Pages

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Carnaval de Caxias do Sul na reta final da passarela e o CD vai ser entregue na véspera dos desfiles

A maior festa cultural do país sofre com a folia em Caxias do Sul. O município caxiense que já viveu inúmeros carnavais em clubes com muita alegria e diversão, atualmente tenta se reerguer com o esforço de poucos festeiros e muito sacrifício.

O carnaval é brincadeira, é festa, e existe os prós e contras, de quem gosta e de quem não curte, é um direito de todos. Antigamente se dizia que o ano só começava no Brasil, depois do carnaval, o que hoje é uma mentira.

A festa carnavalesca de Caxias do Sul nas últimas edições sofreu uma grande revolução de organização, desfiles fora de época, apresentações nacionais para arrecadar dinheiro e apoio financeiro da prefeitura com critérios importantes e necessários.

Nas últimas edições da festa na cidade com raras exceções, teve como grande atrativo a divulgação de um cd com os sambas enredos das escolas. Um cd bem produzido que chama a atenção da população em conhecer os enredos. Neste ano de 2012 e há poucos dias do carnaval o cd não foi distribuído e pouco é comentado sobre isto.

O carnaval de Caxias do Sul que vai realizado em duas noites na rua Sinimbu, centro da cidade, no sábado (18) e no domingo (19) sofre com as grandes dificuldades financeiras e de divulgação. O jornalista Roberto Carlos Dias vai ser um dos homenageados do carnaval e é o que mais traz informações sobre a folia caxiense.

O cd que era para ser lançado há alguns dias, vai ser entregue apenas na véspera do carnaval, informa o jornalista no twitter. "Reunião da Liga Carnavalesca acabou agora pouco (14/02) na Câmara de Vereadores. CD do Carnaval só sairá sexta, ou seja, na véspera do desfile."

No sábado passado, 11, o jornalista já havia reclamado no twitter sobre o descaso com algumas escolas sobre o cd. "A uma semana do Carnaval, parece descaso com escolas, que fizeram gravação em estúdio". E o jornalista Roberto Carlos Dias fez ainda uma ressalva sobre a qualidade de gravação e a penalidade de algumas escolas. "Se porventura algumas agremiações não entregaram gravação do samba com qualidade para constar no CD, não se pode penalizar todas as escolas".

O secretário de cultura de Caxias do Sul Antônio Feldmann sempre atuante no twiiter, foi perguntado nesta rede social sobre o cd do carnaval caxiense, na quinta-feira, 09, de quando seria lançado os sambas enredo, mas ele preferiu não se manifestar ou não leu a mensagem. Entretanto o cd da Festa da Uva foi muito comentado no lançamento na semana passada.

O carnaval de Caxias do Sul desde a última edição em 2011, tenta ser mais profissionalizante, tem até transmissão da TV Caxias, canal comunitário, com a cobertura de todos os desfiles, O cd que serve como divulgação, poucos vão ter acessos. E os meios de comunicação não tem culpa disso.

A Liga Carnavalesca me parece que erra com a falta de informações. Não existe um site/blog com notícias sobre a folia caxiense, e muito menos sobre a história da festa em Caxias do Sul. O máximo que ocorre é com esperneio da falta de verbas e da reclamação de críticas, mas falta também uma autoavaliação da própria Liga de como querem o tratamento da maior festa cultural do país, que parece estar na reta final da passarela caxiense.

A grande alteração neste ano é que 12 escolas vão desfilar entre os dias 18 e 19 de fevereiro, na rua Sinimbu. As seis primeiras colocados vão fazer parte do grupo especial em 2013 e as seis últimas colocadas vão ser rebaixadas para o grupo de acesso.

Ordem dos desfiles:

Sábado, 18/02
20h Unidos do Centenário
21h XV de Novembro
22h Imperatriz do Vale
23h Reino do Sol e da Lua
00h Unidos da Zona Norte
01h Protegidos da Princesa
02h Mancha Verde

Domingo, 19/02
19h São Vicente
20h Pérola Negra
21h Unidos da Tia Marta
22h Nação Verde e Branco
23h Incríveis do Ritmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário