Como você se relaciona com o verde? Como você o enxerga na cidade? E o que ele provoca em você? Questões como essas serão o ponto de partida para uma reflexão proposta pelo Vivacidade e pelo coletivo R.U.A., de Porto Alegre, com o seguinte tema: Lugares que acolhem: o verde nos espaços urbanos. Ele será abordado em uma roda de conversa seguida de oficina no dia 26 de outubro, às 19h, em ambiente virtual. A atividade é gratuita, mas é preciso se inscrever (veja link abaixo). O evento integra a programação do Outubro Urbano, promovido pelo ONU-Habitat.
Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável. O Outubro Urbano acontece entre o Dia Mundial do Habitat, comemorado na primeira segunda-feira do mês, e se encerra no Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. A exemplo de 2020, toda a programação será virtual, devido à pandemia da Covid-19. O Vivacidade integra o Circuito Urbano pelo terceiro ano consecutivo.
Para a roda de conversa, foram convidados três debatedores. Alex Souza, Othon do Amaral e Joares Lovatel (veja currículos abaixo). A mediação será da jornalista e co-fundadora do Vivacidade, Paula Valduga. Após a troca de ideias inicial entre os convidados, os participantes serão convidados e escrever, em forma de diário, qual é o verde que os acolhem. Integrantes do Vivacidade e do R.U.A. já fizeram a atividade, e os textos com fotos estão publicados em um perfil criado especialmente para isso no Instagram (@querida_rua). “Nos aliamos ao R.U.A., que já tem experiência em ações com a participação do público e vai conduzir a oficina, porque acreditamos no trabalho colaborativo e na importância de se buscar diferentes visões”, afirma o presidente do Vivacidade, Tiago Fiamenghi.
Ele reforça que quando fala-se em verde que acolhe, não há uma exclusividade da natureza. Pequenas ações que tornam a cidade mais humana também podem ser vistas dessa forma. “Existe o lado simbólico do tema, além do óbvio que são os espaços públicos com natureza, como parques e praças, que é o acolhimento urbano, nos pequenos gestos, com lugares que convidam as pessoas a viver os espaços públicos como área de convívio e lazer, e não somente de passagem.”, complementa.
Quem não puder participar da oficina que será realizada durante o evento também pode enviar a sua resposta para a pergunta “Qual é o verde que te acolhe?” por meio do perfil @querida_rua no Instagram. O objetivo é reunir essas diferentes percepções para que, juntos, possamos construir cidades mais vivas, humanas e, é claro, acolhedoras.
Serviço
O que: Roda de Conversa + Oficina
Tema: Lugares que acolhem: o verde nos espaços urbanos
Quando: 26 de outubro
Horário: 19h
Onde: virtual, pelo YouTube do ONU-Habitat
Quanto: gratuito
Inscrições: www.sympla.com.br/vivacidade
Programação:
19h – Abertura e apresentação dos participantes
19h05 – Orientação para o público sobre a oficina
19h15 – Início da roda de conversa com os convidados
20h – Exposição e comentários das contribuições do público
21h – Fechamento
Foto: Leonardo Zorzin
Nenhum comentário:
Postar um comentário