Pages

domingo, fevereiro 27, 2011

A primeira noite do carnaval de Caxias do Sul entusiasmou os foliões

A principal festa cultural do país ainda está "rebolando" em Caxias do Sul e tentando conquistar o seu espaço na cidade teve muita animação da corte. Neste sábado (26), na rua Sinimbu foi realizado a primeira noite de desfiles do carnaval fora de época, e no próximo ano a folia está marcada junto com a data oficial da festa nacional.

O evento contou com a presença do secretário municipal da Cultura, Antonio Feldmann, que representou o prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e entregou a chave da cidade para o Rei Momo, Marcos Teixira, e ainda prestigiaram a folia o ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira (PC do B) e os deputados estaduais Alceu Barbosa Velho (PDT) e Marisa Formolo Dalla Vecchia (PT).

As falhas do cumprimento de horário permanecem (na primeira noite foi de 40 minutos), e em contrapartida foi notável a melhoria no som, nas fantasias, carros alegóricos (não todos) e a organização das agremiações.

A primeira escola a desfilar com boa animação dos foliões foi a Unidos da Zona Norte, com o samba enredo: "Tem gosto de maçã na serra, na Zona Norte o pecado é não comer."

Em seguida, a segunda agremiação a desfilar foi a Mancha Verde, com o samba enredo: "O espelho; nele como aquilo que somos... Bem como aquilo que deixamos de ser." . O desfile foi um dos mais bonitos da noite.

Logo após, a terceira escola a entrar na passarela foi a atual campeã do carnaval Acadêmicos do Pérola Negra, com o samba enredo: "Pérola Negra dá show na arte de colecionar." A paradinha da bateria da escola animou o público presente na arquibancada.

Reino do Sol e da Lua foi a quarta agremiação a desfilar na Sinimbu, com o samba enredo: "Na África fui buscar um povo vencedor. Sou negro sim senhor." A escola foi uma das mais fracas e confusas da primeira noite, com problemas até no brasão da bandeira.

A Protegidos da Princesa, a quinta escola de samba a entrar na passarela é uma das favoritas a conquistar o título, com um desfile muito bom e chamativo, levantou o público das arquibancadas. O samba enredo foi "A Verde e Rosa conta a história das 7 maravilhas da antiguidade e encontra a oitava: Protegidos Rainha do Carnaval."

Com o samba enredo: "Das veias da mãe África, para o fundo de quintal, o negro forte e destemido que embala o provo brasileiro.", a Filhos de Jardel foi a última escola a desfilar, a agremiação teve apenas 20 dias para se preparar pro desfile, com a ajuda do dinheiro da prefeitura.

De acordo com o capitão Rodrigo Becker, da Brigada Militar, a estimativa de público foi de 2,5 mil pessoas por volta das 23h, na metade do desfile na rua Sinimbu.

Neste domingo (27) será realizado a segunda e última noite de desfiles na Sinimbu, com a participação de quatro escolas: Incríveis do Ritmo, São Vicente, Império do Jardim América e Imperatriz do Vale.

Confira a matéria sobre a segunda noite do carnaval de Caxias do Sul AQUI

Fotos: Juan Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário