Pages

segunda-feira, julho 07, 2014

Fifa decide não punir autor de joelhada que tirou Neymar da Copa

Foto: Reuters/Marcelo Del Pozo

O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu nesta segunda-feira não aplicar nenhuma punição ao jogador colombiano Juan Camilo Zúñiga, autor da joelhada que tirou o atacante brasileiro Neymar do restante da Copa, alegando que não poderia intervir, já que o incidente não escapou à atenção do árbitro espanhol Carlos Velasco.

"Depois da análise da questão e da ampla documentação recebida da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o presidente chegou à conclusão que o Comitê Disciplinar da Fifa não pode considerar essa questão à luz das condições delineadas no Comitê Disciplinar da Fifa para que o Comitê Disciplinar possa intervir em uma situação desse tipo", informou a Fifa em comunicado.

Segundo a entidade, entre os motivos que impedem uma ação do Comitê Disciplinar está o fato de Velasco ter notado a entrada de Zúñiga em Neymar durante a partida e o fato de o árbitro ter decidido não dar nem o cartão amarelo nem o vermelho ao colombiano por conta da jogada.

Neymar teve uma vértebra na região lombar fraturada na jogada e está fora do restante da Copa do Mundo.

"É importante notar que as condições sob as quais o Comitê Disciplinar da Fifa pode intervir em qualquer incidente devem ser consideradas independentemente das consequências desse incidente, como a lamentável lesão sofrida por um jogador", afirma o comunicado.

"Finalmente, em um comentário geral, a Fifa e o Comitê Disciplinar da Fifa lamentam qualquer incidente ocorrido em campo que tenha um impacto negativo na saúde dos jogadores. Desejamos a Neymar uma rápida e total recuperação, assim como a todos os jogadores que deixaram a Copa do Mundo por causa de lesões."

O Comitê Disciplinar da Fifa havia decidido punir o atacante uruguaio Luis Suárez por uma mordida dada no zagueiro italiano Giorgio Chiellini com nove jogos de suspensão da seleção do Uruguai e quatro meses de banimento do futebol.

Nesse caso, no entanto, o árbitro mexicano Marco Rodríguez não viu o lance.

Tanto Velasco quanto Rodríguez, que apitará a semifinal entre Brasil e Alemanha na terça-feira, foram mantidos pela Fifa na Copa do Mundo nesta segunda-feira e estão no páreo para apitar a final do torneio, dia 13 de julho no Maracanã.

Com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário