Pages

quarta-feira, abril 11, 2012

Jornalista Cidadão Caxiense Paulo Cancian revela o desafio do novo jornal diário Folha de Caxias

Foto: Leticia Rossetti

O novo impresso Folha de Caxias inicia a circulação de forma gratuita por 15 dias a partir desta sexta-feira, 13, em Caxias do Sul/RS. O jornalista Paulo Cancian que é o diretor institucional da Folha e foi homenageado em sessão solene da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 10, como Cidadão Caxiense foi entrevistado pelo repórter Lucas Guarnieri.

Na entreviata o jornalista Paulo Cancian comentou sobre o sonho e desafio da Folha de Caxias. Para Cancian, a ideia de ter um outro jornal diário na cidade, nunca decorreu de qualquer confronto com o Pioneiro. O Pioneiro é o único periodódico de circulação diária na cidade, possui toda a estrutura do Grupo RBS, que é o maior grupo de comunicação do estado.

Conforme Cancian, ter uma concorrência é muito importante para não ter a formação de apenas uma opinião. "A alternativa de leitura é muito importante pra não permitir que estabelece um hegemonia de opinião." O último jornal diário de Caxias que concorria com o Pioneiro, foi o Folha do Sul que fechou há 18 anos.

Foto: Vanessa Gomes

O periódico semanário Tempo Todo criado em 2001, encerrou o expediente em março deste ano, na edição 502, para dar lugar a Folha de Caxias. Segundo Cancian, que era o proprietário do jornal, a ideia do veículo era para que o Tempo Todo fosse diário. "Não foi possível por uma série de circunstâncias. A principal era que haveria a necessidade de fazer investimentos. Eu sou jornalista e não um capitalista, e também não teria a condição de convencer as pessoas de fazer investimentos deste porte, até pelo fracasso de outras experiências."

O Tempo Todo fechou e Paulo Cancian se diz estar muito contente, por agora participar do projeto de um novo jornal diário na cidade. "Agora surgiu esta oportunidade, e estou muito feliz também por ter sido convidado a participar da implantação da Folha de Caxias". O jornalista é o diretor institucional do periódico.

Foto: Marcio Schenatto

O projeto piloto circula nesta quarta-feira, 10, na redação da Folha para consumo interno dos profissionais do veículo. A equipe da redação conta com 20 pessoas (jornalistas, fotógrafos e diagramadores). A primeira edição da Folha de Caxias sai nesta sexta-feira, dia 13. A circulção inicial vai ser de 10 mil exemplares e gratuita por 15 dias. "É um novo ciclo que inicia na midia impressa de Caxias do Sul.", conta Cancian.

A Folha de Caxias vai ter uma circulação de segunda a sexta-feira, com 16 páginas, sendo 8 coloridas. As seções do periódico vão ser de economia, esporte, polícia, política, social e variedades. A sede do jornal fica nas antigas instalações do Tempo Todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário