Pages

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Rádio gaúcho começa 2012 com muitas mudanças na capital e na serra

O ano recém iniciou e o mercado radiofônico do Rio Grande do Sul teve muitas mudanças no dial AM e FM da capital e também do interior. A seguir um resumo de algumas novidades positivas e negativas, de um dos mercados mais importantes do país.

Luiz Augusto Alano
A rádio Gaúcha AM / FM que completou 85 anos nesta quarta-feira, 08, teve como novidade, a estreia do narrador Luiz Augusto Alano, na transmissão da partida Ypiranga x Grêmio. Alano que trabalhava na rádio CBN/Diário de Florianópolis e que teve também passagens por Caxias do Sul, em 2002 e 2003, na rádio São Francisco SAT e Caxias AM.

José Aldo Pinheiro
O narrador Luiz Augusto Alano substitui José Aldo Pinheiro que foi demitido do Grupo RBS, após 17 anos de casa. De acordo Zé Aldo, a explicação dada é que encerrou o ciclo dele no Grupo. "O ciclo terminou aqui na empresa (Grupo RBS). Aqui na empresa não encontramos ninguém contra ti, todos te acham uma pessoa espetacular, tenha tranquilidade que um dia a posição de hoje pode mudar", contou ele no facebook.

O José Aldo Pinheiro que é advogado, também informou aonde pode ser encontrado pelos colegas e amigos. "Aos colegas que tem me ligado quero que saibam que a minha sala lá na 'Ferreira Santos e Pinheiro Advogados Associados' estará sempre aberta a receber a todos até que eu retorne ao meio e tenha o prazer de voltar a conviver com vocês."

Marcos Couto
Ainda no rádio AM da capital, uma outra mudança foi o retorno do Marcos Couto na Band. Couto era narrador da Guaíba, após ele ter sido demitido da prórpria Band. O narrador continua também na rádio ABC AM de Novo Hamburgo.

Gustavo Mota
O radialista e jornalista político, Gustavo Mota, pediu demissão da Band. Ele apresentava o programa diário 'Conexão Band', nas tardes da emissora, há mais de dois anos. "O ano eleitoral pesou favoravelmente para este desfecho porque desta vez quero me dedicar integralmente aos projetos de consultoria em marketing eleitoral. Tenho mais de mais de duas décadas de experiência em campanhas políticas no rádio e não teria como conciliar o comando do programa com os novos trabalhos que estão iniciando."

Um outro motivo da rescisão de contrato de Mota, foi a insatisfação dele e também da Band com a falta de dinheiro (retorno financeiro) para o programa permanecer no ar. "Apesar de elogiado pelo estilo democrático de abordar temas polêmicos, e abrir espaços para todos, não teve o esperado retorno financeiro para suportar seus custos. O que foi frustrante tanto pra mim como para a empresa. E Não se faz programa só com elogios e disposição política. É preciso dinheiro. E realmente do ponto de vista comercial sou zero. Este quadro: a insatisfação da empresa e a minha foram a gota dágua deste processo que só foi antecipado no tempo.... Ou vai ver que o programa era muito ruim mesmo ou seu alcance pequeno. Vai saber..." Desabafou Mota no facebook.

O Gustavo Mota que vai poder concretizar um antigo sonho de produzir um
blog de informações e análises da área política, especialmente neste ano, com os debates que antecedem as eleições nas principais cidades do Estado. "Aguardem o meu blog até o final de março. Vou virar patrão."

Eron Dalmolin
O humorista e comunicador Eron Dalmolin foi demitido da Band AM e Ipanema FM. O radialista relatou através do twitter, a sua saída e "desligamento" do grupo Bandeirantes de Porto Alegre. "Informo a quem interessar possa que fui "desligado" da Band e da Ipanema. Aos que ficam, toda a sorte do mundo. E obrigado pelo carinho."

O comunicador ainda no twitter salientou que a saída do grupo, foi de iniciativa da Band/Ipanema. "Aos caros amigos, informo que é sério, não foi iniciativa minha e se estiver em outra emissora, informarei. A todos, obrigado pelo carinho." O futuro de Eron pode ser o retorno na Pop Rock FM, emissora que ele deixou para ser coordenador da Ipanema. Como disse o ex-patrão Mauro Borba para Dalmolin "O mês de fevereiro está movimentado no meio rádio!".

Nilton Fernando
O radialista Nilton Fernando um dos criadores da Ipanema FM, não é mais apresentador do ÚNICO programa AO VIVO da Continetal. "FRUSTRAÇÃO: aviso aos meus 12 leitores e 5 ouvintes que não estarei mais na Continental FM 98.3, ao vivo como vinha acontecendo!! O listão, mais uma vez, falou mais forte!!! Gracias até aqui pela sintonia de Vcs...."

A decisão da Pampa de tirar Nilton da Continental foi por causa do Ibope e a preferência econômica do grupo de NÃO ter profissionais no ar. Conforme o radialista Nilton Fernando, ele continua na Pampa. A Continental FM faz parte do Grupo Pampa de Comunicação, um dos maiores grupos do estado em rádio e televisão.

