Pages

terça-feira, julho 17, 2012

Segunda-feira é o dia que mais ocorrem suicídios e infartos

Foto: flickr.com/nalbertini

Você odeia segunda-feira? Falta disposição para voltar à rotina depois daquele fim de semana agitado? Se sim, você não está sozinho. Dê uma olhada nessa lista de descobertas científicas sobre as segundas-feiras – e aproveite para justificar todo esse mau humor.

- A maioria das pessoas só sorri depois das 11h16…
A pedido de uma empresa britânica, a OnePoll, especializada em pesquisas, entrevistou 2 mil funcionários para saber algumas verdades sobre as segundas-feiras. A primeira conclusão: as pessoas acordam tão mal humoradas às segundas que conseguem esboçar o primeiro sorriso apenas às 11h16.

- …se atrasa para o trabalho (e rende menos)
Segundo a pesquisa, pouco mais de 50% dos trabalhadores não chegam ao trabalho no horário. E pior, só conseguem trabalhar de verdade durante três horas e meia. Em compensação, ir ao trabalho pode ser uma boa saída para o mau humor. “Trabalho pode ser o melhor lugar para ir às segundas. Somos essencialmente homens das cavernas em cidades. Queremos nos sentir parte de uma tribo, então pegamos uma xícara de chá, sentamos e começamos a trabalhar. Depois do ritual, estamos pronto para uma semana produtiva”, diz Alex Gardner, psicólogo envolvido com a pesquisa.

- Adultos odeiam mais as segundas-feiras
Outra constatação da pesquisa da OnePoll: pessoas entre 45 e 54 anos sofrem mais com o início da semana e gastam cerca de 12 minutos falando mal da segunda-feira. Quanto ódio.

- Suicídios aumentam nesse dia…
Os dados vêm do Escritório de Estatísticas Nacionais da Inglaterra. Segundo eles, 16% dos suicídios entre os homens acontecem em plena segunda-feira – 17% das mulheres também preferem se matar nesse dia. A preferência pelo sábado e domingo é menor: 13% dos suicídios acontecem durante o fim de semana. Eles também perceberam maior incidência de suicídios após aniversários ou Ano Novo. “Isso pode estar ligado aos recomeços, como Ano Novo, aniversário, ou só o começo da semana”, diz Anita Brock, co-autora da pesquisa.

- …os infartos também
Segundo o British Medical Journal, os casos de infarto sobem 20% às segundas, em comparação aos outros dias da semana. A causa é previsível: estresse e pressão alta por conta do retorno ao trabalho.

- Sexo e televisão ajudam a melhorar seu humor
Ficou ainda mais desanimado? Então fique tranquilo, a pesquisa da OnePoll também revelou os melhores jeitos de curar o mau humor de segunda: ver televisão, fazer sexo, comprar qualquer porcaria pela internet, comer chocolate, planejar as férias. Isso deve funcionar em qualquer dia, não? Fonte

Um comentário:

  1. Muito bom artigo. As pessoas procuram se distrair no final de semana, na tentativa de esquecer os problemas. Quando dão de cara com a segunda-feira, os problemas continuam lá, inalterados. Uma pessoa que tenha um projeto pessoal com ações a serem desenvolvidas a partir de segunda-feira, não vai se deparar com o infortúnio de um suicídio; a autoestima dessa pessoa está elevada.

    ResponderExcluir