Pages

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Rede Maisnova FM começa a operar em Pelotas no dia 17 de fevereiro

Foto: Ivan Sgarabotto

O dia 31 de janeiro ficará marcado na história do rádio pelotense. A Alfa FM, que por 34 anos levou informação, entretenimento e música aos ouvintes, foi ao ar no dial 94,5 FM pela última vez na sexta-feira. A primeira emissora de Pelotas a funcionar na frequência modulada dará lugar a um novo empreendimento da Fundação Cultural Princesa do Sul, da Igreja Católica. A partir do dia 17 deste mês, a programação das ondas da 94,5 FM passam a ser de responsabilidade da Rede Maisnova FM, de propriedade dos Frades Capuchinhos, de Caxias do Sul, tradicional ordem religiosa.

Fundada em 1º de outubro de 1979, a Rádio Alfa FM surgiu como um modelo de entretenimento no rádio pelotense. Co-irmã da Rádio Universidade 1160 AM, a emissora desempenhou papel importante no cenário do radialismo de Pelotas, com o surgimento de programas responsáveis por aproximar o público ouvinte dos locutores e apresentadores da época. Música, esporte, cultura e agenda social.

As ondas da 94,5 não deixarão de existir. Mas a mudança na grade de programação e no formato de funcionamento da nova titular do dial transformam a extinta Alfa FM em memória na vida dos profissionais e ouvintes acostumados com a emissora. Foi assim que uma das vozes marcantes do rádio pelotense, o irreverente Mario Antônio, despediu-se da companheira por quase 20 anos. O radialista lembra de momentos históricos no comando de seu programa retrô, como ele mesmo o denomina. "Foi a melhor época da minha vida pós-juventude. É com grande saudade que vejo a extinção da Alfa. Mas é algo normal da vida. Ciclos se fecham para que outros se abram. Resta, apenas, saudade".

Durante 20 anos de sua vida, Mario Antônio acostumou-se a visitar a casa de milhares de ouvintes no programa que levava seu nome. Sempre aos domingos, o locutor trazia de volta clássicos dos anos 60, como Roberto Carlos, Beatles e Elvis Presley. Era parada obrigatória aos jovens de outrora, simbólica expressão utilizada pelo radialista na hora de expressar o carinho pelos seus admiradores e amigos.

"Cheguei de um baile onde trabalhava por volta das 9h45min em casa. Coloquei o despertador para as 10h55min. Levantei, tomei café, mas notei que estava dando umas músicas estranhas. Liguei pro Mario Antônio, perguntei o que estava havendo. Foi quando tive a notícia. Alto astral, músicas que marcaram nossa época. Não tinha preço. É triste, fará falta, com certeza", disse o aposentado e músico, Airton Krolow. Tristeza Mario Antônio demonstra por não ter tido a oportunidade de dar um até breve aos ouvintes. "Domingo levantei rápido, pensando que estava atrasado para o programa. Foi quando minha filha me lembrou. 'Não pai, hoje não tem mais'. Aquilo me fez mal. Não tive a chance de dar adeus. Pode até mudar o prefixo, mas o projeto continuará", promete o radialista.

A nova Rádio
O novo empreendimento da Fundação Cultural Princesa do Sul tem como objetivo "difundir princípios visando a formação cívica, moral, cultural e religiosa do povo através da radiodifusão", segundo nota enviada pela entidade. A Maisnova FM é a maior rede de rádios do estado do Rio Grande do Sul, chegando a sua décima filiação no contrato firmado com a FCPS.

A abrangência dos mesmos 94,5 FM passa a ser de duas milhões de pessoas, possibilitando um maior alcance da cidade durante as programações, que poderão interagir diretamente Garibaldi, Sarandi, Vila Flores, Marau, Pelotas, Caxias do Sul, Soledade, Vacaria, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, municípios onde a rede de rádios está presente.

A Maisnova já possui uma grade de programação local diária pré-definida de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 14h às 17h e domingos pela manhã. Fonte

Confira a lista de emissoras da Maisnova:
98.5 Rede Maisnova Caxias do Sul
88.1 Maisnova Garibaldi
90.7 Maisnova Sarandi
93.9 Maisnova Vila Flores
94.5 Maisnova Pelotas
94.7 Maisnova Marau
99.1 Maisnova Soledade
101.5 Maisnova Vacaria
102.5 Maisnova Passo Fundo
104.3 Maisnova Lagoa Vermelha

2 comentários:

  1. Por falar em rádio a PAN está deixando Porto Alegre conforme anunciado no Tudo Radio.

    ResponderExcluir
  2. Morava na Serra Gaúcha e nunca deixei de escutar a mais nova,hoje moro em pelotas.

    ResponderExcluir