Mateus Ribeiro
Da capital rumo a serra gaúcha. Em Caxias do Sul a primeira mudança do ano foi o retorno de Mateus Ribeiro aos microfones. O comunicador que trabalhou na Atlântida 105.7 da cidade, é o novo locutor da UCS FM 106.5.

Atualmente Mateus faz o horário da tarde na emissora universitária, no comando do programa 'Contato'. Em março com as mudanças de programação da emissora, ele vai assumir o horário da noite. "Depois de fevereiro meu horário será de seg a sexta das 20h às 22h." Disse ele no facebook.

Luciano Cardoso
O radialista Luciano Cardoso que fazia as tardes da emissora foi demitido, e deixou um agradecimento no twitter aos ouvintes. "Agradeço a todos os ouvintes da @ucsfm que me ouviam nas tardes da rádio em 2010- 2011, muito obrigado, vou sentir saudades! Abração."

No facebook, o coordenador da UCS FM, Fernando Machado, contou que ele teve uma conversa com um possível novo integrante do cast da UCS FM de Caxias do Sul, portanto, mais uma novidade pode aparecer no dial FM caxiense. "Cara muito bacana! Conversa informal, afinal estou de férias."

Sandro Maravilha
Fernando Machado que informou a contratação do comunicador Sandro Maravilha na UCS FM de Bento Gonçalves. "Aproveito pra dar as boas vindas ao Sandro Maravilha que integra desde sexta (27/01) a equipe UCS FM de Bento. Bem vindo ao time meu velho amigo!"

Sandro Maravilha que estava na rádio Estação FM de Carlos Barbosa e já teve uma grande passagem por Caxias do Sul na extinta Studio 93,5. "A melhor época! Nunca trabalhei em uma rádio como a Studio 93 FM... o melhor período (pra mim) foi entre 1994 até 1997."

Júlio Souza
O radialista Júlio Souza que trabalhava há 5 anos na Rede Maisnova FM foi demitido. Julio fazia o horário da madrugada e desde que tinha voltado de férias estava na produção. Segundo Júlio, ele saiu de portas abertas da empresa e o futuro está incerto. "Viajar para o exterior ou continuar os estudos."

O radialista Júlio se despede dos ouvintes da Manisnova FM através deste blog PAPO DE GRINGO. "Agradeço aos colegas, anunciantes e ouvintes por tudo que vivemos nesses mais de cinco anos. Tô aberto a novos desafios. E se eles não virem logo devo decidir se faço um intercâmbio nesse primeiro semestre ou encaro as aulas na UCS". O Júlio Souza além de ter um blog para gravações de textos publicitário (endereço AQUI), está presente no facebook e twitter.

Rafael Tomé
No rádio AM de Caxias do Sul, o repórter esportivo Rafael Tomé saiu da rádio Caxias AM. Ele estava na emissora do STC (Sistema Trídio de Comunicação) há 5 anos. Rafael Tomé recentemente criou um blog que tem um foco especial para a dupla Ca-Ju, e pode ser acessado AQUI.

Gladir Azambuja
E por fim, o narrador Gladir Azambuja é novo coordenador da rádio 1010 AM, emissora integrante do STC. O narrador Gladir substitui Maiko Costa que saiu do STC, e foi trabalhar na São Francisco SAT, emissora geradora da RedeSul de Rádio.

O rádio gaúcho começou com muitas novidades em 2012 e outras estão por vir em breve.

----

ATUALIZAÇÃO 2013

As mudanças do rádio gaúcho em 2013 [AQUI]

5 comentários:

  1. Primeiro, grato pela indicação do blog. Saí da Rádio Caxias por ter sido demitido, mas deixei grandes amigos lá, foi uma grande experiência de vida. Vida que segue e novos projetos em vista. Abraço, Rafael Tomé

    ResponderExcluir
  2. Grande Cabide, excelente repórter esportivo, baita colega de trabalho. Saudades da Rádio Caxias e sei que ainda tem gente sentindo o mesmo. Após também ter me desligado da Rádio Caxias e ter passado alguns meses em uma agência de comunicação(www.dapbbs.com.br) agora vou retornar a minha cidade natal e investir em uma Web Rádio. Lhes informo mais assim que o projeto estiver próximo de ir ao ar!

    ResponderExcluir
  3. ONDE ESTARÁ O PAULO BANDEIRA, LOCUTOR QUE TRABALHO ACHO QUE MIO SÉCULO NO INTERIOR E FOI TRAZIDO PARA A PAMPA SEMANAS ANTES DE FECHAR O ESPORTE COM A COMPRA DA GUAIBA PELA RECORD? ELE ERA UM ÓTIMO NARRADOR ESPORTIVO E SOUBE QUE ANDOU COORDENANDO O ESPORTE DA VIVA, DEPOIS FOI PARA SANTA CATARINA, MAS NÃO OUVI MAIS FALAR NELE.
    ARTÊMIO LOUIS FRAGA

    ResponderExcluir
  4. O Paulo Bandeira hoje é advogado em Porto Alegre e atualmente não está trabalhando nos meios de comunicação da capital.

    ResponderExcluir
  5. O Aldo era amiguinho do Andrézinho, um foi e outro ficou, até quando, nunca se sabe.

    ResponderExcluir