Pages

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Série ‘Nem Tudo é Gre-Nal’ estreia na tv

A primeira bola de futebol chegou ao Rio Grande do Sul em 1900, trazida pelo alemão Johannes Minnemann
Foto: Reprodução/RBS TV

A RBS TV estreia neste sábado (11), no Curtas Gaúchos, a série ‘Nem Tudo é Gre-Nal’, a partir das 12h30min. A exibição vai ser de quatro programas inéditos sobre a história do futebol no Rio Grande do Sul.

O início do esporte no estado, a chegada da primeira bola, a fundação dos clubes, a rivalidade, os grandes clássicos, o Gauchão e a Copa de 1950 são alguns dos temas da série “Nem Tudo é Gre-Nal”.

O programa de estreia, “Porto de Partida”, que será exibido dia 11 de janeiro, faz um mergulho na primeira era do futebol. O curta mostra os movimentos de fundação dos primeiros clubes do estado de 1900 a 1909, a importância do porto de Rio Grande e do Sport Club Rio Grande para a chegada e dispersão da bola de futebol em solo gaúcho e a fundação dos maiores clubes do sul, que transforma a rivalidade em alma do futebol do Rio Grande do Sul.

Para Guilherme Petry, diretor da série, contar essa história é um trabalho gratificante.

- Sinto que fizemos um documento importante sobre uma das maiores paixões de milhões de gaúchos. Além disso, criamos momentos históricos como o encontro entre os ex-jogadores Milton Kuelle e Larry de Pinto de Faria - comenta.

A série traz depoimentos de nomes como André Kruse, Nico Noronha, Fagner Dornelles, Rodrigo Cardia, Willy Cesar, Cleber Grabauska e Luis Fernando Verissimo, além de ex-jogadores como Larry Pinto de Farias, Milton Kuelle, José Tarciso de Souza e Valdomiro Vaz Franco.

“Nem Tudo é Gre-Nal” tem direção de Guilherme Petry, roteiro de Caetano Manenti e Felipe Prestes, argumento de Bruno Cassali e Thiago Morão, produção executiva de Cristiano Trein, direção de fotografia de Lucas Cunha, direção de produção de Ismael Moraes. Produção da Sqma Filmes e realização RBS TV.

Programas:
11 de janeiro: “Porto de Partida”
18 de janeiro: “As Cores da Rivalidade”
25 de janeiro: “Peleia Gaúcha”
01 de fevereiro: “Além do Rio Grande”

Com informações da Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário