Pages

quarta-feira, agosto 19, 2009

SBT 28 Anos de Feliciade

Nesta quarta-feira, 19 de agosto de 2009, a TV Studios (TVS), que se tornou posteriormente na década de 90 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) completa 28 anos. Sílvio Santos um 'senhor' apresentador é o responsável pela toda estrutura da emissora, desde a criação do canal, em 1981. Desde 2008, ao lado de Sílvio Santos, a sua filha Daniela Beyruti controla e comanda o SBT, a TV mais feliz do Brasil, como diz o novo slogan do canal paulista, mas ele continua sendo o maior ícone da televisão brasileira e está ainda na ativa apresentado aos domingos o Programa Sílvio Santos, entre outras atrações, como o Show do Milhão e Roda a Roda, com muita irreverência e simpatia.

Esse ano o SBT apresentou inúmeras novidades interessantes para os seus telespesctadores, para reconquistar a segunda colocação na audiência, perdida em 2007 para a Rede Record, principalmente em São Paulo. O principal destaque do primeiro semestre foram Esquadrão da Moda, 10 Anos Mais Jovem e as atrações populares Programa do Ratinho, com o Carlos Massa, Casos de Família, com Cristina Rocha e Show da Gente, com o pagodeiro Netinho. E no segundo semestre Domingo Legal, com Celso Portiole, Você Se Lembra?, com o humorista Zé Américo, Qual é o seu talento, com André Vasco e jurados do Astros, Só falta esposa e ainda tem mais duas novidades previstas para este ano, no dia 30 deste mês tem a estreia e retorno da Eliana, com um programa dominical e no dia 16 de setembro, o empresário Roberto Justus no comando do game Um contra Cem, sem contar que Roberto Cabrini terá um programa jornalístico, ainda sem previsão de estreia.

O que atrapalhou e prejudicou o SBT, a uns seis anos atrás mais ou menos, foi a falta de investimento em novelas nacionais, ao contrário do que está acontecendo agora, com a contratação recente do autor Tiago Santiago e até de Íris Abravanel, a mulher do patrão, que estreiou ano passado como novelista ('Revelação' e agora escreve 'Vende-se um véu de noiva', baseada em obra de Janete Clair) e em horário muito nobre, após a reprise do sucesso Pantanal. E principalmente o excesso do troca-troca de horários, o mesmo que a Rede Record faz hoje (aliás isso já faz uns dois anos, mas a grande imprensa, lembra mais do SBT), que nunca se sabe a próxima atração.

Descrever o SBT não é apenas lembrar do Sílvio Santos, o mestre da comunicação, mas também de outros personagens que continuam na emissora a tanto tempo como Hebe, Carlos Alberto de Nóbrega, Moacyr Franco, Hermano Henning, Lombardi, Roque e Liminha como também os 'novos' e nem tantos assim Cris Poli (Supernanny), Priscila e Yudi (Bom Dia e Cia, Rebeka (Carrossel Animado), Maisa Silva (Sábado e Domingo Animado), Helen Ganzaroli, Patricia Salvador, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Analice Nicolau, Joyce Ribeiro, César Filho e Karin Bravo, e também figuras que passaram pela emissora como o palhaço Bozo (interpretado por Luís Ricardo, que permanece no canal, mas não como o palhaço), Sérgio Mallandro, Mara Maravilha, Angélica, Jackeline Petkovic, Boris Casoy, Wagner Montes, Pedro de Lara, Elke Maravilha, Jô Soares, Gil Gomes, Sônia Abrão, Marília Gabriela, Adriane Galisteu, Regina Volpato, Ana Paula Padrão, Raul Gil, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves, Golias, Nair Belo, Valentino Guzzo e o Augusto Liberato (Gugu que deixou o SBT esse ano, para receber R$ 3 milhôes na Record), entre outros que já estiveram no Complexo Anhangüera, ou nos estúdios da Vila Guilherme e no auditório do bairro do Carandiru. Sim a emissora é muito popular e até brega, como muitos gostam de dizer, mas você se diverte ao assistir, a diversificada programação.

Muitos programas ficaram marcados, como o TJ Brasil, com as opiniões de Boris Casoy e Aqui Agora, um programa policial e popular, que revolucionou o jornalismo brasileiro. A emissora também fez cobertura espotiva, cobrindo 4 Copas do Mundo, Olimpiadas, Copa do Brasil, Campeonato Paulista, Copa Mercosul, Recopa Sul-Americana, Copa Conmebol, Copa Ouro, Fórmula Indy e diversos outros eventos nacionais e internacionais, futebolístico e automobilístico.

Dos infantis, educativos, jovens e seriados destaque para Bozo, Show Maravilha, Vovó Mafalda, Disney Cruj, Eliana e Cia, Bom Dia e Cia (que continua no ar), Festolândia, Sessão Desenho, Os Simpsons, Casa da Angélica, TV Animal, Passa ou Repassa, PopStars, Oradukapeta, Curtindo uma Viagem, Viva a Noite, Não diga alô, diga Alô Christina, Chaves (eterno coringa da emissora e de muita audiência), Chapolin e Chespirito.

De entrevistas, talk show, humorísticos e entretenimento; tinha Programa Livre com Serginho Groismann, Jô Soares Onze e Meia, Fantasia, Olha Você (eu gostava), Meu Cunhado e Ô Coitado.

O SBT antes de parar de fazer novelas, adaptações e remakes, tinha muita audiência como Os Ricos Também Choram, Éramos Seis, Grande pai, Colégio Brasil, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão, Razão de Viver, Fascinação, O Direito de Nascer, Pérola Negra e por longas temporadas Chiquititas. E teve uma excelente parceria com a Televisa, que produzia novelas mexicanas e trouxeram muitos sucessos como A Usurpadora, Carrossel, Rebelde e a trilogia da cantora Thalita; Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro.

E voltamos a falar de Sílvio Santos e suas clássicas apresentações no Show de Calouros, Em Nome do Amor, Porta da Esperança, Topa Tudo Por Dinheiro, Topa ou Não Topa, Rei Majestade, Nada além da verdade, Tentação e Casa dos Artistas (que muitas vezes derrotou o 'Fantástico' da Globo, na audiência).

Atualmente eu destaco do SBT além dos filmes e séries, com a sua grande parceria principalemnte a Warner Brothers, o jornalismo. Classifico o SBT Brasil, ancorado por Carlos Nascimento e Karon Bravo, o melhor telejornal e mais completo do Brasil, pelo jeito de informação e não ser monótomo e parcial.

E nesta quarta-feira, o programa SBT Repórter exibe um especial sobre os 28 anoos do SBT, a partir das 23h30, com a apresentação de César Filho e reportagens de Rodolpho Gamberini, Beto Marden e Cynthia Benini. Utilizei além da minha memória , o Wikipedia e o site do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário