Pages

domingo, março 06, 2011

DENÚNCIA: Rádio Pirata União FM continua na ativa em Caxias do Sul

A rádio União FM 87.9 continua operando ilegalmente em Caxias do Sul, mesmo após ser fechada sete vezes, em diversos lugares do município.

Inicialmente no prefixo 97.1, a rádio pirata no ano passado mudou a frequência para 87.9 e a se denominar Mania FM, com o mesmo endereço de msn antecessor, uniao97.1@hotmail.com, mas já retornou ao antigo nome de União.

Segundo o jornal O Caxiense, no final do ano passado a rádio União realizou uma festa no bairro Fátima, com o aval da Secretaria do Meio Ambiente, no dia 17 de dezembro, ou seja, com autorização da prefeitura.

De acordo com o impresso semanário, a emissora pirata mesmo tendo o conhecimento de autoridades municipais, da Polícia Federal e da Anatel, a Rádio União FM permanece funcionando ilegalmente e alegando ser comunitária.

Neste domingo (06), passado alguns meses das denúncias e apreensões, a rádio pirata ainda está no ar normalmente no prefixo 87.9, com novo site, telefone para contato e pedidos musicais: (54) 3222-0090 e também com o apoio da Produtora Conexão, que é de propriedade do (ex?) diretor da Rádio União FM, Antônio Hoffmann, que já foi preso algumas vezes devido a clandestinidade da emissora.

O mais curioso dessa história é ouvir hoje a rádio e perceber que a qualidade do áudio via internet até diminuiu, mas a emissora continua sendo sintonizada com muita potência para todo o município escutar. Foi até possível ouvir cachorro latindo, programação com entrevistas, comerciais de supermercados, casa de shows e por incrível que pareça, para 'disfarçar' a clandestina teve "propaganda" do Ministério da Saúde, sobre a dengue.

A Comunidade Cristã Paz e Vida também tem o seu espaço veiculado de segunda a domingo, a noite pela União FM, e ainda no site da Comunidade Paz e Vida, consta a divulgação da transmissão online pela emissora clandestina, com o prefixo antigo de 97.1, mas durante os comerciais segue anunciando normalmente.

Conforme um comunicado divulgado pela Rádio União FM no antigo site, do qual diz que a verdadeira imagem dos fatos é distorcida, quando a mídia informa que eles são ilegais, devido o sucesso da emissora que incomoda os ‘poderosos’ da concorrência. “Estamos trabalhando, mas os ‘fulanos’ estão impacientes com o nosso trabalho comunitário”.

De acordo com o comunicado da rádio, a União FM, possui CNPJ e está em processo de outorga, dependendo apenas de assinaturas, para a liberação do canal. “O protocolo está em Brasília no ministério das comunicações, departamento de rádios comunitárias aguardando a assinatura do ministro e do presidente do Brasil.” informa o comunicado, divulgado no site da emissora.

Segundo o diretor regional do sindicato de radialistas da serra, André Tartarotti, a Rádio União FM 97.1 (atualmente no prefixo 87.9) é uma emissora que opera de forma ilegal, ou seja, é uma rádio clandestina que não poderia estar no ar. “Rádios oficiais têm que ter CNPJ e não CPF ou CGC e estarem completamente em dia, ou seja, com outorga, ECAD e demais impostos”.



Ps.: As fotos foram retiradas do site da Rádio União FM 87.9 de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário