Pages

domingo, outubro 04, 2015

Rádio São Francisco completa 48 anos

Foto: Ivan Sgarabotto/Arquivo

Neste domingo, dia 04 de outubro, a Rádio São Francisco de Caxias do Sul comemora 48 anos de atividades. A emissora, ligada aos Freis Capuchinhos, tem seu foco de programação no radiojornalismo, prestação de serviços, religiosidade e entretenimento, com fortes raízes com o público da Serra Gaúcha.

O tradicional canal 560 AM chega a mais de 20 municípios e abrange uma população estimada em um milhão de pessoas. Além disso, a São Francisco atua como geradora de programação via satélite da RedeSul de Rádio, a maior rede de rádios do interior gaúcho, composta por 12 emissoras, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foi à primeira rede do estado a constituir-se no formato de geração de conteúdo por satélite em 1999.

Pioneira também no formato de radiojornalismo em Caxias do Sul, a Rádio São Francisco possui uma equipe qualificada de repórteres e apresentadores que mantém um contato muito próximo e permanente com os ouvintes.

Em sua história, a emissora realizou grandes coberturas, acompanhando dentre outros, os títulos do Juventude no Campeonato Gaúcho (1998) e Copa do Brasil (1999) e do Caxias no Estadual Gaúcho (2000). A Rádio São Francisco esteve no Vaticano cobrindo o Conclave para a escolha do Papa, no ano de 2013, e posteriormente também no Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude, com a presença de Francisco, que conversou exclusivamente com a reportagem.

A tradição de coberturas também ocorre nas transmissões dos pleitos eleitorais e da Festa Nacional da Uva, com o acompanhamento em todos os desfiles, além de ser a rádio oficial das Olimpíadas Coloniais da Festa da Uva, evento que mobiliza toda a comunidade da região da Serra Gaúcha desde 1994.

A Rádio São Francisco apresentou neste ano, uma série de novidades na programação para fortalecer ainda mais a grade com novos formatos e vinhetas, visando uma maior aproximação com as comunidades e uma abordagem cada vez mais interativa dos assuntos locais e regionais.

A emissora encabeçou um processo de alterações na linguagem da programação das sete emissoras coordenadas pelos Freis Capuchinhos, com uma unificação da grade de programação. Também passou a adotar um novo slogan: "A tua rádio". Estrearam na programação diária: Tá na Hora (05h-06h), Conectado (06h-09h), Temática (09h-12h), No Ponto (12h-13h), Em Alta (14h-17h), Te Aprochega (17h-18h), Encontro Certo (18h-19h) e Tua Essência (20h-00h).

Neste processo de constante modernização, a São Francisco apresentou recentemente o novo portal de notícias totalmente remodelado. Através do site www.saofrancisco.am.br, os ouvintes podem acompanhar a programação em tempo real e ainda ler e ouvir as notícias, bem como interagir com a emissora e escutar podcasts de programas em qualquer horário do dia.

A Rádio São Francisco foi à primeira emissora de Caxias do Sul a levar seu sinal para os aplicativos móveis Apple e Android, permitindo aos seus ouvintes acompanharem a programação de qualquer lugar através de celulares, smartphones e tablets. O público também interage com a emissora pelo Facebook, Twitter, Instagram e o WhatsApp (54) 9953-0616. A São Francisco pode ser captada em todo o Brasil na antena parabólica e, em Caxias do Sul, no canal 300 da Net Digital, sendo a única emissora de radiojornalismo da região a operar neste sistema.

Possui também um canal exclusivo de música para web www.saofrancisco.am.br/alternativa. A “São Francisco Alternativa” surgiu como uma nova tendência de oferta de conteúdos para públicos específicos e para o universo corporativo, através da internet. A emissora web se encaixa no perfil adulto contemporâneo, com 56 minutos de música a cada hora, agregando informações de cultura e do mundo artístico para uma audiência exigente.

Com o slogan “música boa na web a toda hora”, a São Francisco Alternativa é focada em música, enquanto a Rádio São Francisco continua dando prioridade ao jornalismo, à prestação de serviço e ao entretenimento, ambas se complementando durante as 24 horas do dia.

A Rádio São Francisco é hoje uma referência também em investimentos na qualificação de seus profissionais e na estrutura técnica. Os estúdios e o parque de transmissores estão entre os mais modernos

Texto: Ivan Sgarabotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário