Pages

segunda-feira, setembro 05, 2011

Aleluia FM de Caxias do Sul pode estar com potência irregular e invade espaço de Santa Maria

Foto: Site da Rede Aleluia FM

O radialista Ricardo Squarcieri da Medianeira AM e FM de Santa Maria fez uma denúncia na comunidade Rádio no Rio Grande do Sul do orkut ao informar que a Rede Aleluia FM de Caxias do Sul (93.5) invade o sinal da rádio Antena 1 (93.5) de Santa Maria. "Tem algo errado aqui! Estava uns 50 km para chegar em Santa Maria e a rádio de Caxias tomando conta! Pergunto isso é legal?"

A denúncia do radialista trouxe uma série de questionamentos, debates e informações sobre a legalidade, o que e como ocorre esta invasão de espaços de emissoras de localidades distantes. De acordo com o membro da comunidade, Gustavo o problema que deve ter ocorrido é a propagação. "Dependendo do terreno e do clima, é possível que se sintonize a radio, mesmo há varios km de distãncia, apenas coincidiu de serem na mesma frequência."

Segundo Fernando, outro membro da comunidade, o sinal da rádio 93,5 da Rede Aleluia Caxias é muito forte. "Já sintonizei ela em Rio Grande, Capão, Torres, Cachoeira do Sul e em Poa entra forte, mesmo com a 93,7 (Gaúcha)". O radialista Ricardo faz uma crítica por ela já ser potente e a falta de cuidado na projeção de extensão. "Pessoal deveria ter cuidado em projetar a extensão do sinal com propagação, para não atrapalhar as outras extensões!"

O membro da comunidade Uilian ressalta a potência da emissora e afirma que já sintonizou a rádio em vários lugares e ainda justifica um provável motivo da rádio ter sinal em Santa Maria. "Caxias é muito alta e deve ajudar, e muito também pra que se propague tanto, tem que ver até onde é o raio de proteção da Antena Um de S.Maria."

Conforme Angelo, a rádio tem só 16 Kw e traz mais informações sobre o sinal da emissora em Caxias do Sul. "Como Caxias esta mais de 800m nivel do mar e deve ter se não me engano antenas numa torre de 110m, com bom ganho ela vai longe, isso aliado a uma boa propagação vai longe mesmo, e outra quem sabe Antena 1 de SM não estaria la com uns 500w nesse dia? Logo isso não é uma questão grave até porque anatel hoje em dia nem saberia como resolver isso...."

O dono da Comunidade Rádio no Rio Grande do Sul, Vladimir Fontoura, conversou com o engenheiro José Sperotto, que é responsável pela rádio da UFRGS e com passagem por Difusora, TVE, TV Gaúcha(hoje RBS TV), Piratini e entee outras rádios, e que trabalha há 40 anos neste ramo, para ter uma posição de especialista.

De acordo com Sperotto, "ainda em AM se pode tolerar uma interferência pequena a noite, mas existe por lei algo chamado 'Contorno Protegido', que refere-se a um espaço livre em que rádios de frequências próximas precisam obedecer. Conforme ele, em se tratando de FM e de dia ainda, fatalmente se enquadra em uma situação irregular. Não pode uma rádio interferir na frequência de outra, em nenhuma hipótese, por lei."

Segundo o radialista Ricardo Squarcieri, a Antena 1 de Santa Maria tem 10 kw de potencia e afirma que a Aleluia 93.5 de Caxias do Sul invade o espaço. "A rádio de Caxias está irregular e não pode atropelar o sinal da Antena 1 na região de Santa Maria mesmo com propagação!! Os engenheiro da Rede Aleluia de Caixas devem ter errado alguma coisa no transmissor."

Ainda conforme Ricardo, a Antena 1 tem que cobrir o sinal sem interferência por volta da cidade de Cruz Alta, pouco antes entre uma e outra tem que haver um espaço livre justamente por causa da propagação! "Agora a Rede Aleluia chegar o sinal nos limites da cidade esta super errado!! A isso acontece mutas vezes na semana! Então acho que não é algo comum!" Dispara o profissional da rádio Medianeira AM e FM de Santa Maria.

De acordo com Angelo, ele acha que ambas emissoras são de classe A1. "Se não for é perto disso, ambas tem um contorno protegido de 40 km a partir do seu sistema irradiante, Caxias opera com 16,5KW, não há como uma desregulagem no transmissor gerar um espúrio ou harmônica a 200km, por mais fora de sintonia que estiver isso não passa de alguns km's."

Para Angelo há varios fatores a serem observados para estes problemas de expansão. "Altura das antenas, potência na saída do transmissor, potência efetiva irradiada das antenas, altura das mesmas, tudo isso contribui em FM, o alcance é 'visual', pois devido o comprimento de onda e forma de propagação que se em 'quase linha reta' isso favorece muito também."

Ainda conforme o membro da comunidade no orkut, exitem mais fatores que contribuiem para uma rádio de Caxias invador o espaço de Santa Maria. "Quanto relevo Caxias esta muito mais alto que Santa Maria, mesmo as FM's de SM estando num morro mais alto ainda assim deve se considerar a serra nas mediações de SM.

De acordo com Angelo, a potência do transmissor, pode ser que a válvula dele esteja nas últimas e o técnico pode não ter se dado conta. "O pessoal ainda não se deu de conta por talvez não haver um técnico permanente na emissora, e mais uma coisa qual é a direção que antena da FM de SM está com mais sinal direcionado? Se for para região da fronteira ou central, Cruz Alta consequentemente não terá muito o que receber."

Ricardo informa que todo o sistema da Antena 1 foi trocado quando a Rede Gaúcha entrou na antiga frequência. "Depois saiu a Gaúcha e voltou a Antena 1! Todo jogo de sistema de transmissão da Antena 1 é moderno e de altíssima qualidade! (...) Mesmo assim são 40km protegido! A rádio de Caixas (Aleluia 93.5) entra muito próximo da cidade de Santa Maria ! Isso quase diariamente!"

O radialista Ricardo trouxe mais informaçõs sobre o que pode estar ocorrendo e volta a afirma que a emissora de Caxias está irregular. "Está irregular a Rede Aleluia de Caxias!!! O técnico da Antena 1 me mostrou um mapa de emissores aonde no máximo podem ir com propagação e por estar num local alto o sinal não deve passar. Eu olhei o mapa dele e tentei meio por cima copiar o que vi."

Mapa parecido do técnico da Antena 1 de Santa Maria. O sinal em azul é aonde estás a interferência comentada e se a Aleluia estive3r irregular, a tendência é acontecer como mostra o sinal azul
Foto: Reprodução / Imagem meramente ilustrativa


Por fim, o membro da comunidade Gustavo responde a algumas peguntas independentes sobre as polêmicas da expansão estarem ou não ireegulares. "A emissora de CAXIAS DO SUL deve ter uma antena com 50 metros de altura instalada num ponto alto da região; em consequência, descendo a serra, o seu alcance é ilimitado, dependerá apenas das condições atmosféricas de cada dia."

Gustavo informa que a emissora de SANTA MARIA, sendo de classe A1, "tem direito a um C.S. de 40 km; isto significa que ela pode reclamar quando houver qualquer interferência dentro destes 40 km de distância da sua antena. E JÚLIO DE CASTILHOS está localizado a 53 km de SANTA MARIA, ou seja, a emissora de SANTA MARIA NÃO PODE RECLAMAR de qualquer interferência que ocorra na área urbana de JÚLIO DE CASTILHOS."

De acordo com site Tudo Rádio, a Rede Aleluia 93.5 FM de Caxias do Sul está com 50kw e conforme a Anatel, a emissora está na classe A1.

A Aleluia está nos 93.5 de caxias do Sul desde o dia 11 de abril de 2007. De acordo com o site do Wikipédia a Rede Aleluia é uma das maiores cadeias de rádios do Brasil, possui quase 80 filiadas e cobre 75% do território nacional. A programação evangélica pertence à Igreja Universal do Reino de Deus, do mesmo grupo da Rede Record de Televisão.

Um comentário:

  1. E JÚLIO DE CASTILHOS está localizado a 53 km de SANTA MARIA, ou seja, a emissora de SANTA MARIA NÃO PODE RECLAMAR de qualquer interferência que ocorra na área urbana de JÚLIO DE CASTILHOS."


    ivam o sinal da radio nao faz curva com as estrada!! o sinal em fm é linha reta!! e em linha

    ResponderExcluir