Pages

sexta-feira, junho 04, 2010

Os palcos do Mundial 2010: Durban

Ex-"Rio" sul-africano é portal para a cultura Zulu
Desbancada pela Cidade do Cabo, Durban ainda atrai graças à Golden Mile e seu impressionante aquário de tubarões



Província: KwaZulu-Natal
Área: 2291 km2
População: 3,064 milhões
Altitude: 0 m
Site: www.durban.gov.za/durban
Estádio: Moses Mabhida

Ao longo das duas últimas décadas, Durban perdeu para a Cidade do Cabo a condição de “Rio de Janeiro sul-africano”, quer dizer, de principal destino para os turistas vindos do exterior. Hoje, suas águas do Oceano Índico são frequentadas principalmente por sul-africanos que vêm de outras regiões do pais, sobretudo de Johanesburgo.

A grande atração dentro da cidade são os mais de quatro quilômetros da Golden Mile - o trecho de calçadão à beira mar que concentra hotéis, bares e restaurantes. É nessa espécie de Copacabana que estão construções como o Suncoast Casino and Entertainment World e o uShaka Marine World, um enorme parque temático dedicado ao mundo marinho, que inclui um impressionante aquário de tubarões. Além disso, as praias de Durban são famosas pela temperatura agradável da água ao longo de todo o ano e pelas ondas que atraem uma legião de surfistas.

Durban é também um dos principais portais para se conhecer a cultura Zulu. Outro nome oficial da cidade, aliás, é no idioma Zulu: “eThekwini”. Há diversos passeios para visita de tribos e, mesmo dentro da cidade, uma das sensações junto aos turistas são os passeios com o tradicional riquixá Zulu, levado por um condutor paramentado com enormes e coloridos enfeites.

História

Segundo a datação feita por Carbono 14 em exemplares de arte rupestre encontrados perto de Durban, os primeiros habitantes da região remontam a 100.000 a.C. A primeira menção de que se tem registro, no entanto, é de 25 de dezembro de1497, quando Vasco da Gama desembarcou por lá e batizou o “Rio de Natal” – que, depois se constataria, é uma lagoa e não um rio. O nome da cidade seria, então, corrigido para Port Natal – já que o local logo se tornaria, como é até hoje, o principal porto da África do Sul.

Foi só em 1835 que Port Natal passou a ser oficialmente Durban. Um grupo liderado pelo tenente britânico F. G. Farewell - que chegara da Colônia do Cabo onze anos antes e já estabelecera boas relações com o rei Zulu Shaka – decidiu fundar uma capital para aquele território e lhe dar o nome de “d’Urban”, em homenagem ao então governador da Colônia do Cabo, Sir Benjamin d’Urban.

A jóia da coroa
Com seus dois arcos de 100 m, estádio é o destaque do remodelado complexo que terá ainda áreas para atletismo, golfe e natação

Estádio: Moses Mabhida
Cidade: Durban
Capacidade: 70 mil pessoas
Construção: 2009

Apesar de a província de KwaZulu-Natal ter sido o palco da primeira liga de futebol da África do Sul, em 1882, e de o Zulu Royals ter sido o primeiro campeão da National Soccer League (a atual Premier Soccer League), em 1971, hoje os clubes de futebol de Durban não se destacam no cenário nacional e têm sofrido para se manter na elite.

O principal estádio da cidade, para 56 mil pessoas, sempre foi o Kings Park Stadium – hoje rebatizado como ABSA Stadium - , que recebe partidas do Amazulu e do Golden Arrows, além dos jogos de rúgbi da forte equipe dos Sharks. Foi lá também que a cidade recebeu partidas da Copa Africana de Nações de 1996.

Dentro do mesmo complexo de Kings Park, Durban construiu um estádio maior ainda – e dos mais modernos - para a Copa do Mundo. O Durban Stadium, com seus dois enormes arcos 100 metros acima do solo, é a joia da coroa do remodelado complexo esportivo, que terá ainda áreas para atletismo, golfe e natação.

Jogos em Durban/Durban
Grupo Dia/Hora Confronto

D 13/06/2010 - 15:30 Alemanha X Austrália
H 16/06/2010 - 11:00 Espanha X Suíça
E 19/06/2010 - 08:30 Holanda X Japão
B 22/06/2010 - 15:30 Nigéria X Coreia do Sul
G 25/06/2010 - 11:00 Portugal X BRASIL

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário