culturais, capitaneado pela psicóloga, especialista em Educação e mestranda em Educação com ênfase em tecnologias Marta Elisa Castro Eberle. 

Trata-se da série Bianca e o Enigma da Carta, cuja primeira fase, composta de dois episódios, já está em produção, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, com apoio cultural das Empresas Randon, da Racon Consórcios e do Instituto Elisabetha Randon.

Voltados ao público infantil, os contos são originais, multi-idiomas (serão lançados em português, inglês, italiano e espanhol) e repletos de aventura. Neles, viajando em uma canoa encantada conduzida por Patcha, Milu e Filé, partem em uma aventura cultural que se inicia pelo sul do Brasil e depois eles viajam para o norte da Itália, na tentativa de ajudar a menina Bianca a decifrar uma carta escrita por sua tataravó há mais de 120 anos.

No primeiro episódio, Bianca e o Enigma da Carta - Uma volta ao passado, Patcha leva as personagens em sua canoa mágica até a Serra Gaúcha do século 19, onde eles conhecem aspectos culturais e o estilo de vida dos primeiros imigrantes italianos na região, como sua agricultura, arquitetura e culinária típica. Ao fim do conto, eles decifram as palavras enigmáticas da carta, escrita pela tataravó de Bianca para sua avó, que tinha ficado na Itália, quando a família emigrou para o Brasil: são palavras em dialeto Talian e no idioma indígena Kaingang. Os heróis partem, então, para a região do Vêneto, na Itália, para decifrar outra parte do enigma.

É aí que começa o segundo episódio, Bianca e o Enigma da Carta - O Sumiço das Abelhas. Nele, já na Itália, Milú e Filé encontram Bianca, que está preocupada porque as árvores da plantação da família não estão mais dando frutas como antigamente. Mais uma vez, o enigma pode estar na carta da tataravó, mas, para entendê-lo, as crianças vão conhecer as terras cultivadas há várias gerações pela família de Bianca, a biblioteca da pequena cidade de Cornedo Vicentino e um mercado de frutas, legumes e comidas do centro de Vicenza. Ao lembrar um trecho da carta que falava em olhar para o passado, Bianca compreende que precisa aprender com os povos antigos, e decide partir, conduzida por Patcha, para a Espanha em busca de um “livro” muito antigo - é a deixa para os próximos episódios dessa aventura cultural, que, nas fases 2 e 3, passará por outros seis países, em outros cinco contos.

Os dois contos da fase 1 já estão com as traduções para italiano, espanhol e inglês finalizadas, e foram gravados por distintos narradores. A expectativa é que sejam lançados até o final de agosto, sendo disponibilizados no site navegamundo.com, no recém-criado canal do Navegamundo no YouTube e em um canal que será aberto no Spotify. Esta fase do projeto, que contribui para democratizar o acesso ao conhecimento, conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon, da Racon Consórcios e do Instituto Elisabetha Randon.

Para materiais extras e novidades exclusivas, acesse: http://landingpage.navegamundo.com

 

Saiba mais

O que: série de podcasts Bianca e o Enigma da Carta (fase 1, com dois episódios)*

Produção: Navegamundo

Idiomas: português, inglês, italiano e espanhol

Público-alvo: crianças, pais e escolas

Previsão de lançamento: fim de agosto de 2021

Onde estarão disponíveis: site navegamundo.com e canais do Navegamundo no YouTube e Spotify

Canais da autora para acesso às dicas para pais e educadores:

Facebook:  Marta Elisa Eberle – Alfabetização Cultural 

https://www.facebook.com/MartaElisaEberle.AlfabetizacaoCultural

Instagram: @martaelisaeberle

 

* O projeto completo prevê sete áudio-contos, sendo dois episódios na fase 2 e outros três na fase 3, que ainda serão submetidas à LIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário