Pages

quarta-feira, maio 16, 2012

FMs com mais audiência são de música para 'povão'

As cinco rádios FM mais ouvidas de São Paulo (e do Brasil) são de música para o povão: neosertanejo, pagode e "brega chic". É o que mostra o ranking de audiência das rádios FM no último trimestre.

A rádio com maior audiência hoje é a Nativa FM, do Grupo Band, com quase 272 mil ouvintes por minuto e 1,6% de participação nas rádios ligadas entre 7h e 19h (o horário nobre das rádios). Ela é seguida bem de perto Tupi FM, que tem 261 mil ouvintes/minuto e 1,54% de participação.

Em terceiro lugar está a pagodeira Transcontinental, com 245 mil ouvintes/minuto. No quarto lugar, novamente uma rádio do Grupo Band, a Band FM: com brega e sertanejo. Em quinto, outra rádio neosertaneja: a Gazeta.

Confira tabela abaixo:


A medição de audiência das rádios pelo ibope é feita de forma parecida com a que é feita para a TV: por amostragem. Somadas, as audiências das 10 rádios FM mais sintonizadas em São Paulo atingem quase 2 milhões de ouvintes por minuto.

A maior diferença entre a TV e o rádio é que, apesar de haver muito mais estações de rádio do que canais de TV aberta, o ouvinte “zapeia” muito menos que o telespectador. Há, aparentemente, uma fidelidade maior do ouvinte de rádio: ele deixa numa determinada emissora e passa o dia ouvindo-a.

Jornalismo

Interessante notar no ranking que as chamadas rádios jornalísticas ou de prestação de serviço têm audiências irrisórias perto das musicais. A rádio jornalística mais bem colocada no último trimestre foi a CBN, em 19º lugar e com 0,28% de participação. São duas posições atrás, por exemplo, da Gospel FM.

A Bandnews vem a seguir, em 25º lugar, e a Estadão/ESPN está em 33º lugar. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário