Pages

quinta-feira, junho 03, 2010

Os palcos do Mundial 2010: Bloemfontein


Diversidade vai de ‘guepardos’ a ‘flores’
Cidade mescla status de uma das três capitais sul-africanas com ar de vilarejo eatrações naturais



Província: Free State
Área: 6263 km2
População: 850 mil
Altitude: 1400 m
Site: www.bloemfontein.co.za/
Estádio: Free State Stadium

A história de dominação por diferentes povos e as 11 línguas oficiais que salpicam por toda a África do Sul explicam o porquê de um nome tão comprido e complexo: Mangaung/Bloemfontein. O que acontece é que a prefeitura de Mangaung – que significa “lugar dos guepardos” em SeSotho, um dos idiomas sul-africanos - foi formada em 2000, quando já não havia mais apartheid. A inclui as regiões de Botshabelo, Thaba Nchu e, finalmente, Bloemfontein, a cidade fundada por holandeses que é a capital judiciária da África do Sul – ou seja, o local onde fica instalada a corte máxima do pais.

Até hoje, a capital do estado de Free State é conhecida como "cidade das rosas" e seu nome em holandês significa justamente "fonte das flores". Os apelidos bucólicos combinam com o ambiente da cidade, apesar de hoje ser a sexta maior do país.

Vizinha de algumas das principais regiões pecuaristas, Mangaung/Bloemfontein tem um quê de cidade norte-americana: ampla, espaçosa e, ainda assim, com ar de vilarejo.

A proximidade com os penhascos do Golden Gate National Park é uma das principais atrações para os turistas que visitam a região, embora durante o período da Copa do Mundo o clima frio do inverno de Bloemfontein seja uma preocupação: a média da temperatura mínima nos meses de junho e julho costuma ser de – 2º C. Bloemfontein ainda tem a fama de ser a cidade natal do escritor J.R.R. Tolkien, o autor de O Senhor dos Anéis, que viveu por lá até os três anos de idade, quando se mudou para a Inglaterra.

História

Também as origens de Mangaung/Bloemfontein são um pastiche de diferentes culturas e episódios. Nos anos 1830, os chefes Yoruka e Barolong haviam estabelecido base na região. Porém, a fundação oficial de Bloemfontein se deu em 1846, como um forte inglês na região de Transoranje, segundo determinação do major britânico Henry Douglas Warden. E, no entanto, a região é conhecida historicamente como uma base do afrikaaners, os descendentes de holandeses que se instalaram na África do Sul.

Como se não fosse o bastante, a partir do final do século 19 a região passou a abrigar também tribos que veneravam Shaka Zulu, o rei dos zulus. O resultado final não poderia ser mais condizente com tanta variedade: em 2000, as regiões se juntaram sob a prefeitura de Mangaung, que hoje controla uma das áreas mais importantes do país.

Sem espaço para as vuvuzelas
Torcida mais animada da África do Sul prefere cânticos e coreografias ao "instrumento"

Estádio: Free State Stadium
Cidade: Bloemfontein
Capacidade: 48 mil pessoas
Construção: 1952

Mais do que o estádio em si – originalmente construído para o rúgbi -, o que chama atenção em Mangaung/Bloemfontein é o ânimo dos torcedores locais. Os torcedores do Bloemfontein Celtic, os Siwelele, são reconhecidamente os mais entusiasmados da África do Sul, como a própria Seleção Brasileira pôde atestar quando realizou seu primeiro treinamento na cidade, durante a Copa das Confederações. E, diferente do resto do pais, lá o sopro das vuvuzelas não é o que impera, mas sim os cânticos ritmados e animados, sempre acompanhados de coreografias.

O Free State Stadium recebe normalmente os jogos de futebol do Bloemfontein Celtic, além das partidas de rúgbi do Free State Cheetahs. O local já sediou a Copa Africana de Nações em 1996 e a Copa do Mundo de Rúgbi em 1995. Para sediar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o estádio passou por reformas em sua estrutura e aumentou sua capacidade de 38 mil para 48 mil espectadores.

Jogos em Bloemfontein/Free State
Grupo Dia/Hora Confronto
E 14/06/2010 - 11:00 Japão X Camarões
B 17/06/2010 - 11:00 Grécia X Nigéria
F 20/06/2010 - 08:30 Eslováquia X Paraguai
A 22/06/2010 - 11:00 França X África do Sul
H 25/06/2010 - 15:30 Suíça X Honduras

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário