Pages

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Ministro do Esporte apresenta livro 'A Pátria de Chuteiras' em Porto Alegre

Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

O Ministério do Esporte organizou a edição de 40 crônicas do dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues no livro A Pátria de Chuteiras. Com a proximidade da realização da Copa do Mundo e a relevância do tema futebol no Brasil em 2014, a Secretaria de Estado da Cultura solicitou a doação de alguns exemplares para as bibliotecas públicas do Estado.

Para atender ao pedido, o ministro Aldo Rebelo veio ao Estado apresentar a obra em um encontro realizado na tarde dessa quinta-feira (20), no mezanino da Casa de Cultura Mario Quintana. O ministério vai doar 700 exemplares que serão entregues pelo Sistema Estadual de Bibliotecas às instituições municipais, Pontos de Cultura e instituições estaduais.

O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, agradeceu a doação e disse acreditar que "teremos a melhor de todas as copas". Assis Brasil também parabenizou o ministro pela iniciativa de editar o livro. "Nelson Rodrigues usou o futebol como metáfora do povo brasileiro e nada melhor que esta homenagem neste 2014 em que seremos novamente campeões mundiais", afirmou.

Aldo Rebelo destacou a festa universal que é o futebol, ultrapassando a modalidade de esporte. "O futebol no Brasil foi a grande plataforma de ascensão social de jovens pobres e negros. É uma ferramenta na luta pela igualdade em nosso país". A escolha de Nelson Rodrigues se deu pelo significado de sua obra: "50 anos depois as crônicas dele são mais atuais do que quando foram escritas. Nelson Rodrigues sempre enalteceu as virtudes do povo brasileiro".

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também participou da cerimônia e salientou as paixões e a cultura popular despertadas pelo futebol e a importância de Nelson Rodrigues neste cenário.

A obra
Os textos do livro foram selecionados pelo ministro Aldo Rebelo em um trabalho de pesquisa de mais de um ano. A edição de A Pátria de Chuteiras foi feita pela Nova Fronteira, por iniciativa do Ministério do Esporte, e contou com o apoio do BNDES. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário