Pages

quarta-feira, agosto 05, 2009

Ca-Ju: 74 anos do maior Clássico do Interior Gaúcho - Parte 1

Nesta última terça-feira (04/08), o maior clássico do interior do futebol gaúcho completou 74 anos de muitas histórias, e para relembrar esse fato histórico municipal, estadual e até nacional, foi preciso muita pesquisa principalmente no site da dupla Ca-Ju, Papo RS, Arquivo Grená, Wikipedia e também nos livros: Clássico Ca-Ju: paixão e rivalidade, de Gustavo Côrtes e Assim na Terra como no Céu, de Francisco Michielin.

Até o momento, foram disputados 260 jogos, com 94 vitórias do Juventude e 83 do Flamengo/Caxias, 83 empates, 374 gols alviverdes e 340 grenás.

O primeiro clássico realizado pelas duas equipes, foi no dia 04 de agosto de 1935, no Estádio Ruy Barbosa, pelo Campeonato 2º Região - Estadual, e vitória do Grêmio Esportivo Flamengo (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul), por 3x1, sobre o Esporte Clube Juventude. Os gols foram de Filhinho, Antenor [2] (Flamengo) e Bortinha (Juventude).

E o clássico mais recente foi realizado pelo Campeonato Gaúcho - Estadual deste ano, no dia 12 de abril de 2009, no Estádio Alfredo Jaconi e a vitória foi grená, de 2x0, gols de Marcos Denner e Julio Madureira, com um público de 11.365 torcedores. A arbitragem foi de Leonardo Gaciba, auxiliado por Alexandre Kleiniche e José Eduardo Calza. O Juventude jogou com Gatti, Cicinho (Maycon), Alex Moraes, Douglas, Renan, Mineiro, Walker e Lauro (Alan), Mendes, Ivo e Tiago Renz. Técnico: Gilmar Iser. E o Caxias, com Muriel; Daniel, Vagner Lima, Santín e Brida; Bruno (Diogo Brito), Marielson, Mika, e Guilherme (Rafael Crivellaro); Júlio Madureira (Wagner) e Marcos Denner. Técnico: Argel Fucks. A vitória grená, levou o time a disputa da final do 2º turno do campeonato, quem em seguida levou uma goleada histórica do Internacional, por 8x1.

Mas para descrever o maior clássico do interior gaúcho, é preciso falar da história das duas equipes, da serra gaúcha, de Caxias do Sul.


Esporte Clube Juventude

O Juventude foi fundado no domingo de muito frio, dia 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens, e as cores verde e branco escolhidas na época, para simbolizar o clube, permanecem até hoje. Antônio Chiaradia Neto um dos fundadores, foi eleito o primeiro presidente do Juventude. Fundadores: Antônio Chiaradia Neto, Clarimundo Lucena, John Tibbitz (o "inglês"), Astrogildo Rodrigues, Carlos Leonardelli, João Sambaquy, Carlos Zacchera, Bruno Sperandio, José Carletti, Guido Chutolina, Zulmir Fabbris, João Costamilan, Honorino Sartori, Raimundo Buratto, Avelino Lucena, Attílio Pieruccini, Ferdinando Jaconi, Victório Sanvitto, Francisco Spinatto, Victório Pieruccini, Álvaro Gomes de Mello, Arthur de Lavra Pinto, Reinaldo Rubenich, Aldemar dos Reis, Osvaldo Ártico, Francisco Grossi, Hugo Serafini, Luiz Debisi, Celeste Guelfi, Octávio Reis Luis, Pieruccini Dante, Marcucci Antônio Piccoli, Donato Rossi e José Grossi.

No dia 20 de julho de 1913, o Juventude realizaou a sua partida, ao enfrentar o Serrano, de Carlos Barbosa/RS, e foi a primeira vitória e goleada alviverde, pelo placar de 4x0. O time era formado por: José Grossi, Adelmar dos Reis e Octávio dos Reis; Carlos Zacchera, Osvaldo Ártico e Francisco Grossi; João Costamilan, Nico Chiaradia, " inglês Tibbitz", Honorino Sartori e Guido Chitolina. Os gols do Juventude foram de Tibbitz(2), Honorino(1) e Guido(1).

A primeira derrota ocorreu, no dia 08 de março de 1915, para o Fußball, de Montenegro/RS, por 4x1, encerrando assim uma invecibilidade de 23 partidas.

Em abril de 1919, O presidente do Juventude, Dante Marcucci adquire de João Domingos Corso o terreno para a construção do primeiro campo do time, que ppassou a se chamar Quinta dos Pinheiros. O terreno tinha 135 x 85 metros e foi alocado pelo valor de 30 mil réis mensais.

Com a chegada de uruguaios, em 1920, o Juventude abre o profissionalismo do futebol no Brasil. No mesmo ano ele sagrou-se campeão da cidade pela primeira vez contra o seu então maior rival, o Clube Juvenil e também ganha o apelido de "papada", primeiro como uma gozação por parte da torcida adversária, que alegava que os torcedores do Juventude só tinham “papo” e muito pouco futebol. Assim, não demorou muito para que os torcedores virassem a história a seu favor e adotassem orgulhosamente a denominação, que perdura até hoje.

No ano de 1926, o Juventude consquista o heptacampeonato da cidade, o que aumentou o seu prestígio em todo o estado.

Segundo o site do Juventude, o primeiro clássico Fla-Ju, ocorreu no dia 14 de maio de 1935, ano de fundação do Grêmio Esportivo Flamengo, que se tornaria o seu maior rival, e vitória alviverde pelo placar de 3x1 (gols do Juventude: Renato Fasoli, Mário Martini e Gringo Garbim) Em 1954, o clube recebeu o reconhecimento estadual, ao ser convidado a integrar a divisão de honra (atual Campeonato Gaúcho), criada pela Federação Rio-grandense de desportos (atual FGF). Quinta dos Pinheiros é reformada e ganha o nome de Estádio Alfredo Jaconi, em homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube, falecido em 1952. A partida de inaguração foi no dia 25 de abril de 1954, Juventude 3x3 Grêmio.

Em 1965, o Juventude fica com o vice-campeonato estadual, com um time que muitos consideravam o melhor da história do clube.

Em 1974, após dois anos de construção, o novo Estádio Alfredo Jaconi é inaugurado, pelo presidente Willy Sanvitto, e até hoje o Estádio é reconhecido por ser um dos mais modernos e funcionais do país. No ano seguinte, no dia 11 de dezembro de 1975, o Juventude vence o primeiro clássico Ca-Ju da história, por 1x0, gol de Da Silva.

1977 foi o ano da primeira participação do clube alviverde no Campeonato Brasileiro - Série A, por ter sido Campeão do Interior.

A partir de maio de 1993, com a assinatura do contrato com a multinacional Parmalat, o Juventude muda a sua história positivamente e fica mais profissional.

O primeito título nacional, foi no dia 04 de dezembro de 1994, com a conquista do Campeonato Brasileiro Série B, ao derrotar o Goiás, no Estádio Alfredo Jaconi, pelo marcador de 2 x 1, na partida de ida ele havia perdido de 2x1, mas como tinha melhor campanha faturou o campeonato. O título deu ao Juventude o acesso a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, que permanceu ininterrupidamente por 13 anos, na divisão de elite do futebol nacional, e fazem dois anos que o clube alviverde, tenta voltar para a Série A. Campanha - Jogos: 20, Vitória: 11, Empate: 05, Derrota: 04, Gols Feitos: 36 e Gols Sofridos: 22.

Atletas: Ângelo Antunes Sousa Santos, Baiano (Claudinei dos santos Kramer de Abreu), Carlos André Marinho de Mello, Veneza (Carlos Roberto Fidelis), Dorival Silvestre Junior , Edson Kaspary, Humberto Alencar da Fontoura Flores, Julinho (Julio César Fernandes Granja), Ortunho (Jamerson dos Santos Brum), Itaqui Jesus Cleiton Pereira da Silva, Jardel Soares Machado, João Batista Pereira, Luiz Fabiano Dartora, Lauro Antônio Ferreira da Silva, Leandro Baggio, Márcio Rodrigo Angonese, Mário Carlos Moraes Soares, Marcelo Conte Isoton, Marco Aurélio Galeano, Marcão (Marcus Rogério dos Santos), Odair Patriarca, Paulo Marcelo Massing, Mauricinho (Mauricio Francisco do Carmo Jr). Paulo Roberto da Costa Pompeu, Pedro Haroldo Nolasco Ribeiro, Paulo Sérgio Conzatti e Sandro Rogério Blum
Comissão Técnica: Heron Ricardo Ferreira – Técnico, Álvaro Peixoto – Preparador Físico, Célio Maciel dos Santos – Preparador de Goleiro, Dr. Iran Cercato – Médico, José Maria Furtado Jr – Fisioterapeuta, Leonardo Machado – Auxiliar de Preparador Físico, Edson de Camargo - Massagista e Nilton Sores (Zico) – Roupeiro.
Presidente: Marcos Cunha Lima


Em 1997, o Juventude conquista a sua melhor posição no Campeonato Brasileiro - Série A, ao ficar na 5ª colocação.

No dia 07 de junho de 1998, diante do Internacional, no Estádio Beira Rio, o Juventude empatou em 0x0 e faturou o Campeonato Gaúcho invicto, e quebrou uma hegemonia de 59 anos, sem um clube do interior conquistar o estadual, na partida de ida, no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude havia derrotado, o clube colorado por 3x1. Campanha - Jogos: 20, Vitória: 05, Empate: 05, Derrota: 00, Gols Feitos: 07 e Gols Sofridos: 04.

Atletas: Humberto Flores, Fábio André Posselt Scorsatto, Leandro Baggio, Marcão (Marcus Rogério dos Santos), Tiago da Silva dos Santos, Flávio Henrique de Paiva Campos, Rodrigo Pontes da Silva, Adriano Junior Pereira, Sandro Chrisóstomo Fonseca, Chuva (Adriano Neves Pereira), André Luis Lucindo, Rodrigo Gral, Serginho (Sérgio Roberto da Silva), Borges Neto (Bartolomeu Borges dos Santos Neto), Edson Kaspary, Zé Carlos (Josenildo Carlos de Souza), Gilmar Schiochet, Marcos Aurélio Zoppllari, Jardel Soares Machado, Lauro Antônio Ferreira da Silva, Leonardo Guerra, Julio César de Oliveira Rodrigues, Capone (Carlos Alberto de Oliveira), Sandro Sotilli, Márcio da Silva Maciel, Marcelo Mabília e Antônio Augusto Dala Rosa.
Comissão Técnica: Lori Paulo Sandri – Técnico, Leandro Altair Machado – Preparador Físico, Antônio Jorge Dal Pizzol – Auxiliar de Preparação Física, Ilo Guarani Roxo – Preparador de Goleiro, Dr. Ira José Cercatto, Dr. Juarez Menegat, Dr. Gelson Mazzotti – Médicos, Ricardo Finger – Fisioterapeuta, Edson de Camargo - Massagista e Nilton Soares – Roupeiro.
Presidente: Gastão de Oliveira Brito


27 de junho de 1999, o Juventude é Campeão da Copa do Brasil, ao empatar o Botafogo, no Estádio Maracanã, em 0x0, com um público de 101.581 torcedores, o maior da história da Copa do Brasil, na partida de ida, o clube esmeraldino havia derrotado o time carioca por 2x1. Campanha - Jogos: 11, Vitórias: 06, Empates: 04, Derrotas: 01, Gols Feitos: 25 e Gols Sofridos: 09

Atletas: Alcir de Oliveira Fonseca, André Luis Lucindo, Capone, Denis Cássio Borges, Edson Kaspary, Emerson de Souza Ferretti, Fernando, Flávio Henrique de Paiva Campos, Geufer Rafael Hallmann, Gil Baiano (Gilberto Alves da Silva), Humberto Flores, Índio (Josué Ferreira Filho), Kiko, Lauro Antônio Ferreira da Silva, Luiz Oscar, Mabília, Márcio, Marcos Teixeira, Mario Tilico, Cléverson Maurílio Silva, Patrício,Edemar Antônio Picoli, Raudnei, Roberto Moreira Rodrigues, Soca, Vagner e Wallace Padrão de Abreu
Comissão Técnica: Walmir Louruz – Técnico, Álvaro Peixoto – Preparador Físico, Ilo Guarani Roxo – Preparador de Goleiros, Iran Cercato e Gelson Mazzotti – Médicos, Edson de Camargo - Massagista e Nilton Sores (Zico) – Roupeiro.
Presidente: Milton Scola


Em 2000, o Juventude disputou a Copa Libertadores e 2005 a Copa Sul Americana.

O atual presidente do Juventude é Sérgio André Floria. Confira todos os ex-presidentes do clube: Antônio Chiaradia (1913, 1914, 1915), Salvador Bonalume (1915), Antonio Piccoli Filho (1915), Rufino Henriques (1916), Oswaldo Ártico (1917), José Grossi (1917), Bruno Sperandio (1917, 1918), Dante Marcucci (1919), Hermínio Bassanesi (1922), Salvador Salatino (1923), Renato Galló (1924), Armando Antunes (1925), Luis Pieruccini (1926), José Aloise (1935), Jacynto Losano (1938), Mário Alencastro Guimarães (1940), Luiz Henz Kunz (1941), Ilmo Guilherme Robinson (1942, 1943), Percy de Abreu e Lima (1944), Ivo Comandulli (1944), Alfredo Jaconi (1946, 1952), Francisco Tonolli (1947), Abrelino Gudes Ribeiro (1948), Ari Soares (1948), Alcides Longhi (1949), Casemiro Micheli (1951), Bruno Nora (1953), Antonio Salatino Netto (1953), Adelino Fabris (1955), Lauro F. G. de Carvalho (1957), Adão Fagundes (1958), João Carpegiani (1959), Dinis Bonotto (1960), Antonio Mengatto (1960), Luiz da Costa Leite (1961), Duíglio Compagnoni (1962), Mário Ramos (1963), José Miguel David (1964), Willy Sanvitto (1965, 1966), Djalma da Silva Lonsquiavo (1968), Lauro Augusto Piccoli (1969), Albino Fetter (1970), João Zeni Fasoli (1970), Milton Casanovas Machado (1971), Walter Gastaldello (1975, 1976), Livio Gazzola (1976), Carlito Eugênio Chies (1977, 1983, 1996, 1997), Alfredo Sebhe (1978), Adelar Santarem (1980), Walter Humberto dal Zotto (1982), Luiz Carlos Festugatto (1985), Gilson Luiz Tonet (1986), Sérgio Tomazzoni (1987), Paulo José Zugno (1989), Abelardo Cavalcanti (1990), Antônio Ferro (1991), Marcos Ferreira Cunha Lima (1992. 1993, 1994, 1995, 2002, 2003, 2004), Gastão Luiz de Oliveira Brito (1998), Milton Scola (1999, 2000), Walter Humberto Dal Zotto Junior (2001, 2005) e Iguatemy Ferreira Filho (2006, 2007).

O Esporte Clube Juventude tem uma torcida fiel e apaixonada, em 2006, segundo a revista VIP, o Juventude foi escolhido como o clube com mais mulheres bonitas em seu estádio. Na Ferradura Norte do Estádio Alfredo Jaconi, fica localizada a torcida Loucos da Papada (2008) e na Ferradura Sul a torcida organizada Mancha Verde, que foi fundada em 1990. O mascote do Juventude é o papagaio.

A capacidade atual do Estádio Alfedo Jaconi é de 23.726 espectadores, o maior público foi de 27.740 na partida Juventude 0x1 Grêmio, no dia 27 de novembro de 2002. O Estádio localiza-se na Rua Hércules Galló, nº 1547, bairro Centro.

A candidata do Juventude, para rainha da Festa Nacional da Uva 2010 é a acadêmica de Fisioterapia, da UCS, Aline Galvan Perera.


Curiosidades

- O primeiro gol do Juventude foi marcado por "inglês" Tibbitz, centro-avante e capitão do time.
- No início da década de 20, o Juventude "importou" uma série de craques uruguaios, o que foi considerado o início da profissionalização futebolística do Brasil. (Como já foi citado anteriormente)
- O Juventude é o primeiro clube "de origem italiana" a ser fundado em todo o Brasil.
- Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pelo Oriente Médio. Jogou seis partidas e voltou invicto (cinco vitórias e um empate).
- É o único clube caxiense, em cujo Estádio Alfredo Jaconi, o rei Pelé desfilou toda a sua classe.
- O Juventude é quem aplicou a maior goleada de todos os tempos nos clássicos da cidade: 7 x 2, contra o Flamengo (hoje "SER Caxias") em 31 de agosto de 1941.
- O "gol mais rápido dos clássicos" foi marcado por Mário Lopes, aos 14 segundos, no Fla-Ju de 4 de julho de 1956.
- Os cinco maiores ídolos de toda a história do Juventude foram: Celestino Bortogaray, Álvaro Martinez, Florisbelo Bortogaray ("Bortinha"), Mário Marcos Martini e Lory Tonietto.
- É um dos poucos clubes do Brasil a ter um livro com toda a sua história (mais de 400 páginas).
- É o clube gaúcho do interior que mais chegou às finais do Gauchão.
- Juventude ganha último Ca-Ju do ano, do século e do milênio.
- É único clube do interior gaúcho a disputar o campeonato mais importante da América, a Copa Toyota Libertadores da América.

[continua...]
Ps.: Ao longo do dia o blog vai ser atualizado, relembrando fatos memoráveis do Clássico Ca-Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário