Pages

sexta-feira, julho 09, 2021

Câmara Municipal homenageia o presidente da República com o Prêmio Caxias do Sul

Foto: Michel Sonda/divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Velocino Uez, homenageou, na tarde desta sexta-feira (09/07), o presidente da República, Jair Bolsonaro, com o Prêmio Caxias do Sul, condecoração máxima do Legislativo caxiense. 

A concessão da honraria se deveu a relevantes serviços prestados à comunidade. Junto com vereadores da Casa, Velocino entregou o troféu a Bolsonaro, momentos antes do discurso do mandatário brasileiro, na abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, junto ao Ginásio 1 da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

De acordo com o chefe do Parlamento local, a vinda de Bolsonaro à cidade se constitui em marco histórico e engrandece o olhar nacional para Caxias do Sul. Velocino ressaltou o fato de o presidente ter chancelado a inauguração do UCSGraphene, que coloca o município em evidência, como polo tecnológico na América Latina e no mundo. 

Junto com o presidente da Câmara, estavam os vereadores Adriano Bressan, Alexandre Bortoluz, Ricardo Daneluz e Sandro Fantinel, além do prefeito municipal, Adiló Didomenico, ministros de Estado, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

A feira prosseguirá entre segunda e sexta-feira da próxima semana, sendo aberta à comunidade empresarial, mediante pré-inscrição. 

A UCSGraphene atua com pesquisa, produção, caracterização e aplicação de grafeno, em escala industrial. Entrou em operação, em 14 de março de 2020, como a primeira unidade de negócios da Serra Gaúcha credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que atua no fomento à inovação, na indústria nacional.

O grafeno é obtido do grafite, por meio da reordenação hexagonal dos átomos do carbono. Em 2004, na Inglaterra, pela primeira vez, foi isolado em pesquisa, que alcançaria o Prêmio Nobel de Física de 2010. É o material mais leve e resistente do mundo. Possui condutividade térmica e elétrica, transparência e maleabilidade, sendo resistente ao impacto e à flexão. O componente tem sido utilizado na produção dos chamados materiais inteligentes, como eletrônicos, baterias, telas e displays LCD, anticorrosivos, solventes, revestimentos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário