Pages

terça-feira, julho 28, 2015

Projeto visa formar público e divulgar a música caxiense nas escolas


No mês de agosto, entre os dias 03 e 14, exceto sábado e domingo, o Festival Brasileiro de Música de Rua, vai levar oito das principais bandas de Caxias do Sul para escolas públicas da cidade, por meio do Música Nas Escolas. O projeto é custeado pelo Financiarte, e realizado pela De Guerrilha Produções Artísticas, Varsóvia Educação e Cultura e Sesc Caxias do Sul.

Por meio dele, os músicos irão mostrar aos alunos, com shows, oficinas/palestras, a força da cena musical caxiense. Além disso, a ação visa promover o encontro de músicos locais de distintos gêneros com o universo do jovem, contribuindo para a formação de público consumidor da música local e aproximando espectadores dos produtos culturais da cidade.

Respeitando o horário das aulas e o fluxo de trabalho das instituições de ensino, a organização do projeto optou por fazer shows de trinta minutos, começando na hora do intervalo. Já as palestras serão ministradas pelos músicos da consagrada banda de instrumental caxiense Ária Trio.

Confira a programação completa. Data, escola e artistas:

03/08/2015 - Escola: Papa João XXIII (Bob Shut)
04/08/2015 - Escola: São Caetano (Descartes)
05/08/2015 - Escola: Teotônio Vilela (Catavento)
06/08/2015 - Escola: Imigrante (Bob Shut)
07/08/2015 - Escola: Emílio Meyer (Mindgarden)
10/08/2015 - Escola: Abramo Pezzi (Spangled Shore)
11/08/2015 - Escola: Clemente Pinto (Spangled Shore)
12/08/2015 - Escola: Presidente Vargas (Poetas Divilas)
13/08/2015 - Escola: Irmão José Otão (Poetas Divilas)
14/08/2015 - Escola: Cristóvão de Mendonça (Cristian Rigon)

Palestras
14/08/2015 - Escola: Abramo Randon (Esmeralda Frizzo – Ária Trio)
14/08/2015 - Escola Abramo Randon (Ricardo Biga - Ária Trio)
14/08/2015 - Escola: Abramo Randon (Tomás Savaris – Ária Trio)

Informações sobre as bandas/ músicos:

Bob Shut
| https://www.facebook.com/bobshut
Tem sido notada por seu estilo com letras positivas, existencialistas e um som interiorano atípico para bandas de rock, um “rock rural”. Inspirada por elementos do rock alternativo dos anos 90, a banda apresenta em seu segundo disco "II" uma eclética forma de compor, ainda mantendo a sua marca. Bob Shut é música feita para todos: Letras para manter a mente aberta e o coração simples.

Descartes | https://www.facebook.com/descartescxs
Nascida em meados de 2011, a Descartes é uma banda expoente no cenário independente de Caxias do Sul. Seu som se destaca pelas fortes e livres transições do hardcore de essência para outros gêneros como o jazz, a bossa nova e pequenos flertes com a psicodelia. Em 2012 lançaram o EP “Steve Julio” e em 2015 divulgam seu primeiro álbum completo, “Ensaio”, lançado pelo selo Honey Bomb Records.

Mingarden | https://www.facebook.com/mindgarden.br
A banda mindgarden surgiu em Caxias do Sul em meados de 2008 com proposta de tocar música autoral, instrumental e de qualidade. Uma profusão de influências passa pelas ondas britânicas dos anos 60 a 00, pelo grunge, o post rock e o stoner rock, marcados essencialmente pelo caráter psicodélico. Além de tudo, é possível perceber levadas regionais que transformam a música da Mindgarden em uma viagem rural-contemporânea-psicodélica.

Spangled Shore | https://www.facebook.com/SpangledShore
Spangled Shore é o projeto do multi-instrumentista caxiense Gabriel Balbinot. Atualmente se apresenta como um One Man Band, no qual faz as percussões com os pés e toca violão, bandolim e banjo, alternadamente, enquanto interpreta suas canções. Festival Pira Rural 2014, Mostra Música Daqui 2014, Festival Manifestasol 2013, Mississipi Delta Blues Festival 2013, Festival Brasileiro de Música de Rua 2013 e 2015 foram alguns dos grandes eventos os quais Spangled Shore esteve presente.

Poetas Divilas | http://poetasdivilas.blogspot.com.br/
Fundado em 1997, o Poetas Divilas, trabalha com o hip hop de forma pedagógica dentro das periferias e escolas da serra gaúcha.

Cristian Rigon | https://www.facebook.com/CristianRigonBluesTrio
Músico, professor de música, arranjador, compositor e produtor. Há mais de 20 anos trabalhando com música. Compondo, gravando excursionando e produzindo diversos artistas.

Ária Trio | https://www.facebook.com/ariatriocxs
Grupo instrumental que trabalha composições que flertam com a música erudita, jazz, blues, ritmos regionais brasileiros e latinos. Recentemente lançaram seu segundo álbum, "Ária Trio II".

Nenhum comentário:

Postar um comentário