Pages

31 de outubro de 2011

SUPER CURIOSIDADE: Alho não protege contra vampiros

O site da Super Interessante informa que mais uma crença popular vai por água abaixo: alho não repele vampiros. Conforme o site, ocorre o contrário, tem potencial para atraí-los. E você aí carregando dentes de alho no bolso.

“Vampiros são temidos em todos os lugares, e alho tem sido apontado como um repelente eficaz contra eles”, lembram pesquisadores da Universidade de Bergen (Noruega). Eles quiseram, então, explorar esse efeito cientificamente. Sim, o plano era testar se alho, na vida real, é capaz de repelir vampiros.

Na hora de colocar a mão na massa, eles se depararam com o empecilho de que, bem, vampiros não existem. Mas a equipe não deixou esse pequeno detalhe atrapalhar seus planos: “na falta de vampiros, usamos sanguessugas“, contam.

Nos testes, sanguessugas foram colocadas sobre mãos limpinhas ou mãos cheirando a alho. E surpreenderam: duas a cada três preferiam grudar na mão suja de alho — e faziam isso com mais agilidade: depois de apenas 15 segundos, em comparação aos 45 segundos que as outras levavam para grudar na mão sem cheiro.

Portanto, “a crença tradicional de que o alho tem propriedades repelentes está, provavelmente, errada”, concluem os pesquisadores, “e esse estudo indica que o alho tem potencial para atrair vampiros“, dizem, antes de recomendar que, para evitar problemas, restrições ao uso de alho deveriam ser consideradas.

Não adianta reclamar depois.

0 comentários:

Postar um comentário