Pages

domingo, março 02, 2014

Expositores de uva são premiados em jantar baile em Caxias do Sul

Foto: Ícaro de Campos

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), realizou na noite deste sábado (1º/03) o Jantar e Baile do Viticultor, no Salão da Comunidade de Forqueta. Na ocasião, foram entregues os troféus para os 37 produtores premiados na Exposição de Uvas, que acontece na 30ª Festa Nacional da Uva.

Concorreram à premiação 315 produtores. Dos viticultores participantes, 27 foram contemplados com viagens às regiões produtoras de uvas do Chile e da Argentina. O julgamento foi realizado na véspera da abertura da Festa por uma equipe de seis jurados, todos especialistas no cultivo de uvas. Eles analisaram as seguintes qualidades: bordô, isabel, niágara branca, niágara rosada, lorena, moscato Embrapa, moscato branco, cabernet sauvignon, merlot, Itália, rubi e conjunto/granjas.

O titular da SMAPA, Araí Horn, agradeceu ao presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, por acreditar no trabalho dos produtores rurais e valorizar o interior ainda mais na edição deste ano. "A exposição de uvas, somada ao espaço dos distritos e ao Sabor da Festa ficou amplo, generoso, bem localizado. É o reconhecimento desta edição da Festa ao interior", disse, agradecendo também à comissão julgadora da premiação, aos parceiros, à equipe da Secretaria e aos produtores de uva. "São 1.800 famílias que dependem da uva no meio rural. Cumprimento a todos pela maravilhosa safra e pelo trabalho diário de todos, que resultou nessa linda exposição de uvas da nossa Festa", completou o secretário.

Edson Nespolo falou da história da Festa da Uva. "Há 83 anos um visionário luso chamado Joaquim Pedro Lisboa transformou uma feira de uva numa grande festa. Festa essa com direito à vinda de presidentes da república, primeira transmissão da televisão em cores do país, inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante na BR-116", lembrou, saudando também os jovens viticultores presentes no jantar de premiação pela dedicação e envolvimento no cultivo da uva no interior. "A exposição de uvas, a degustação, as coisas do interior e do gaúcho são simples, mas que mais atraem os visitantes da nossa Festa. Já temos um crescimento de público de 20% em comparação ao mesmo período da Festa anterior, então estamos no caminho certo e isso se deve principalmente a vocês, viticultores, pelo trabalho", ressaltou o presidente.

O Prefeito também lembrou que Caxias foi construída a muitas mãos, se referindo a diversidade, o tema da 30ª edição da Festa da Uva, e que ela está acima de todos. "Como faremos a festa sem a uva? A festa somos todos nós, mas principalmente a uva que é a rainha das rainhas. Hoje é um dia de comemoração, agradecimento e reconhecimento por vocês fazerem parte da nossa Festa, porque sozinho ninguém faz nada. A cada Festa da Uva a solidariedade de todos é um exemplo", destacou, lembrando que a valorização do produtor parte com um justo preço mínimo da uva.

Participaram também do jantar e baile na noite deste sábado, a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, demais secretários municipais, as Soberanas da Festa da Uva, Embaixatrizes da comunidade, o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo, os presidentes dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, o subprefeito de Forqueta, Gil Marcel Rodrigues e convidados. Fonte

Abaixo a lista dos premiados:

CONJUNTO
1º lugar Painel Didático: 374 João Pedro Toss

1º lugar Painel Temático: 607 Euclides Venturin

3º lugar: 566 Adiles Debastiani Boff


BORDÔ

1º lugar: 351 Raul Mugnana

2º lugar: 344 Valdenir Antonio Tonietto

3º lugar: 566 Adiles Debastiani Boff


CABERNET SAUVIGNON

1º lugar: 638 Silvino Luiz Pozzan

2º lugar: 385 Marlene Dalla Rosa

3º lugar: 631 Celso Luis Zanrosso


ISABEL

1º lugar: 429 Paulo Casagranda

2º lugar: 460 Nilse Teresinha Meneguin

3º lugar: 464 Fernando Luis Zangalli

4º lugar: 374 João Pedro Toss


ITÁLIA

1º lugar: 442 Gilmar Luis Comerlato

2º lugar: 607 Euclides Venturin

3º lugar: 610 Charles Venturin


LORENA

1º lugar: 450 Valderes Antonio Formigheri

2º lugar: 451 Benvindo Formigheri

3º lugar: 607 Euclides Venturin


MERLOT

1º lugar: 524 Samuel Longo

2º lugar: 438 Gervásio Longo

3º lugar: 437 José Angelo Zattera


MOSCATO BRANCO

1º lugar: 442 Gilmar Luiz Comerlato

2º lugar: 386 Luis José Zangalli

3º lugar: 461 Rodrigo Zangalli


MOSCATO EMBRAPA

1º lugar: 429 Paulo Casagranda

2º lugar: 455 Lucas Luis Tonietto

3º lugar: 523 Valter João Gaiardo


NIÁGARA BRANCA

1º lugar: 442 Gilmar Luis Comerlato

2º lugar: 464 Fernando Luis Zangalli

3º lugar: 436 Rojane Teresinha Giazzon Piccoli


NIÁGARA ROSADA

1º lugar: 385 Marlene Dalla Rosa

2º lugar: 645 Ademir Augusto Zanrosso

3º lugar: 610 Charles Venturin


RUBI

1º lugar: 483 Kelvin Comerlato

2º lugar: 472 Diego Antonio Isoton

3º lugar: 485 Sady Comerlatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário