Pages

quarta-feira, junho 06, 2012

Por quê mandar SMS dá tanto erro e ainda é cobrado?

Foto: horizontal.integration
Oi, eu gostaria de saber onde ficam as mensagens de celular quando eu as envio, aparece “mensagem enviada”, mas ela não chega para a outra pessoa?

Elas vão para a mesma dimensão que as tampas de canetas, os controles remotos e as reclamações das namoradas quando vocês, homens, estão no bar com os amigos.

Mas, antes disso, as mensagens que não são entregues ficam armazenadas nos servidores de rede da operadora por 24 horas. Nesse período, a empresa de telefonia móvel (aquela mesma que faz você reclamar 3 a 5 vezes por semana) segue tentando enviar a mensagem ao destinatário. Caso não consiga, o SMS é descartado.

Para explicar melhor, um homem do meio: o empresário da área de soluções em mobilidade corporativa Cássio Bobsin Machado explica que a principal dificuldade ligada à deficiência na entrega da mensagem são os problemas de roaming, ou seja, localizar o destinatário que está fora da sua área de cobertura.

“Se eu viajo para os Estados Unidos, a operadora de lá precisa informar a minha localização para a operadora aqui no Brasil. Além disso, é preciso saber em qual antena de cobertura dos EUA eu estou. Só assim podem enviar o SMS corretamente. É muito complexo, por isso existem falhas”, explica.

Outros problemas como defeitos no aparelho receptor e na antena e erros de configuração na operadora de destino também podem impedir a entrega da mensagem.

Em todos os casos você paga pelo serviço do mesmo jeito, Marco, pois o SMS é tarifado pelo envio e não pela entrega. Fonte

Por essas e outras que nós, entidades acima do bem e do mal, preferimos aquele aplicativo maneiro de troca de mensagens cujo nome é um famoso trocadilho da língua inglesa que já foi inclusive mote de uma campanha publicitária muito da boazuda e também foi usado em cenas de clássicos magníficos do cinema, como este:

Nenhum comentário:

Postar um comentário