Pages

segunda-feira, agosto 15, 2011

A morte do ex-prefeito caxiense Mario Vanin deixa a cidade de luto

Foto: Roni Rigon

O domingo foi de tristeza para a cidade de Caxias do Sul, nesta dia 14 de agosto, o ex-prefeito Mario Vanin aos 69 anos morreu de madrugada, vítima de um infarto.

Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde fazia tratamento de saúde. O corpo do político foi velado no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e sepultado nesta segunda-feira, no Cemitério Parque.

----

Mário David Vanin nasceu no dia 07 de dezembro de 1941, em São Marcos. Filho de Antônio Vanin e Érica Aumond, pertencia a uma família de nove irmãos, sendo eles Henrique, Luiz, João, José, Lourdes, Pedro, Walter e Angela. A origem humilde, em uma família de agricultores, não impediu que ele, ainda muito jovem, saísse do interior de São Marcos, da localidade de Linha Zambicari, no intuito de estudar para ser Padre.

Mais tarde, em Caxias do Sul, cursou a Faculdade de Direito da, na época, recém criada Universidade de Caxias do Sul, diplomando-se em Ciências Jurídicas e Sociais no ano de 1967, com apenas 26 anos. Esta era uma idade considerada precoce para os padrões de ensino daquele período. Casou-se com Vera Menegotto. Era pai de Simone, Raquel e Thiago, e avô de de João Victor, Luca, Bernardo, Vitória, Maria Luisa e Theodoro.

Em sua formação jurídica, além de ter participado e palestrado em inúmeros cursos no Brasil e no exterior e ser pós-graduado e especializado em Direito e Comércio Exterior, atuou como professor, sendo membro do corpo docente do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul. Foi advogado, atividade que sempre exerceu, exceto no período em que se dedicou de forma integral à política.

Na Universidade de Caxias do Sul, além de ter sido graduado e pós-graduado pela instituição, já em março de 1968, foi nomeado pelo então Reitor na época, Dr. Virvi Ramos, como Secretário da Faculdade de Direito. Dentre os cargos e funções exercidas dentro da UCS, destacam-se:

* Professor Assistente de Direito Constitucional, quando o titular era Dr. Moacir Mendes de Oliveira, em 1969

* Professor Universitário de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional, aprovado por concurso, desde agosto de 1978

* Vice-Reitor da Universidade de Caxias do Sul, no período 1987 a 1988
Coordenador da Divisão de Contabilidade, designado pelo Reitor Abrelino Vazatta

* Coordenador, na qualidade de Vice-Reitor, da Comissão de Redação Final do quadro de Carreiras Docentes

* Membro do Conselho Diretor da FUCS (1975 – 1976/1993 - 1997) na qualidade de Prefeito Municipal

* Diretor do Instituto de Administração Municipal da Universidade de Caxias do Sul – UCS, em 1997

Mário David Vanin também atuou por duas vezes como Presidente da Festa Nacional da Uva, no período compreendido entre os anos de 1983 a 1987. Foi Presidente da Comissão Comunitária nas edições de 1984 e 1986.

Torcedor esmeraldino, contribuiu com o Esporte Clube Juventude como Vice-Presidente Jurídico nos anos de 1967, 1968 e 1969. Atuou como Presidente da Comissão Regional dos festejos comemorativos ao Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no ano 1975, e como membro fundador da Academia Caxiense de Letras, onde ocupava a Cadeira de nº 11.

Mário David Vanin começou a construir sua carreira política no exercício da Chefia de Gabinete da Secretaria da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1967. Posteriormente, no período de 1969 a 1972, foi vereador de Caxias do Sul, sendo vice-presidente da Câmara no ano de 1971.

Foi Secretário Municipal do Planejamento nos anos de 1988 e 1989, e Diretor do SAMAE, em 1974. Atuou como Presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do Estado) no ano de 1986 e foi Vice-Presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul) de 1995 a 1996.

Eleito Vice-Prefeito Municipal de Caxias do Sul, de 1973 a 1974, assumiu como Prefeito Municipal em 1974 e 1975. No ano de 1989, foi novamente eleito Vice-Prefeito. No ano de 1992, foi o eleito Prefeito Municipal, para o mandato de 1993-1996.

Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário