Pages

16 de maio de 2013

Rádio Gaúcha cresce e já é terceira colocada no FM de Porto Alegre


Divulgado mais um resultado geral da audiência FM de Porto Alegre, com base nos dados do Instituto Ibope. O mercado apresentou uma mudança importante no chamado “top 3” do FM da capital gaúcha, quebrando a hegemonia das rádios populares após muitos anos sem mudanças no “tipo” de rádio que ocupava essas três primeiras colocações. Acompanhe a pesquisa atual (fevereiro a abril/2013) que será confrontada com a anterior (janeiro a março/2013), período 05h-00h (todos os dias e locais), com dados do Instituto Ibope.

O principal destaque da medição ficou com a Rádio Gaúcha FM 93.7, emissora que assumiu a terceira colocação geral de audiência nos principais períodos relacionados à abrangência “todos os dias”. Com isso a Gaúcha passa a ser o canal controlado pelo Grupo RBS melhor colocado no FM de Porto Alegre, além de quebrar uma hegemonia das rádios chamadas de “populares” no “top 3” do ranking da capital gaúcha. Na atual medição a Rádio Gaúcha aparece à frente da sua companheira de grupo, a Cidade FM 92.1. Também é observado o fato da Gaúcha não estar distante da Eldorado FM 96.7, emissora da Rede Pampa que hoje ocupa a vice-liderança geral. A 104 FM 104.1 segue isolada na primeira colocação, mas também viu cair a distância existente entre sua colocação e às demais participantes do ranking (isso na participação de mercado).

Nos últimos anos o mercado de Porto Alegre acompanhou aos poucos a evolução da Rádio Gaúcha no FM (rádio que segue sendo um importante vetor de audiência no meio AM) e a polarização da disputa pelas primeiras colocações entre as rádios 104 FM, Cidade e Eldorado. Na atual medição a Gaúcha quebrou essa “regra” de apenas populares ocuparem as três primeiras colocações do ranking, situação observada nos últimos 10 anos apenas em determinados momentos com rádios jovens como a Jovem Pan FM 97.5 (que já chegou a ocupar a terceira colocação geral em Porto Alegre). Agora o mercado fica na expectativa da possibilidade de permanência da Rádio Gaúcha nesse “top 3” e também se haverá um novo crescimento que poderia resultar em um acirramento da disputa pela vice-liderança na capital gaúcha.

Mais mudanças: segue acirrada a disputa entre Atlântida FM 94.3 e Jovem Pan FM 97.5, porém agora com leve vantagem para a Atlântida FM. No “hora a hora” (que mede os índices por horário) a 97.5 FM aparece na liderança do segmento jovem/pop na maioria dos horários, porém a média da 94.3 FM é inchada pelos resultados do humorístico “Pretinho Básico”, programa que no seu primeiro horário (13h00) chega a ser vice-líder geral de audiência e no segundo (18h00) torna a Atlântida a rádio mais ouvida do FM da capital gaúcha nessa faixa horária. O “Pretinho Básico” segue como um fenômeno de audiência do rádio de Porto Alegre. Na sequência do ranking aparece as rádios do segmento adulto-contemporâneo Continental FM 98.3 e Antena 1 FM 89.3. Fonte

Top 10
01. 104 FM 104.1 (Rede Pampa)
02. Eldorado FM 96.7 (Rede Pampa)
03. Gaúcha FM 93.7 (Grupo RBS)
04. Cidade FM 92.1 (Grupo RBS)
05. Atlântida FM 94.3 (Grupo RBS)
06. Jovem Pan 2 FM 97.5 (Rede Pampa)
07. Continental FM 98.3 (Rede Pampa)
08. Antena 1 FM 89.3
09. Liberdade FM 95.9 (Rede Pampa)
10. Itapema FM 102.3 (Grupo RBS)

0 comentários:

Postar um comentário