Pages

domingo, setembro 12, 2010

Profissional de Assessoria: Beverli Rocha

A jornalista Beverli Rocha, formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela UCS/ Caxias, possui pós-graduação em Organização do Terceiro Setor pela Faculdade Fátima e Especialização em Marketing pela FSG, já desempenhou trabalho de freelancer como assessora e trabalha há cinco meses na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Conforme Beverli, ela trabalhou no ramo da comunicação primeiramente na editoria de economia para o Serra Sul – um dos primeiros sites de notícias de Caxias do Sul em 2002. Em seguida foi contratada pela Rádio São Francisco como produtora de programa de variedades. Na mesma empresa exerceu funções de repórter policial, repórter de unidade móvel, produtora executiva e apresentadora. Hoje ela divide funções na rádio e na assessoria.

De acordo com Beverli, a rotina de assessoria é tão “puxada” quanto a um veículo de comunicação. Cabe ao assessor clipar todas as informações de seus assessorado, orientar para o relacionamento com as mídias disponíveis no mercado, atender demandas de comunicação interna e externa com os diversos públicos de interesse.

As tarefas exercidas pela Beverli são de clipagem, relacionamento com a mídia, orientação de comunicação aos assessorados, produção de matérias, divulgação de campanhas, elaboração de peças do marketing, atualização do site.

Conforme a jornalista, a assessoria precisa manter um relacionamento de solicitude e presteza com a imprensa. Há demandas que vêm dos jornalistas de veículos e precisam de resposta ágil, correta/precisa e responsável. "Os resultados esperados são os de aproximação e relacionamento com a comunidade."

Para Beverli é preciso de relacionamento próximo e atuante com o assessorado para perceber aquilo para o qual somos treinados e que o cliente nem sempre se dá conta. "Saber usar da melhor maneira possível o filtro para diferenciar o que é do que não é relevante sem prejudicar o público final."

As maiores dificuldades encontradas na assessoria, segundo Beverli é a acessibilidade e disponibilidade dos porta-vozes. Existe uma leve confusão sobre o papel da assessoria. “O assessor de imprensa têm a responsabilidade de passar a informação o mais correta possível e disponibilizá-la para o maior número de pessoas. ‘Vender’ o que o cliente imagina que seja uma notícia – não dá certo”.

Com as novas tecnologias e ferramentas sociais, hoje tudo é muito mais rápido e prático. Isso ajuda o serviço do assessor que pode oferecer contatos, formar redes, gerar imagens, áudios – tudo quase que em tempo real é o que melhorou recentemente na profissão.

Beverli está trabalhando com assessoria, após receber um convite que surgiu e aceitou. “Nunca pensei em necessariamente trabalhar em assessoria. Como profissional do jornalismo, me sinto a serviço da informação.” finaliza.

Profissionais de Assessoria de Imprensa -> 10/09/2010
Entrevista com Luiz Erbes -> 11/09/2010
Entrevista com Beverli Rocha -> 12/09/2010
Considerações finais -> 13/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário