Pages

16 de maio de 2012

FMs com mais audiência são de música para 'povão'

As cinco rádios FM mais ouvidas de São Paulo (e do Brasil) são de música para o povão: neosertanejo, pagode e "brega chic". É o que mostra o ranking de audiência das rádios FM no último trimestre.

A rádio com maior audiência hoje é a Nativa FM, do Grupo Band, com quase 272 mil ouvintes por minuto e 1,6% de participação nas rádios ligadas entre 7h e 19h (o horário nobre das rádios). Ela é seguida bem de perto Tupi FM, que tem 261 mil ouvintes/minuto e 1,54% de participação.

Em terceiro lugar está a pagodeira Transcontinental, com 245 mil ouvintes/minuto. No quarto lugar, novamente uma rádio do Grupo Band, a Band FM: com brega e sertanejo. Em quinto, outra rádio neosertaneja: a Gazeta.

Confira tabela abaixo:


A medição de audiência das rádios pelo ibope é feita de forma parecida com a que é feita para a TV: por amostragem. Somadas, as audiências das 10 rádios FM mais sintonizadas em São Paulo atingem quase 2 milhões de ouvintes por minuto.

A maior diferença entre a TV e o rádio é que, apesar de haver muito mais estações de rádio do que canais de TV aberta, o ouvinte “zapeia” muito menos que o telespectador. Há, aparentemente, uma fidelidade maior do ouvinte de rádio: ele deixa numa determinada emissora e passa o dia ouvindo-a.

Jornalismo

Interessante notar no ranking que as chamadas rádios jornalísticas ou de prestação de serviço têm audiências irrisórias perto das musicais. A rádio jornalística mais bem colocada no último trimestre foi a CBN, em 19º lugar e com 0,28% de participação. São duas posições atrás, por exemplo, da Gospel FM.

A Bandnews vem a seguir, em 25º lugar, e a Estadão/ESPN está em 33º lugar. Fonte

0 comentários:

Postar um comentário