Pages

13 de março de 2013

Habemus Papam: Bergoglio é eleito no Vaticano como o novo Papa


O argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, é o novo líder máximo da Igreja Católica. O novo pontífice vai se chamar Papa Francisco I, ele apareceu na janela para saudar os fiéis na Praça São Pedro por volta das 16h20 (horário de Brasília).

Bergoglio é o primeiro papa latino-americano da história. O anúncio e pronunciamento do novo Papa foi em Latim, e durou 2 minutos.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de março de 2013, às 15h05 (horário de Brasília), saiu a fumaça branca da capela Sistina, no Vaticano, que indicava a escolha do pontífice.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.

Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres.

O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.

0 comentários:

Postar um comentário