Pages

domingo, janeiro 19, 2014

Apresentador do canal BBC acusado de pedofilia teria abusado de mil vítimas na emissora

Foto: Lewis Whyld / AP

Ex-apresentador da rede de televisão britânica BBC, Jimmy Savile teria abusado sexualmente de cerca de mil meninas e meninos dentro das instalações da emissora, como camarins e estúdios, segundo revelou neste domingo o jornal “The Observer”. Um relatório independente da ex-juíza da Corte de Apelações Janet Smith, que deve ser divulgado no próximo mês, afirma que o número preciso de vítimas de Savile talvez nunca seja conhecido, mas o fato de que os executivos da BBC tinham conhecimento do comportamento do apresentador pode ser comprovado.

A investigação de Janet é um desdobramento do inquérito liderado por Nick Pollard, ex-executivo da Sky News, para apurar as razões por trás do engavetamento de uma edição do programa Newsnight, da BBC, que no ano passado planejava exibir algumas das suspeitas sobre Jimmy Savile.

- Os números são chocantes. Muitas centenas e, potencialmente, até mil pessoas foram vítimas de Savile quando ele estava representando a corporação. O relatório vai ofuscar o de Pollard. Ele vai direto ao cerne de como Savile foi capaz de fugir dos crimes mais hediondos sob os narizes da equipe da BBC por mais de 40 anos - disse uma fonte ao “The Observer”.

A ampla gama de testemunhos de vítimas examinados atrasou a publicação do relatório em um mês.

Peter Saunders, presidente-executivo da Associação Nacional para Pessoas Abusadas na Infância (NAPAC, na sigla em inglês), que foi consultado pela investigação de Janet, disse:

- Considerando a vida de Savile, eu não duvidaria (que mil pessoas foram abusadas por ele dentro da BBC). A outra coisa que eu achei extraordinária, e muito triste, é o número de pessoas que falei e que estavam ligadas à BBC. Muitos disseram: 'Ah, sim, todos nós sabíamos sobre ele'.

A advogada Liz Dux, que representa 74 das vítimas de Savile, disse Janet foi meticulosa em seus interrogatórios com as testemunhas e ressaltou que o relatório deve colocar a emissora mais uma vez em xeque.

- Savile aproveitava cada oportunidade. Ele nunca teve um dia tranquilo então estes números não me surpreendem - afirmou Liz. - Janet é amplamente respeitada e estou confiante de que ela não vai deixar nenhuma pedra sobre pedra. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário