Pages

sábado, dezembro 14, 2013

Câmara dos Deputados sugere que emissoras escolham padrão de rádio digital

Foto: Divulgação

A Subcomissão Especial de Rádio Digital da Câmara dos Deputados recomenda em seu novo relatório que as emissoras escolham livremente a nova tecnologia de rádio digital. Segundo o documento, a decisão “traria uma transição mais suave e sem ônus excessivos” para as rádios, que também teriam autonomia para eleger a melhor forma de transição.

Apesar de apontar mais vantagens para o HD Radio, na faixa de FM, e para o DRM nas Ondas Curtas, os deputados acreditam que “a solução mais acertada” seria “liberar o mercado para adotar o padrão tecnológico que lhe for mais conveniente”, "para não atrasar mais o processo de migração, que vem trazendo graves prejuízos às emissoras e à população”.
A subcomissão também recomenda a adoção da multiprogramação para as estações de FM, pois significaria, na avaliação dos deputados, uma oportunidade de novos negócios. Disponível apenas na tecnologia HD Radio, o recurso permite que cada emissora transmita até três programas diferentes e adicionais no mesmo canal.

O relatório recomenda ainda que a escolha do novo padrão seja feita antes do início das operações na faixa de FM estendida, “de modo que os novos receptores a serem fabricados sejam compatíveis com as duas mudanças”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Abert

Nenhum comentário:

Postar um comentário