Pages

domingo, abril 10, 2011

Dom Paulo Moretto entregará carta renúncia ao Papa no dia 25 de maio

Dom Alessandro Ruffinoni e Dom Paulo Moretto
Foto: Roni Rigon

O Dom Paulo Moretto anunciou na quinta-feira, 06, quando visitou a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, para divulgar a Campanha da Fraternidade que entregará a carta renúncia ao Papa Bento XVI no dia 25 de maio, véspera de seus 75 anos, que acontecem no dia 26.

A partir da entrega da carta renúncia, seguirá todo um trâmite para que o novo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, que é o bispo coadjutor desde a metade do ano passado, torne-se o quarto Bispo de Caxias do Sul desde que a Diocese foi implantada em 1936. Dom Paulo passará a ser Bispo Emérito de Caxias.

A entrega da carta renúncia tem como objetivo o encerramento oficial do seu trabalho como pastor à frente da Diocese de Caxias, onde está há 35 anos. Sua substituição, no entanto, não é imediata.

Na verdade, o Papa Bento XVI terá que aceitar, o que normalmente sempre acontece, a renúncia que é compulsória. Nos bastidores, os comentários são de que a data de 31 de maio seria a da oficialização do ato.

Depois de informar que entregará a carta renúncia no dia 25 de maio, Dom Paulo, mostrando grande serenidade, disse que “ele sempre se sentirá bispo, pois bispo é bispo para toda a vida”.

Dom Paulo Moretto disse ainda que “espera continuar colaborando e ajudando”. Lembrou que “quando se é jovem sempre há uma exigência maior, quando se é velho, como é o meu caso, espera-se mais compreensão”.

Dom Paulo nasceu no dia 26 de maio de 1936, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, em Caxias do Sul, ordenando-se sacerdote em 1961.

Assumiu como Bispo de Caxias em 1976, substituindo a Dom Benedito Zorzi, que estava no comando do bispado desde 1952. Dom Benedito havia substituído a Dom José Barea, primeiro bispo da Diocese de Caxias que manteve-se no cargo de 1936 a 1951, quando faleceu. Fonte

2 comentários:

  1. A noticia da Gazeta é uma mistura de release da Câmara de Vereadores com a reportagem da rádio Caxias sobre o assunto. Quem puder ouvir o áudio saberá o que estou falando.

    Nada como estar no ambiente da notícia para saber como se fazem essas reportagens. E o pior nem deram o crédito para a minha amiga Aline Ecker... #Lamentável

    ResponderExcluir
  2. Ufa, rsrs!

    A notícia da Gazeta estava confusa e muito extensa, percebi que algo estava errado e cheio de erros, parece que foi feito na hora correndo e com absoluta urgência e exclusividade.

    E sobre o crédito pela minha parte foi dado a Gazeta por ter sido nela a "fonte" da notícia postada aqui, e por fim sobre a Gazeta não ter dado, bom, aí sabemos como está a situação dos meios de comunicação.

    ResponderExcluir