Pages

segunda-feira, setembro 26, 2011

Dia do Rádio - 25 de Setembro [ÁUDIOS HISTÓRICOS]


O rádio é o meio de comunicação mais apaixonante, não existe uma pessoa que diga eu não gosto de rádio, tanto na amplitude modulada (AM) como nas jornadas esportivas, o jornalismo, o serviço de utilidade pública e o entretenimento, como na frequência modulada (FM), com as músicas mais tocadas, as relembradas, informação mais rápida, dinâmica e direta, e o jeito 'descolado' com a descontração do comunicador.

A 'latinha', como é carinhosamente chamado o rádio, é o veículo que mais emociona o ser humano, com o contato e a forma de falar sobre os problemas, as mensagens e as notícias. Em contrapartida, o rádio num estalo, o ouvinte logo se diverte com os momentos mais inusitados, as piadas, os erros dos locutores, as atrapalhadas e as panes nos "bendito" computador que não consegue rodar o arquivo, tudo no ar e tudo "sob controle".

O rádio é o veículo mais rápido na informação, em pouco tempo, ele está no local e o repórter já está no ar, para trazer a informação recém ocorrida, diferente de outros veículos que precisam de um aparato ou 'rodar' a notícia apenas no dia seguinte. As pessoas querem as notícias na hora, no imediato e com agilidade e apenas o rádio pode fazer isso, mesmo com a tecnologia.

O dia do rádio é comemorado na data do aniversário de Roquete Pinto, considerado o "Pai do Rádio Brasileiro", 25 de setembro. No ano de 1923, Roquete Pinto foi quem inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro.

Confira áudios que explicam o porque que a 'latinha' é tão apaixonante:

No primeiro áudio tem a despedida do programa 'Repórter Esso' da rádio Nacional, que marcou o jornalismo no pioneirismo do rádio. O anúncio do encerramento do programa foi dito pelo locutor emocionado, Roberto Figueiredo, no dia 31 de dezembro de 1968:


No segundo áudio, a locutora Flavinha da extinta rádio Studio 93.5 FM de Caxias do Sul brinca com o ouvinte. A rádio foi considerada a melhor da serra na década de 90:


E no último áudio, ouça o relato do repórter da rádio Agudo AM, Márcio Nunes, que narra a queda de uma ponte na cidade de Agudo-RS, no dia 05/01/2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário