Potência econômica vê a Copa em dobro
Maior cidade do país e com índices de desigualdade social e violência alarmantes, Johannesburgo terá dois estádios na competição
Província: Gauteng
Área: 1645 km2
População: 3,2 milhões
Altitude: 1753 m
Site: www.joburg.org.za/
Estádio: Soccer City e Ellis Park
Sejamos honestos: alguém só visita Johannesburgo porque tem negócios por lá, porque precisa usar a cidade como ponto de passagem para chegar a algum lugar mais chamativo e bonito ou... porque é Copa do Mundo – que é o que nos interessa aqui.
E não é que Johannesburgo vai ser apenas mais uma sede do Mundial. Estamos falando da cidade que será o centro do mundo futebol entre junho e julho de 2010. É lá, na maior cidade da África do Sul, que ficará o quartel-general da FIFA e o centro internacional de transmissão para as televisões. A metrópole é a única com dois estádios – o recém-construído Soccer City, vizinho da Federação Sul-Africana de Futebol – e o tradicional Ellis Park, recebendo um total de 15 partidas.
E, como se não fosse o bastante, “Joburg” é um ponto de partida, de carro, para no mínimo outras quatro sedes: Tshwane/Pretória, Nelspruit, Polokwane e Rustemburgo (e Mangaung/Bloemfontein também, com um pouquinho mais de tempo de estrada). O que significa dizer que, hospedado em Johanesburgo, alguém pode rodar tranquilamente entre sete dos nove estádios da Copa.
Diante disso, portanto, o que fazer por lá? É uma cidade tão opressora e violenta quando se diz? Sim e não. Johannesburgo é grande, movimentada e tem um contraste violento entre regiões muito ricas - como Sandton, onde fica um conglomerado de grandes hotéis e a Nelson Mandela Square, com suas lojas e restaurantes – e outras tremendamente pobres, como a histórica township (um bairro que, na época do apartheid era um gueto) de Soweto. Mas, até aí, para quem vem do Brasil, diferença social não é nada exatamente chocante. O que pode, sim, chocar é o virtual toque de recolher (auto-imposto) que toma conta das ruas da cidade à noite. Ou ainda o frio que faz nos meses de junho e julho, chegando perto de 0ºC.
História
Antes habitada por uma grande mistura de tribos – San, Bantu, Tswana... - a história de Johanesburgo como grande cidade é incrivelmente recente e seu crescimento foi meteórico devido a uma razão principal: ouro. A partir do momento em que o metal foi descoberto em Johannesburgo, em 1886, gente de toda parte do pais e também de fora chegou para tratar de tomar conta das riquezas. Foi desse tipo de tensão – especificamente entre britânicos e holandeses – que se criou o clima para a Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902).
Outro momento histórico que fez a fama de Johannesburgo, claro, foi o apartheid. Ou, especificamente, a luta contra ele. Soweto foi um enorme instrumento de resistência contra o sistema institucional de segregação racial
Futuro em Soweto
Organização dá ao estádio da township fanática por futebol a abertura e final do Mundial africano
Estádio: Soccer City
Cidade: Johannesburgo
Capacidade: 94.700 mil
Construção: 1987
A celebrada Allianz Arena de Munique, usada na Copa de 2006, fez escola e deixou um legado. Tornou-se conceito de estádio moderno e gerou uma série de filhotes o mundo afora. O mais famoso deles é o palco da partida de abertura e da final do Mundial, o Soccer City.
Durante muito tempo, aquele foi o único estádio dedicado exclusivamente ao futebol. Só que, em vez de ser a maravilha arquitetônica que se vê hoje, era o FNB Stadium – que abrigou a final da Copa Africana de Nações de 1996, vencida pelos sul-africanos. Além de ser vizinho da SAFA (a federação sul-africana de futebol), o Soccer City tem a vantagem de estar ao lado de Soweto, notadamente uma township apaixonada por futebol e onde vive 40% da população da cidade.
Jogos em Johannesburgo/Soccer City
Grupo Dia/Hora Confronto
A 11/06/2010 - 11:00 África do Sul X México
E 14/06/2010 - 08:30 Holanda X Dinamarca
B 17/06/2010 - 08:30 Argentina X Corea do Sul
G 20/06/2010 - 15:30 BRASIL X Costa do Marfim
D 23/06/2010 - 15:30 Gana X Alemanha
O Maracanã deles
Similar do rúgbi para templos do futebol, estádio que é casa do popular Pirates já viu título do Brasil
Estádio: Ellis Park
Cidade: Johannesburgo
Capacidade: 61 mil
Construção: 1982
O nome pode não querer dizer muita coisa para a maioria dos brasileiros, mas o Ellis Park é um templo, como o Maracanã, Wembley ou o Centenário de Montevidéu. Só que para o rúgbi, Construído em 1928 especificamente para partidas de rúgbi, o estádio foi demolido e reerguido em 1982 e, treze anos depois, assistiu à histórica vitória da África do Sul na Copa do Mundo de Rúgbi, sobre a Nova Zelândia.
Recentemente é que o Ellis Park passou a ter importância para o futebol também: primeiro recebendo jogos do Orlando Pirates, e logo sendo a principal sede da Copa das Confederações de 2009. Foi lá que o Brasil bateu os Estados Unidos de virada por 3 a 2 e levantou o titulo do ensaio geral para a Copa do Mundo.
Jogos em Ellis Park
Grupo Dia/Hora Confronto
B 12/06/2010 - 11:00 Argentina X Nigéria
G 15/06/2010 - 15:30 BRASIL X Coreia do Norte
C 18/06/2010 - 11:00 Eslovênia X Estados Unidos
H 21/06/2010 - 11:00 Espanha X Honduras
F 24/06/2010 - 11:00 Eslováquia X Itália
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário