Pages

sábado, fevereiro 20, 2010

Filme turco vence Urso de Ouro em Berlim; Polanski leva Urso de Prata

O filme turco "Bal" ("Mel", em turco), de Semih Kaplanoglu, ganhou neste sábado (20) o Urso de Ouro da 60ª edição do Festival de Berlim.

Roman Polanski, ausente do evento por estar em prisão domiciliar na Suíça, levou o Urso de Prata de melhor diretor por "O Escritor Fantasma".

A inclusão de Polanski na competição foi interpretada como um afago por suas pendências com a Justiça norte-americana. Em seu filme, o personagem de Ewan McGregor escreve as memórias do ex-primeiro-ministro britânico e descobre uma trama sobre os sequestros da CIA no Iraque.

"Bal", terceiro filme de Kaplanoglu sobre a região turca da Anatólia, é uma produção poética, feita de silêncios, sobre uma criança que só fala por meio de sussuros com seu pai.

O júri da Festival de Berlim, presidido por Werner Herzog, concedeu seu Grande Prêmio para o jovem diretor romeno Florin Serban por "Eu Cand Vreau sa Fluier, Fluier", uma coprodução entre Romênia e Suécia. O filme também ganhou o prêmio Alfred Bauer, que homenageia o fundador do festival.

Japão e Rússia

A japonesa Shinobu Terajima faturou o Urso de Prata de melhor atriz por sua atuação como a abnegada esposa de um soldado japonês que retorna da guerra em "Caterpillar", de Koji Wakamatsu.

Os atores russos Grigori Dobrygin e Sergei Puskepalis dividiram o Urso de Prata de melhor interpretação masculina pelo trabalho em "Kak ja Provel Etim Letom", de Alexei Popogrebsky, filme sustentado inteiramente na atuação da dupla.

O filme russo também ganhou o Urso de Prata de melhor contribuição artística pelo trabalho do cinegrafista Pavel Kostomarov.

Por fim, o 60º Festival de Berlim concedeu o Urso de Ouro honorário à diva do cinema alemão Hanna Schygulla e ao lendário roteirista Wolfgang Kohlhaase, ativo desde os tempos da extinta Alemanha Oriental.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário