Pages

sexta-feira, julho 09, 2021

Documentário retrata histórias de sobrevivência durante a revolução de 1923 em Caxias

Foto: Lidiane Soares

O documentário "Escondidos" é uma viagem ao passado, mais precisamente ao período da Revolução de 1923. Onde, em meio ao conflito, muitas famílias precisaram usar de artimanhas para manter suas vidas e seus poucos bens. O objetivo do projeto é transformar a memória escrita e oral em um produto audiovisual. Desta forma, as histórias antes escondidas, são preservadas e não caem no esquecimento. O lançamento está previsto para acontecer em setembro de 2021.

Quando a Revolução de 1923 chega na Serra Gaúcha, leva muitos cidadãos de Caxias do Sul a tomar sua posição ao lado de Borges de Medeiros, ou de Assis Brasil. Os que ficaram sem tomar lado se tornaram alvo fácil para Maragatos e Chimangos, que invadiam suas propriedades para saquear sua produção. Muitas vezes "convocavam" homens e jovens a se juntar à sua causa, a simples recusa poderia significar uma sentença de morte. Com medo a população começa a ter atitudes desesperadas, tanto na cidade quanto no campo, escondendo animais e mantimentos. 

Esse é o clima que será apresentado nas cinco histórias que compõem o documentário. A produção quer que a sociedade veja como foi este período para a região, as dificuldades, desafios do dia a dia, bem como a relação entre as pessoas. As histórias relatadas pelas foram passadas de geração em geração e estavam caindo no esquecimento. O documentário quer fazer o resgate e a preservação da memória. Para tornar tudo o mais real possível, a produção de época conta com treze atrizes e atores, mais de vinte figurantes e seis locações de Caxias do Sul.

"Tudo começou após a realização do documentário "O crime dos irmãos Biondo". Durante a pesquisa verifiquei várias histórias de pessoas que escondiam animais, pessoas e até munição. A partir deste ponto, aprofundei a pesquisa no Arquivo Histórico Municipal onde localizei vários relatos, tanto escritos, como orais. Ao reunir todo material, compilei dez histórias, destas, cinco farão parte do documentário," explica Gustavo Fabião, idealizador do projeto.

O documentário “Escondidos” foi contemplado pelo edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo. Após finalizado o documentário será disponibilizado ao Arquivo Municipal João Spadari Adami, para fazer parte de seu acervo de memória audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário